Pular para o conteúdo

Cefaleia em Salvas: entenda o que é e seus sintomas.

  • por
  • posts

Cefaleia em Salvas

Olá! Se você quer saber mais sobre o que é cefaleia em salvas, fique até o final desse vídeo que vou falar mais sobre isso.

Olá, meu nome é Dr. Willian Rezende do Carro, sou médico neurologista fundador da Clínica Regenerate. No meu canal, falo sobre sono, Parkinson, emoções, neurologia geral e toda semana trago as últimas novidades da Neurologia para você. Se você não quiser perder nenhum vídeo, inscreva-se em nosso canal e clique no sininho para receber todas as novidades.

A cefaleia em salvas é uma das condições humanas mais dolorosas que existe. Quando a pessoa fala que a pior dor que existe é a dor do parto, é porque ela não teve contato nem nunca viu, não conhece o que seja a dor da cefaleia em salvas. A dor da cefaleia em salvas é considerada uma das piores dores da condição humana e é uma doença rara, afetando cerca de uma a duas pessoas a cada mil.

A cefaleia em salvas é uma dor unilateral, geralmente na região do olho. Ela causa vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e, às vezes, até mesmo vermelhidão e inchaço na metade do rosto. A dor é intensa, fincante, e atinge o pico de intensidade em cerca de cinco minutos. Ela dura de 15 a 30 minutos, em média. Em casos mais raros, pode durar até 60 minutos, mas nunca ultrapassa três horas de dor contínua. Durante a crise, a pessoa fica extremamente inquieta e muitas vezes tem vontade de bater a cabeça na parede para tentar aliviar a dor.

A cefaleia em salvas é mais comum em homens, cerca de seis homens para cada mulher. Há também uma componente genética, com cerca de 10% das pessoas com cefaleia em salvas tendo outros membros da família com a doença. Não se sabe ao certo o que determina quem terá a doença, nem qual é o gene exato que causa a patologia.

O diagnóstico da cefaleia em salvas é clínico, ou seja, não é necessário nenhum exame específico. A história clínica do paciente é fundamental para o diagnóstico correto. Os exames de imagem são utilizados para excluir outras patologias que possam simular a crise da cefaleia em salvas, mas o diagnóstico clínico é o mais importante.

O tratamento agudo da cefaleia em salvas envolve o uso de oxigênio terapia e sumatriptano injetável. O oxigênio terapia é feito através de um cilindro de oxigênio que a pessoa utiliza juntamente com um cateter nasal. O sumatriptano injetável é autoaplicado pela pessoa via subcutânea. Esses tratamentos são extremamente eficazes para aliviar a dor aguda.

Para a prevenção da cefaleia em salvas, são utilizados corticoides e medicamentos como verapamil, lítio e topiramato. Esses medicamentos ajudam a diminuir a frequência e intensidade das crises. É importante que a pessoa tenha acesso aos medicamentos e ferramentas necessárias para o tratamento.

Se você conhece alguém que possa ter essa doença, compartilhe o link desse vídeo com essa pessoa. O diagnóstico e tratamento adequados podem fazer toda a diferença para aliviar a dor excruciante da cefaleia em salvas.

Espero que tenha gostado do vídeo! Se sim, deixe seu like e compartilhe. Quanto mais compartilharmos, melhor para todos. Abraços e até mais!

Fonte: Cefaleia em Salvas – O Que é Cefaleia em Salvas por Regenerati – Dr. Willian Rezende