Pular para o conteúdo

Cavernoma: Entenda sobre tumor cerebral, dano cerebral e angioma cavernoso no Dia da Convulsão.

  • por
  • posts

Olá! Hoje vou contar o dia em que tudo mudou para sempre, o dia em que tive o sintoma mais forte de todos, que mudou minha vida para sempre. Foi a partir desse dia que descobri que tinha um angioma cavernoso.

Na época, eu era casada, advogada e tinha dois filhos pequenos, um de três e outro de sete anos. Aquele momento do dia em que colocava meus filhos para dormir era o mais tranquilo e relaxante para mim. Eu tinha colocado cada um em seu quarto e me sentei em um puff na sala, pegando um copo de vidro com refrigerante para relaxar enquanto assistia televisão.

Não sei por que, mas lembro de tentar afastar o copo de mim, como se não quisesse derramar. Pouco depois, em um piscar de olhos, acordei no colo do meu marido. Foi muito estranho, pois eu pisquei o olho e estava em outro lugar, deitada no sofá.

Quando acordei, senti uma dor horrível em todo o corpo por conta da convulsão. Comecei a raciocinar e perguntei ao meu marido o que havia acontecido. Ele me disse que tive uma convulsão e que deveríamos ir para o hospital. Fiquei assustada e tentando entender aquilo tudo.

No hospital, fiz exames e descobri que tinha um angioma cavernoso, um tumor cerebral que poderia vazar a qualquer momento e causar um derrame. Fui informada de que poderia morrer a qualquer momento, além de ter 50% de chance de morrer durante a cirurgia para retirar o tumor.

Fiz consultas com vários neurologistas, até encontrar o que realizou a minha cirurgia. Durante dois anos, tomei remédios anticonvulsivantes para evitar novas crises e, mesmo após a cirurgia, ainda precisei tomá-los por um tempo para evitar riscos.

A recuperação foi complexa, tanto cognitiva quanto emocionalmente. Machucou minha autoestima e segurança na vida, mas ao longo do tempo fui melhorando. Descobri novas habilidades e aprendi a viver uma nova vida.

Se você está passando por algo semelhante, saiba que as coisas podem melhorar. Existe muita vida após um angioma cavernoso, mas é preciso trabalhar nessa recuperação e aceitar a nova realidade. Acredite que tudo dará certo e mantenha a esperança.

Espero que esse relato possa te ajudar!

Fonte: CAVERNOMA, O DIA DA CONVULSÃO – tumor cerebral, dano cerebral, angioma cavernoso por Vida pós cavernoma