Pular para o conteúdo

Causas e prevenção da formação de pedras nos rins

  • por
  • posts

Cálculos Renais – Urologia

Olá, sejam todos muito bem vindos. Hoje conversaremos um pouco mais sobre um tema muito importante da urologia que traz muitos pacientes ao consultório e gera muitas dúvidas. Vamos conversar junto com Alexandre Sato sobre cálculos renais.

Quase todo mundo tem alguém na família ou conhece alguém que já teve a famosa “pedra nos rins”. Os cálculos renais são muito comuns e comentarei um pouco sobre a sua incidência e frequência na população geral, além de falar sobre os pacientes que precisam tomar mais cuidado. Farei também uma breve estatística sobre os cálculos renais no nosso país.

Os cálculos renais são realmente uma doença muito prevalente. A incidência na população mundial gira em torno de 10% a 15%. Além disso, cerca de 50% das pessoas com cálculos renais terão recorrência entre cinco a dez anos. Em relação à faixa etária, os adultos jovens, dos 20 aos 40 anos, são os mais afetados, mas também pode afetar crianças e idosos. Ter histórico familiar é um fator importante. Pacientes que têm irmãos, pais ou avós que tiveram cálculos renais têm uma predisposição maior para desenvolver a doença.

É importante lembrar que o urologista não é um médico só de homens. Mulheres com cálculos renais também costumam procurar o consultório para tratamento. Além disso, alguns fatores de risco estão relacionados à alimentação, e sobre isso falaremos melhor:

Para prevenir ou diminuir o risco de desenvolver um cálculo renal, é importante beber bastante água. Recomenda-se uma ingestão de água de pelo menos dois litros por dia, dando preferência à água, água de coco e sucos cítricos, como laranja e limão. É necessário diminuir a ingestão de sódio e evitar embutidos. Além disso, é indicado reduzir a quantidade de proteína na dieta, principalmente carne vermelha, pois uma dieta rica em proteína pode levar à formação de cálculos mais rapidamente. Também é importante evitar o consumo excessivo de refrigerantes, pois eles também são formadores de cálculo.

Outras dúvidas frequentes são sobre a água com gás e o leite. A água com gás não aumenta a incidência de cálculos renais, pois o paciente estará aumentando a ingestão de líquidos. Não há problema em consumir água com gás. Já com relação ao leite, o paciente deve buscar manter uma dieta normal, sem restrições na ingestão de leite e seus derivados. Restringir o consumo de leite pode até aumentar a formação de cálculos. Por isso, uma dieta equilibrada é sempre a melhor opção.

Com isso, concluímos esse primeiro vídeo com informações sobre os cálculos renais. Não deixem de seguir o nosso canal, em breve teremos um novo vídeo informando sobre diagnóstico e tratamento deste problema de saúde.

Fonte: O que causa pedra nos rins ? Como evitar pedra nos rins ? por iURO – Instituto de Urologia Robótica e Oncologia