Pular para o conteúdo

Causas e explicações para a dor de cabeça após cirurgia com anestesia nas costas

  • por
  • posts

Dor de cabeça após a raquianestesia: cefaleia pós-raqui

Se você já ouviu falar de alguém que teve uma dor de cabeça muito forte após um procedimento que utilizou anestesia nas costas, este vídeo é para você. Meu nome é Alex Dornelles, sou cirurgião vascular e atuo na cidade de Maravilha, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Hoje vamos falar sobre a cefaleia pós-raqui, uma dor de cabeça que pode ocorrer após a realização de procedimentos que utilizam a raquianestesia.

A cefaleia pós-raqui ocorre geralmente entre 24 a 48 horas após o procedimento e é uma dor muito forte, que pode ser na região frontal, mas mais comumente na região occipital, na nuca. Ela é desencadeada principalmente quando o paciente levanta e alivia quando ele deita novamente.

Quando o anestesista realiza a raquianestesia, ele utiliza uma agulha muito fina que é colocada no canal medular, próximo à coluna vertebral. Nos espaços entre as vértebras, há um líquido que envolve o canal medular e o sistema nervoso central, servindo como um amortecimento. Ao injetar o anestésico, pode acontecer de um pouco desse líquido vazar ao redor do cérebro ou da medula espinhal, diminuindo a pressão do sistema nervoso central.

Essa diminuição de líquido ao redor do sistema nervoso central faz com que, ao levantar, a base do crânio receba uma pressão maior, causando a dor intensa. É como se a almofada que estava embaixo do cérebro, composta pelo líquido, ficasse menor ao levantar, causando a pressão intensa.

É importante mencionar que ao longo dos anos, as agulhas utilizadas na raquianestesia foram aprimoradas, tornando-se cada vez mais finas e com formatos que diminuem as complicações, como a cefaleia pós-raqui. No entanto, em uma pequena porcentagem de casos, essa dor de cabeça ainda pode ocorrer.

Então, o que você deve fazer se tiver essa dor de cabeça após um procedimento? Em primeiro lugar, entre em contato com seu médico cirurgião e comunique o ocorrido. Ele dará as orientações necessárias para o seu caso. De maneira geral, recomenda-se uma hidratação abundante, ingerir alimentos ou líquidos à base de cafeína (como café preto ou energéticos) para aumentar a produção de líquido céfalo-raquidiano e fazer uso de analgésicos conforme a recomendação médica. Também é importante manter repouso por alguns dias.

No geral, a cefaleia pós-raqui se resolve em cerca de cinco a sete dias sem maiores problemas. No entanto, se mesmo seguindo essas recomendações a dor não melhorar, entre em contato com seu médico assistente. Ele poderá acionar o anestesista para realizar um procedimento chamado Blood Patch. Nesse procedimento, o próprio sangue do paciente é retirado e injetado no local próximo onde a anestesia foi realizada, atuando como um tampão e ajudando a resolver o problema.

Se você gostou desse vídeo, peço que você compartilhe, deixe seu comentário ou apenas deixe seu like. Grande abraço!

Fonte: DOR DE CABEÇA APÓS PROCEDIMENTO CIRÚRGICO COM ANESTESIA NAS COSTAS | TEM EXPLICAÇÃO! por Dr. Alex Dornelles – Circulação e Saúde