Pular para o conteúdo

Causas de Dor no Peito: Dr. Juliano Teles explica.

  • por
  • posts

Olá pessoal tudo bem? Sejam muito bem-vindos a mais um vídeo do nosso canal. Hoje nós vamos falar sobre dor no peito, o que pode ser, quantas pessoas agente não vê estão sofrendo com dor no peito muito forte? Eu vou explicar para vocês que pode ser muitas coisas e é extremamente importante vocês compreenderem isso, porque isso pode fazer muita diferença na vida de muitas pessoas. Acompanhem o vídeo.

Bom pessoal, aproveitando que vocês estão aí, se ainda não são inscritos no nosso canal, aproveitem para se inscreverem. Se vocês gostarem do vídeo, não deixem de dar um like e compartilhar o vídeo, é muito importante compartilhar informações valiosas.

Então, se você tem dor no peito ou conhece alguém que tem dor no peito, quando vem dor no peito na nossa cabeça, alguém está com dor no peito, qual é a primeira coisa que a gente tem que pensar? Problema no coração. Será que essa pessoa não está enfartando? Será que essa pessoa não está tendo um entupimento da artéria coronária? O que que a gente tem que fazer quando a pessoa tem dor no peito agudamente, se acorda com dor ou uma dor súbita no peito muito forte?

A gente deve levar essa pessoa imediatamente ao pronto-socorro e, de preferência, a pessoa não pode nem andar quando estiver com a dor no peito. Porque se for alguma doença no coração, ela está infartando, o ato dela caminhar até o carro, o ato de levá-la para o pronto-socorro caminhando até a sala de espera, já pode piorar o infarto. Então, a primeira coisa que a gente tem que fazer é carregar essa pessoa de alguma maneira, colocá-la no carro e levá-la para o pronto-socorro, onde no pronto-socorro vai ter que ser detectado se essa pessoa está ou não infartando.

A dor no peito, a primeira coisa que pensamos é no coração. Porém, muitas pessoas têm dor no peito subitamente também e graças a Deus, tá sempre graças a Deus, não é problema no coração. Vai no pronto-socorro, faz eletro, faz exames de sangue, não está infartando, não tem nada no coração, tá tudo perfeito. De onde vem essa dor no peito? Como pode ter essa dor no peito?

Aí que tá, existem sintomas atípicos do refluxo gastroesofágico. Qual é o sintoma típico de refluxo? Azia, queimação no esôfago, aquela bola de fogo que sobe, desce da garganta até o estômago, fica aquele vulcão. Esse é típico. Agora, a pessoa não sente nada de queimação, não sente nada de azia, a pessoa tem excelente digestão, feito comida, nada faz mal. E aí só tem uma dor no peito. Julianne, pode ser refluxo? Sim, pode ser refluxo, sem ter nenhum outro sintoma. Aí, nesse caso, como é que é feito o diagnóstico? Através de uma endoscopia digestiva, que vai mostrar que a pessoa tem o quê? Inflamação no esôfago, esofagite.

E aí justifica a causa da dor no peito. Coisa que a gente nem imaginava, a pessoa foi ao pronto-socorro achando que estava infartando, e na verdade está com esofagite, refluxo gastroesofágico. Olha só como é complexo, isso pode ter. Pode ser que a pessoa faça endoscopia e a endoscopia dê normal. Aí você pode fazer uma manometria de esôfago, que mede a pressão de contração do esôfago, através de uma sonda que passa pelo nariz. A pessoa consciente, acordada, é ligada a um aparelho que verifica a pressão de contração do esôfago, e essa pessoa pode ter uma espasmo forte do esôfago, que a gente chama esôfago de quebra-nozes. Muito forte, que seja a causa da dor no peito tão forte que a pessoa está sentindo.

E olha só, como um diagnóstico diferencial, infarto passa com o esôfago de quebra-nozes, um refluxo gastroesofágico, uma outra causa de dor no peito muito comum, mas muito comum mesmo, é o excesso de gases. A pessoa janta, abusa da alimentação, come demais, muito, mesmo, vai dormir e a pessoa acorda de madrugada com dor no peito. Aquilo de diferente, por que? Porque o intestino da pessoa está tão distendido, cheio de gases, que irradia para o peito e dá a sensação de que a pessoa está infartando. E é o excesso de gases por uma má digestão decorrente do excesso de alimentação.

Olha aqui, coisa interessante, uma outra causa de dor no peito que a gente não pode esquecer: estresse e ansiedade. Se você recebe uma notícia, você fica triste, você fica chateado, você vai dormir e de madrugada acorda com uma dor no peito. É óbvio, é óbvio que sempre a conduta tem que ser assim: é o coração, sempre tem que pensar no pior. Mas muitas vezes é ansiedade, o sofrimento que você passou por algum problema ou está passando por uma fase difícil da sua vida, está gerando dor no peito.

E o tratamento tem que ser voltado para diminuir a sua ansiedade, diminuir o seu estresse e consequentemente melhorar a sua dor no peito. Uma outra causa de dor no peito é a dor muscular. Quantas pessoas vão e não têm preparo físico, mas foram ajudar um amigo a carregar uma caixa, a empurrar um carro, a trocar um pneu, fizeram esforço que não estão acostumadas a fazer. E aí a pessoa começa a sentir dor no peito. A mesma história de sempre, sempre pensa no pior, mas não faz todos os exames, não é nada, é uma contração muscular. Você teve um problema de musculatura por falta de preparo físico, mal jeito, né? Que a gente fala no nosso dia a dia, fez mal jeito exatamente. Você não está preparado para fazer aquele esforço físico que você fez.

E aí você teve essa dor forte no peito. E o que que a gente tem também dentro da nossa caixa torácica que a gente não pode esquecer? Pulmão. Quantas pessoas estão com uma pneumonia, estão sem febre, estão sem tosse e têm uma dor no peito? É raro, mas existe. Então, você, a gente sempre tem que procurar todas as possibilidades por trás de uma dor no peito. Então, Juliano, pode ser uma pneumonia sim. Como é que eu faço um diagnóstico disso? Através do raio-X de tórax ou de uma tomografia de tórax. Então, você vê o quanto é complexo uma dor torácica, uma dor no peito.

Olá pessoal. Prestem sempre pelo excesso. Tá bom? Se seu pai tá com dor no peito, carrega ele, não é no colo do livro. Leva ele para o pronto-socorro. Por mais que você ache que ele tenha, tá nervoso. Por mais que você ache que seja ansiedade. Por mais que você ache que ele fez esforço físico demais. Não importa. Carrega ele no colo, leva para o pronto-socorro, faz todos os exames para descartar a possibilidade de ser um infarto no miocárdio. Infarto, meu coração. Sempre intacto pelo excesso. Não descartou tudo isso? Perfeito. Vamos investigar as outras causas. Tá bom? Esse é o recado que eu tinha para dar para vocês hoje. Espero que vocês tenham gostado. Espero que tenha sido enriquecedor para você esse conhecimento. E mais uma vez, eu peço para vocês não deixarem de compartilhar esse vídeo com seus amigos e familiares. Grande abraço para vocês. Espero vocês no próximo vídeo. Tchau, tchau.

Fonte: Quais as causas de DOR NO PEITO | Dr Juliano Teles por Dr Juliano Teles