Pular para o conteúdo

Causas comuns de balanopostites em crianças e adolescentes

  • por
  • posts

E quais são as causas mais comuns de balanopostites em crianças e adolescentes?

Olá, gente! Me chamo Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Nesse vídeo, você vai saber quais são as principais causas de uma infecção na pele do prepúcio e na glande de meninos, chamada de balanopostite, tanto em crianças quanto em adolescentes.

Antes de continuar assistindo esse vídeo, inscreva-se no meu canal do YouTube “Toque Lojista”, ative as notificações e, principalmente, não esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que essa informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas.

É muito comum que, quando nós avaliamos uma criança, os pais fiquem extremamente preocupados se existe um quadro de fimose nesse adolescente ou até mesmo nessa criança ainda pequena. Isso porque essa fimose pode gerar algumas complicações no futuro.

Em grande parte das vezes, o que acontece é que essa fimose se resolve de maneira espontânea, o que chamamos de fimose fisiológica, até cerca dos 18 anos de idade. Entretanto, existem algumas condições que podem fazer com que essa pele do pênis ou até mesmo a cabecinha do pênis fiquem inflamadas, resultando em quadros de balanopostites tanto em crianças quanto em adolescentes.

Então, quais são as causas mais comuns desse problema?

A causa mais comum é a infecção, sendo as infecções causadas principalmente por fungos. E quais são os fungos mais frequentemente implicados no surgimento dessas infecções na pele do pênis? A cândida, também chamada de candidíase, é o fungo mais comumente encontrado nessas infecções. Na grande parte dos casos, esse fungo pode causar uma inflamação na pele do pênis da criança, resultando em dor, desconforto e incômodo.

Essa ocorrência de infecções fúngicas acontece mais em crianças que ainda não têm o controle esfincteriano, ou seja, que ainda fazem xixi na fralda. Isso porque a umidade e o uso constante das fraldas contribuem para o surgimento dessas infecções.

As bactérias também são uma causa relativamente comum de inflamação na pele do pênis. Nesses casos, a criança muitas vezes não consegue, ou até mesmo os pais não conseguem, realizar a adequada higiene dessa região. Além disso, algumas crianças podem apresentar problemas como a presença de bactérias específicas nessa região, como a Escherichia coli, por exemplo.

Certos tipos de protozoários, como a Trichomonas vaginalis, também podem causar inflamações na pele do pênis, principalmente em adolescentes que já tiveram contato sexual. Além disso, alguns vírus, como o HPV, também são mais comuns em adolescentes que têm uma vida sexualmente ativa, podendo causar problemas nessa região genital.

Além das infecções, certos tipos de irritantes locais, como o uso excessivo de sabonetes e a limpeza excessiva da pele, podem causar inflamação. A dermatite das fraldas em crianças que não trocam constantemente as fraldas e ficam expostas à umidade da urina estão sob o maior risco de ter esse tipo de problema.

A lavagem excessiva do órgão genital dessa criança, muitas vezes utilizando produtos químicos como sabão e sabonete de maneira excessiva, também pode causar esse tipo de problema. Outra situação que não pode ser esquecida é a presença de traumatismo, onde os próprios pais podem causar uma tração excessiva da pele a fim de soltar aquela pele lisinha que ainda está presa. Os pais muitas vezes realizam isso de maneira excessiva e esses pequenos traumatismos que vão sendo realizados ao longo do tempo podem fazer com que essa criança venha a apresentar esse tipo de problema.

Além dessas causas, nunca devemos esquecer os processos alérgicos. Certos tipos de alimentos, até mesmo tipos de vestuário que a criança use, podem causar reação alérgica, fazendo com que o pênis fique irritado. Nesses casos, cabe ao médico ou ao pediatra tentar descobrir o que está causando esse problema na criança. Geralmente, são condições transitórias e, conforme a criança vai crescendo, ela vai melhorando a sua higiene local, aprendendo a realizar ela mesma esse tipo de higiene. Os episódios de inflamação tendem a diminuir na grande maioria dos casos, com uma lavagem adequada e cuidados para manter a região sequinha, além do uso de pomadas e sabonetes específicos.

Se esse problema persistir, é necessário a intervenção de um pediatra ou até mesmo de um urologista para direcionar a melhor forma de tratamento para esse caso.

Gostaria de agradecer a todos, e inscrevam-se no meu canal do YouTube “Toque Lojista”, curtam e compartilhem esse vídeo. Se tiverem dúvidas, críticas, comentários ou sugestões, deixem nos comentários. Um forte abraço, fiquem com Deus e até nosso próximo vídeo!

Fonte: Quais as causas mais comuns de balanopostites em crianças e adolescentes? por Toque de Urologista