Psoríase: Entendendo essa doença de pele
Olá! Seja muito bem-vindo à Academia da Pele. Hoje vamos falar sobre a psoríase, uma doença de pele que facilmente pode ser confundida com outras doenças. É importante que você, como consultor(a), entenda esse problema para poder orientar melhor seus clientes.
Mas antes de começarmos o treinamento, quero te convidar a se inscrever em nosso canal, ativar as notificações e deixar o seu like, caso esse assunto te interesse e você queira mais conteúdos como esse. Aproveite também para conferir os vídeos anteriores da Academia da Pele, e se estiver gostando, deixe seu like para nos incentivar.
Vamos lá, a psoríase é uma doença de pele crônica, ou seja, a pessoa que lida com esse problema vai ter sintomas por toda a vida. Ela pode ser controlada com medicação e tratamento adequados, mas não tem cura. É importante ressaltar que a psoríase não é uma doença contagiosa, porém, infelizmente, a maioria das pessoas, por falta de informação, tem medo de tocar em alguém com lesões de psoríase e se afasta. Essas pessoas precisam ser acolhidas pela sociedade, pois isso afeta sua autoestima e pode prejudicar outras áreas de suas vidas.
A causa da psoríase ainda é desconhecida, mas existem algumas indicações como a predisposição genética, ou seja, se algum familiar teve psoríase, você tem chances de desenvolver a doença. Além disso, a psoríase está relacionada a problemas no sistema imunológico, que levam à produção excessiva de escamas e dificuldade na eliminação de células mortas, resultando nas lesões escamosas característic9as da doença.
A psoríase também está associada a outras doenças como artrite psoriática, doenças cardiovasculares, depressão, alguns tipos de câncer e síndrome metabólica. O estresse emocional também pode piorar o quadro da doença, causando crises em pessoas que já estão com seus sintomas controlados.
Os sintomas da psoríase podem variar, aparecendo e desaparecendo ao longo do tempo. As lesões são manchas vermelhas com escamas secas, que podem variar de cor branquicenta a prateada. A pele é extremamente ressecada e pode chegar a rachar e sangrar. As lesões também causam coceira, queimação e em alguns casos, dor intensa.
Existem diferentes tipos de psoríase, classificados de acordo com a gravidade do quadro e o tipo de lesão. O diagnóstico e tratamento adequado devem ser feitos por um médico dermatologista. O tratamento da psoríase pode incluir pomadas anti-inflamatórias, hidratantes, fototerapia, medicamentos orais e injetáveis.
É importante que, como consultor(a) de beleza, você tenha conhecimento sobre doenças de pele, para não vender produtos inadequados e prejudicar a condição do cliente. Mesmo que você não possa tratar a psoríase, pode fornecer informações e indicações corretas, o que faz toda a diferença.
Lembre-se sempre de encaminhar a pessoa para um bom dermatologista, pois somente ele poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado. A psoríase não tem cura, mas com o tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje! Se gostou, deixe seu like e acompanhe as postagens em nossa fanpage, instagram e blog. Muito obrigada por sua audiência e até a próxima!
Fonte: (#375) Caspa ou psoríase? O que são aquelas escamas brancas na cabeça? por Gloria Toledo