Pular para o conteúdo

Caroço no testículo: possíveis causas e o que fazer

  • por
  • posts

Condições que podem causar nódulos ou massas na região testicular

Olá, meu nome é Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista da cidade de Concórdia, Santa Catarina. Neste vídeo, vamos comentar quais são as condições que podem fazer com que o paciente sinta um nódulo ou até mesmo uma massa na região do seu testículo.

Antes de continuar assistindo a este vídeo, não se esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube, “Urologista Lucas Felipe”, e ativar as notificações.

Quando o paciente percebe uma massa palpável ou até mesmo uma protuberância na região testicular, isso sempre é um motivo de preocupação. Existem diversas causas que podem fazer com que o paciente sinta isso, mas a última delas que vou citar é a mais importante e a mais encontrada. Portanto, fique até o fim desse vídeo para descobrirmos qual é essa causa e como ela acaba aparecendo nesses pacientes.

  • A causa que geralmente acontece com grande frequência, especialmente em crianças, é o traumatismo testicular. Quando a criança está brincando ou até mesmo sofre uma queda ou uma batida por parte de um coleguinha, pode ocorrer o inchaço e o endurecimento do testículo, o que pode levar à presença de um nódulo na região.
  • Outra causa bastante comum de uma massa na região testicular é a presença das hérnias inguinais. Essas hérnias são um defeito na parede abdominal que permitem que órgãos internos da cavidade abdominal possam migrar em direção ao testículo. Isso geralmente é de fácil diagnóstico e a correção para isso exige tratamento cirúrgico na maioria dos casos.
  • Uma outra causa de massa na região testicular é a hidrocele, que nada mais é do que um acúmulo de líquido ao redor do testículo. Esse crescimento costuma ser lento e o tratamento também costuma ser cirúrgico, especialmente em pacientes adultos.
  • Existem também casos em que a presença de varicocele, que é a dilatação das veias que drenam o testículo, pode causar a sensação de um “saco de minhocas” na região. O diagnóstico pode ser feito através do exame físico e a confirmação é feita através de um exame chamado de Doppler dessa região.
  • Outra condição que pode ocorrer é a orquite aguda, que é uma inflamação no testículo, geralmente causada por doenças sexualmente transmissíveis ou por patógenos externos. O paciente vai apresentar dor difusa, vermelhidão importante e um aumento de todo o órgão, além do escurecimento da bolsa escrotal. O tratamento na maioria dos casos é feito com o uso de antibióticos.
  • Ocorre também a epididimite crônica, que é quando o paciente realiza uma cirurgia de vasectomia ou faz o reparo de uma hérnia inguinal. Pode acontecer de haver uma obstrução do ducto que leva os espermatozoides produzidos no testículo até o local da ejaculação. Isso faz com que haja uma dilatação desse ducto e o paciente pode perceber um caroço na região do testículo.
  • Uma condição que pode ocorrer é a presença de abscesso testicular, que geralmente é secundário a um episódio de epididimite. Forma-se uma coleção purulenta dentro do testículo e o paciente percebe um inchaço nessa região, que é bastante doloroso. Em alguns casos, o abscesso pode se romper espontaneamente e drenar pela pele.
  • É importante lembrar das doenças linfoproliferativas, como a leucemia e os linfomas, que podem se manifestar no testículo e causar a formação de um nódulo. Isso também faz parte do diagnóstico diferencial das massas testiculares.
  • E por último, mas não menos importante, temos o câncer de testículo. Geralmente, esse tipo de câncer se manifesta através de um nódulo endurecido, indolor e que não costuma vir acompanhado de outros sintomas, como vermelhidão na bolsa escrotal ou aumento significativo do volume testicular. Essa condição exige cirurgia e o diagnóstico é geralmente feito através do exame físico feito pelo urologista, assim como através de ultrassonografia da região testicular.

Para um diagnóstico preciso dessas alterações, é imprescindível que o paciente passe por uma avaliação urológica. Somente esse profissional, através da experiência e da solicitação de exames complementares, será capaz de diagnosticar cada uma dessas alterações.

Gostaria de agradecer a todos que se inscreveram no meu canal do YouTube, “Urologista Lucas Felipe”. Curtam e compartilhem esse vídeo, e deixem suas dúvidas, críticas, sugestões nos comentários. Forte abraço e até nosso próximo vídeo!

Fonte: Palpei um caroço no testículo e agora Doutor!!! O que pode ser isso?? por Toque de Urologista