Pular para o conteúdo

Cardiopatia congênita: conheça Blalock Tausig e seu método inovador

  • por
  • posts



É mais fácil de entender se a cirurgia de transplant toxico. Originalmente, tem a cirurgia de Blalock-Taussig. O que acontece é que o paciente tem uma cardiopatia cianogênica, um defeito no coração. Por alguma razão, o sangue dele, arterial, que sai do ventrículo esquerdo para aorta tem pouco oxigênio, ou seja, leva pouco oxigênio para os tecidos e órgãos do corpo. Isso faz com que a criança com a cardiopatia cianogênica tenha uma cianose, que é uma cor azulada da pele e dos lábios. A oxigenação dos tecidos é deficiente.


A cirurgia de Blalock-Taussig é um procedimento clássico que traz o sangue arterial do paciente para a criança ter mais oxigenação. Mas, como eu disse, o sangue arterial do paciente não é tão oxigenado por causa da cardiopatia, então a criança pode ter sintomas piores.


Daí, eles inventaram outra técnica, a cirurgia de Lecompte, que é uma modificação da Blalock-Taussig. Ela tem um prognóstico melhor e melhores resultados. Nessa técnica, não se pega a subclávia, mas sim a artéria pulmonar esquerda do paciente. O sangue venoso que vem da veia cava superior se junta com o sangue arterial e vai para a artéria pulmonar esquerda. O sangue vai para o pulmão, que é onde ocorre a oxigenação. Então, esse sangue arterial oxigenado volta para o coração e é bombeado para o corpo. Essa técnica é mais utilizada atualmente.


Existem outras indicações e técnicas cirúrgicas para o transplante toxicológico, mas vou parar por aqui para não complicar muito. Espero que tenham entendido um pouco mais sobre esse procedimento cirúrgico.


Gostaria de agradecer a todos que assistiram o vídeo até o final. Se você gostou, deixe seu like e ative o sino de notificações para receber mais conteúdos como esse. Se quiser conhecer mais sobre o meu trabalho e o trabalho do meu pai, que também é médico e professor, convido vocês a acessar o canal “Doutor Guilherme” no YouTube e seguir nas redes sociais. O Instagram é @drguilhermegift. Obrigado e até a próxima!

Fonte: Blalock Tausig – Cardiopatia congênita por MEDNeif