Pular para o conteúdo

Candidíase oral em concursos públicos: sintomas, tratamentos e prevenção

  • por
  • posts

A Candidíase e suas Manifestações

A candidíase, neste caso, é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. Existem vários tipos de manifestações dessa infecção, sendo dividida em duas categorias principais: as brancas e as eritematosas.

Candidíase Pseudomembranosa

É uma forma de infecção caracterizada por uma membrana branca que pode ser facilmente removida por raspagem. Ocorre com uma rápida duração e pode causar queimação e mau hálito. É comum em mucosa jugal, língua e palato.

Candidíase Eritematosa

Apresenta manchas vermelhas e também pode causar queimação. Ocorre em palato duro, mucosa jugal e dorso da língua. Pode ser crônica e está associada ao uso de antibióticos, imunossupressão, xerostomia e estresse.

Candidíase Angular

É caracterizada por lesões vermelhas e irritadas no ângulo da boca. Pode causar sensação de ferida e desconforto. Está associada à imunossupressão e apertamento vertical.

Candidíase Atrófica Crônica

Apresenta lesões vermelhas que ocorrem na superfície do palato, em contato com uma prótese. Geralmente está associada ao uso de próteses e é assintomática.

Candidíase Hiperplásica

Caracterizada por placas brancas que não são destacáveis e não apresentam sintomas. Ocorrem mais na mucosa jugal e podem estar associadas à imunossupressão.

Tratamento

O tratamento para todas as formas de candidíase é feito com antifúngicos. A opção inicial é o uso de Nistatina, que pode ser administrada na forma de pastilhas ou suspensão oral. O paciente deve fazer bochechos ou deixar a pastilha dissolver na boca de 4 a 5 vezes por dia, durante 10 a 15 dias. É importante orientar o paciente sobre a importância de completar o tratamento.

Fonte: CANDIDÍASE ORAL [CONCURSO PÚBLICO] por Dentista Concursada