Pular para o conteúdo

Câncer de Tireoide: Conheça o Dr. Claudio Albino e Seu Trabalho Especializado

  • por
  • posts

Câncer de Tireoide – Entrevista com Dr. Cláudio Ouvido

O câncer de tireoide é um dos cânceres mais frequentes na região de cabeça e pescoço e afeta três vezes mais o sexo feminino. Nesta entrevista, o Dr. Cláudio Ouvido discute os sintomas, diagnóstico e tratamento dessa doença.

Os hormônios da tireoide e sua função

A tireoide, um órgão em formato de borboleta localizado no pescoço, produz dois hormônios que funcionam como o relógio do nosso metabolismo. Eles regulam praticamente todas as funções do nosso corpo. O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são doenças relacionadas a esse órgão.

Tireoide e os nódulos

Normalmente, são encontrados nódulos na tireoide que podem significar nada de grave, mas também podem vir a desenvolver um câncer. Existem dois tipos de câncer de tireoide: o bem diferenciado e o mal diferenciado. O câncer bem diferenciado tem três tipos: papilar, folicular e medular. O câncer mal diferenciado é raro e muito agressivo.

Diagnóstico do câncer de tireoide

O câncer de tireoide não apresenta sintomas e só é detectado em exames de rotina. É importante realizar exames de ultrassom da tireoide e análise citológica das células para identificar se há suspeita de câncer.

Tratamento do câncer de tireoide

O tratamento principal para o câncer de tireoide é cirúrgico. Dependendo do estágio da doença, pode ser necessária a remoção completa da glândula. Além disso, pode ser recomendada a radioiodoterapia com iodo radioativo, principalmente nos casos de alto risco.

Autoexame da tireoide

A Sociedade Médica Brasileira de Metabologia e Endocrinologia recomenda que todas as pessoas realizem o autoexame da tireoide regularmente. O autoexame envolve a observação e palpação da região do pescoço, logo abaixo do pomo de adão. Se houver qualquer alteração, é importante procurar um médico endocrinologista para análise e diagnóstico.

Conclusão

O câncer de tireoide é uma doença grave que afeta principalmente as mulheres. É importante ficar atento aos sintomas e realizar exames de rotina para diagnóstico precoce. Encontrar um médico experiente e realizar um bom tratamento cirúrgico são fundamentais para a recuperação. Lembre-se sempre de realizar o autoexame da tireoide regularmente e procurar um especialista em caso de alterações.

Fonte: DR. CLAUDIO ALBINO: CÂNCER DE TIREÓIDE por flash maringa