Pular para o conteúdo

Câncer de próstata: fatores de risco, diagnóstico precoce, sintomas – Urologista e Oncologista

  • por
  • posts

Olá, meu nome é Dr. Bruno e o objetivo deste e outros vídeos é trazer um pouco mais de informações relevantes a respeito de doenças importantes para os homens e quais são os fatores de risco para o câncer de próstata. O fator de risco é algo que afeta a chance de contrair uma doença como o câncer. Alguns fatores de risco, como o tabagismo e a exposição a produtos químicos, podem ser modificados.

Os fatores como a idade ou a história familiar de uma pessoa são considerados para possivelmente iniciar um acompanhamento precoce, uma vez que esses fatores não podem ser modificados. No entanto, podemos aumentar a vigilância e começar o rastreamento de formas precoces.

É importante deixar claro que o fato de uma pessoa possuir um fator de risco, por exemplo, um pai ou irmão que teve câncer de próstata, não significa que ela também terá a doença. Muitas pessoas com esses fatores de risco nunca manifestaram a doença e os motivos dessa imunidade ao câncer ainda não são completamente esclarecidos.

Entretanto, os pesquisadores descobriram vários fatores de risco genéticos que podem afetar o risco do homem manifestar o câncer de próstata. Falando especificamente da idade, o câncer de próstata é raro em homens com idade inferior a 40 anos, mas a chance de ter a doença aumenta rapidamente depois dos 50 anos.

Em relação à raça ou etnia, o câncer de próstata ocorre mais frequentemente em homens de raça negra comparativamente aos homens de outras raças. A geografia do câncer de próstata também varia, sendo mais comum na América do Norte, Europa, Austrália e nas ilhas do Caribe. Na Ásia, África, América Central e América do Sul, o câncer de próstata ocorre com menos frequência.

O papel exato da dieta e a relação com o risco de desenvolver o câncer de próstata também não é muito claro. No entanto, vários fatores têm sido estudados e homens que comem muita carne vermelha e produtos derivados do leite com alto teor de gordura saturada parecem ter o maior risco de desenvolver a doença a longo prazo. Esses homens também tendem a comer menos frutas e legumes.

Alguns estudos descobriram que a obesidade está relacionada ao risco aumentado de desenvolver o câncer de próstata, assim como outras doenças como as cardiovasculares e o diabetes. Além disso, os homens que são obesos e desenvolvem o câncer de próstata tendem a ter uma forma mais agressiva da doença. No entanto, esses achados ainda não são uma unanimidade na literatura e mais estudos prospectivos são necessários para esclarecer essas questões.

Em relação ao cigarro, a maioria dos estudos não mostra uma ligação direta entre o tabagismo e o câncer de próstata. No entanto, é importante deixar claro que o tabagismo deve ser evitado em todos os casos, pois é sabidamente causador de doenças cardiovasculares, pulmonares e está associado a outros tipos de câncer, como o de pulmão e câncer colorretal.

A exposição a produtos químicos também é um dos fatores que está associado ao risco de câncer de próstata, assim como outros tipos de câncer. Há evidências que sugerem que as pessoas que têm contato ocupacional com solventes de tintas, como o petróleo, têm um risco mais elevado de desenvolver diversos cânceres, principalmente tumores de bexiga. Alguns estudos na literatura sugerem um aumento também elevado do risco de desenvolver câncer de próstata.

A inflamação da próstata, como a prostatite, também tem sido associada a um risco aumentado de desenvolver a doença. No entanto, os achados ainda são controversos e existem outros grupos que não confirmaram essa associação. A ligação entre a vasectomia e o risco de câncer de próstata também é um questionamento frequente. Alguns estudos sugerem que os homens vasectomizados têm um risco geralmente aumentado de desenvolver um câncer de próstata, mas outras séries e acompanhamentos mais longos não confirmaram esse aumento de risco.

A causa exata do câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida pelos cientistas, mas eles encontraram fatores de risco e estão tentando aprender mais sobre como esses fatores fazem com que as células normais se transformem em células cancerosas.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você. O objetivo desses vídeos é tornar o entendimento do câncer de próstata, assim como outras doenças, mais claro, de forma a permitir que você tome decisões mais esclarecidas em relação ao tratamento, juntamente com o especialista que está acompanhando seu caso.

Estou à disposição. Muito obrigado e até a próxima!

Fonte: CÂNCER DE PRÓSTATA | FATORES DE RISCO | DIAGNÓSTICO PRECOCE | SINTOMAS | UROLOGISTA | ONCOLOGISTA por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP