Pular para o conteúdo

Câncer de mama triplo negativo: o que é e chances de cura

  • por
  • posts

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu canal! Se você ainda não me conhece, eu sou a doutora Vivian Cosc, oncologista. No vídeo de hoje, vou falar sobre o que é o tumor de mama triplo-negativo e se ele é mais agressivo que outros tipos de câncer de mama.

Primeiramente, o que é o câncer de mama triplo-negativo? É um dos tipos mais comuns de câncer de mama e representa cerca de 15% dos casos. Geralmente, está mais relacionado a pacientes mais jovens e pode estar associado a mutações genéticas, embora nem todas as pacientes com esse tipo de tumor apresentem uma mutação genética.

O tumor de mama triplo-negativo é chamado assim porque não apresenta receptores de estrogênio, progesterona e HER2. Isso significa que ele não responde a terapias hormonais ou terapias direcionadas ao HER2. Por isso, o tratamento desse tipo de câncer é diferente dos outros.

Mas, afinal, o câncer de mama triplo-negativo é mais agressivo? Sim, é um dos tipos de câncer de mama mais agressivos. No entanto, quando o diagnóstico é feito no início, as chances de cura são altas, assim como ocorre com outros tipos de câncer.

Uma diferença importante é que, geralmente, as pacientes com tumor de mama triplo-negativo recebem quimioterapia mesmo quando o tumor é pequeno. Isso ocorre porque a quimioterapia adjuvante pode ajudar a reduzir as chances de recidiva e evitar que o tumor retorne em outra parte do corpo.

Para tumores menores do que 1 centímetro, o ideal é encaminhar o paciente para a quimioterapia neoadjuvante, ou seja, antes da cirurgia. Isso ocorre porque esse tipo de tumor é mais agressivo e a quimioterapia pré-operatória pode ajudar a diminuir as chances de recidiva.

No entanto, é importante ressaltar que as informações que estou compartilhando referem-se ao ano de 2021 e as condutas podem mudar ao longo do tempo. Ainda não há imunoterapia aprovada para o tratamento do câncer de mama triplo-negativo no Brasil, embora estudos indiquem a efetividade dessa terapia combinada com a quimioterapia. Além disso, existem outros medicamentos, como o Olaparibe, que podem ser utilizados em casos de mutação do BRCA1 e BRCA2.

Enfim, se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário. E se gostou do vídeo, deixe um like, compartilhe e ative o sininho das notificações para ficar informado sobre os próximos conteúdos. Agradeço a todos por estarem aqui e a minha meta é chegar a mil seguidores!

Fonte: O que é o câncer de mama triplo negativo? Há chances de cura? por Dra Vivian Coski Oncologista