Pular para o conteúdo

Câncer de linfonodo no pescoço: Entenda os sintomas e tratamentos – Dr. Jônatas Catunda

  • por
  • posts

Linfonodo no pescoço: é câncer?

Essa é a primeira pergunta que passa na cabeça de uma pessoa quando ela palpa no pescoço um linfonodo, um caroço aumentado. Ela já começa a pensar mil coisas, achando que está com câncer de garganta, o câncer de tireoide. Então coloco na sua cabeça na maioria das vezes não é câncer e não precisa se preocupar.

Seja esse vídeo para entender melhor. Olá, sou doutor Jonas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço e criador do canal “Doutor em Cabeça e Pescoço”. Aqui você vai encontrar informações sobre medicina, cirurgia de cabeça e pescoço e sobre a tireoide, sempre explicado de forma clara e fácil de entender.

Então, o linfonodo é um órgão de defesa do nosso corpo. É um órgão que existem vários espalhados pelo pescoço. Nós temos cerca de 300. Ele só o meu com colar de proteção para impedir que as bactérias e vírus tentem invadir nosso corpo.

Aqui nesse vídeo você vai aprender mais sobre linfonodos, causas de aumento, quando se preocupar e quando não se preocupar.

O linfonodo é um órgão com a forma alongada, com um núcleo onde entram e saem os vasos sanguíneos e as células. Ele pode ser benigno ou maligno. No caso de infecção, ele é chamado de linfonodo reacional. Ele aumenta por conta de alguma infecção e isso é benigno. As principais causas de aumento do linfonodo são as infecções da região da cabeça e pescoço. Isso inclui amigdalite, faringite bacteriana, faringite viral, sinusite, infecções dentárias, entre outras.

O câncer pode causar aumento dos linfonodos. Existem dois tipos: o primário e o secundário. O câncer primário é aquele que é próprio do linfonodo. No caso, o mais comum são os linfomas. Já o secundário é quando o câncer vem de outro local e se espalha para os linfonodos. Por exemplo, um câncer primário de língua pode se espalhar para os linfonodos do pescoço. É importante investigar se o linfonodo suspeito de ser câncer veio de outro local ou se é próprio do linfonodo.

O câncer é uma das principais ferramentas que temos para combater o câncer é o diagnóstico precoce. É tratar a doença ainda no começo, antes que ela se espalhe para os linfonodos. Quando se espalhou, pode ser necessário fazer uma cirurgia de esvaziamento, em que todos os linfonodos são retirados. Além disso, pode-se complementar o tratamento com radioterapia.

Existem diversas regiões no pescoço que podem se espalhar para os linfonodos, como câncer de pele, câncer de glândula salivar, câncer de olho, entre outros. Os cânceres mais comuns que dão metástase para os linfonodos do pescoço são câncer de boca, câncer de garganta, câncer de nasofaringe e câncer de laringe. É comum ver isso em homens acima de 50 anos que fumam muito ou bebem.

É importante ficar atento aos sinais de câncer no linfonodo, como idade acima dos 45 anos, linfonodo endurecido, fixo, sem dor. Diferente do linfonodo benigno, que é mole, móvel e doloroso. O câncer de linfonodo é caracterizado pelo crescimento progressivo e pela não regressão.

Então, se você está preocupado com seu linfonodo, espero que esse vídeo tenha te ajudado a entender quando se preocupar e quando não se preocupar.

Gostou do vídeo? Clique em curtir, comente e deixe seu relato nos comentários. Compartilhe esse vídeo para ajudar a crescer o canal. Muito obrigado e até mais!

Fonte: Linfonodo no pescoço é Câncer? – Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço