Pular para o conteúdo

Câncer de colo de útero avançado: rotina na medicina

  • por
  • posts

A Importância do Exame Preventivo para o Câncer de Colo de Útero

Olá, galera! Padre Nuru doutrinário lançando aquele com buquê de petróleo padrão sempre mostrar um caso aqui para vocês. Hoje é muito importante, ainda mais para as meninas, né? Mostrando a importância do exame preventivo regular. Neste caso, temos uma paciente aqui com 30 anos que está com câncer de colo de útero avançado, já invadindo para o metro e tirando toda a lateral ali da região uterina, e já invadindo também a via urinária, causando obstrução urinária e dor nefrose. Tem metástases hepáticas e está obstruindo também a via urinária. Ela contou que vinha com história de sangramento, mas qual é a relação dessa questão do câncer de colo com esse quadro de preventivo? Vamos falar para vocês.

O câncer de colo de útero é o câncer que tem a menor influência genética e a maior influência ambiental. Cerca de 100% dos casos são causados pelo HPV, o papilomavírus. E a boa notícia é que existe vacinação disponível, que previne o câncer. A evolução do câncer de alteração celular causada pelo HPV até se tornar uma neoplasia maligna e uma possível invasão leva tempo. Portanto, se a paciente fizer o exame preventivo regularmente, será possível detectar alterações iniciais e intervir de forma eficaz, como por exemplo, realizando uma conização, que é a retirada de uma parte do colo do útero cirurgicamente.

Porém, no caso dessa paciente em específico, o câncer já está avançado e invadiu a região lateral do colo do útero e os ligamentos uterossacro, causando obstrução dos ureteres e outros problemas. Nesse estágio, uma cirurgia radical, como a retirada do útero, anexos e ovários, não seria indicada. O prognóstico é reservado e as medidas que podemos tomar são apenas paliativas.

E por que é importante fazer o exame preventivo regular? Porque, certamente, se essa paciente tivesse feito o preventivo e descoberto o câncer em estágios iniciais ou mesmo com alterações iniciais no colo do útero, seria possível intervir antes de o quadro se agravar. Por isso, meninas, por favor, façam o exame preventivo com regularidade e não se esqueçam da vacinação.

Imagem da Tomografia

Imagem da Tomografia

A imagem mostra a tomografia realizada na paciente. Podemos observar a bexiga cheia, desviada para a esquerda devido à massa tumoral que está avançando para a direita. Essa massa também está obstruindo as vias urinárias e causando dilatação renal, principalmente no rim direito. O rim esquerdo também está dilatado, mas em menor grau. Essa obstrução compromete o fluxo de urina e prejudica a função renal.

É importante ressaltar que essas alterações são resultado do avanço do câncer de colo de útero nessa paciente específica, e que a prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para evitar essa progressão. Façam o exame preventivo regularmente e, se necessário, procurem um médico para avaliação e tratamento adequados.

Espero que tenham gostado dessa explicação. Fiquem ligados nos próximos vídeos e informações sobre saúde. Até a próxima!

Fonte: Rotina na Medicina | Câncer de colo de útero avançado por Bruno Pires