Pular para o conteúdo

Bursite no Quadril: Causas, Sintomas e Tratamentos

  • por
  • posts


Bursite de quadril: o que é e como tratar
Vamos falar um pouquinho sobre essa disfunção, essa condição, esse processo inflamatório de uma estrutura das articulações. Vamos desmistificar algumas coisas que existem sobre a tal da bursite de quadril. É muito comum vermos um laudo de ressonância ou ultrassonografia que acusam uma bursite de quadril.
O quadril, na verdade, é o encaixe entre o osso da coxa (fêmur) e uma concavidade que faz parte da bacia, chamada acetábulo. O quadril é esse encaixe que permite todos os movimentos de circunflexão, abertura, fechamento, flexão, extensão e rotações.
Essa articulação do quadril é cruzada por uma série de músculos importantíssimos que controlam todo o membro inferior. Temos dois grupos de músculos que cruzam a articulação do quadril: os músculos da faixa lata e os adutores. Muitas vezes, esses tendões que são continuação desses músculos podem irritar essa bolsa que está ali para protegê-los, gerando o que chamamos de bursite de quadril.
Nosso corpo é inteligente e nós temos um mecanismo de proteção, desenvolvemos uma série de bolsas com líquido sinovial, chamados bursas. Essas bursas têm a função de proteger o tendão para evitar que ele cause lesões nas áreas ósseas. Porém, em algumas situações, essas bolsas podem se inflamar devido a movimentos repetitivos, sobrecarga de trabalho ou exercícios físicos intensos.
Os sintomas dessa bursite são dor na região lateral do quadril, uma dor que pode irradiar para cima ou para baixo em alguns casos. Em casos de bursite trocantérica, a dor é na região lateral do quadril e quando você deita de lado, sente pressão nesse local. Já no caso da bursite isquiática, a dor é na região do bumbum.
O diagnóstico da bursite é clínico e pode ser confirmado por exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética. O tratamento normalmente é conservador e inclui orientações de uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além de fisioterapia. A fisioterapia utiliza várias técnicas para diminuir a inflamação, como laser terapia, terapia manual, liberação miofascial e fortalecimento muscular.
Em casos mais graves e raros, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico, como a bursaectomia (remoção da bursa). Porém, a grande maioria dos casos pode ser tratada de forma conservadora, evitando a necessidade de cirurgia.
Portanto, é importante procurar ajuda médica assim que os sintomas da bursite surgirem. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores serão os resultados. A fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento da bursite de quadril, ajudando os pacientes a retornarem às atividades diárias e esportivas normalmente.
Fonte: Saiba tudo sobre: Bursite no Quadril por Instituto Trata