Pular para o conteúdo

Bronquiolite: Cuidados, Prevenção, Sinais e Sintomas e Tratamentos – Dicas do Papai

  • por
  • posts

Bronquiolite – Inflamação dos Brônquios

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou o Mauro e no vídeo de hoje nós vamos conversar sobre bronquiolite. Um grande abraço e vamos ao conteúdo.

O que é a bronquiolite?

Trata-se da inflamação dos brônquios ocasionada pela ação de algum vírus. O vírus que mais comumente pode causar essa inflamação é o VSR (Vírus Sincicial Respiratório). Veja a imagem abaixo:

Brônquios

Nessa imagem, temos os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos. Para que aconteça uma respiração eficaz, o ar passa por toda a árvore brônquica, chegando até os alvéolos por intermédio dos bronquíolos.

Os bronquíolos são minúsculos tubos extremamente estreitos, com menos de um milímetro de diâmetro. Quando estão inflamados, o ar chega com dificuldade até os alvéolos, o que compromete a troca de gases.

Quais são os sintomas da bronquiolite?

Os sintomas da bronquiolite podem variar, mas alguns comumente observados são:

  • Nariz obstruído;
  • Respiração ofegante;
  • Esfregaço nasal roxo;
  • Febre;
  • Irritação;
  • Sintomas semelhantes aos de um resfriado.

No entanto, é importante ressaltar que a bronquiolite é uma doença grave e deve ser tratada imediatamente. Em casos mais graves, pode levar ao óbito se não for tratada de forma adequada.

Como tratar a bronquiolite?

Não existe um tratamento específico para a bronquiolite. Em casos mais avançados, é necessário recorrer a suporte de oxigênio, lavagem nasal com soro fisiológico e, em casos mais graves, o paciente pode precisar de internação e suporte ventilatório.

É importante também adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos antes de tocar no bebê, higienizar os brinquedos e evitar contato com crianças que também estejam com bronquiolite.

Existem grupos de risco que têm atendimento garantido e gratuito pelo SUS, como bebês prematuros, cardiopatas e portadores de doenças pulmonares. Converse com o pediatra do seu filho para obter mais informações sobre o atendimento disponível.

Conclusão

A bronquiolite é uma doença grave que deve ser tratada com cuidado. É importante estar atento aos sinais e sintomas, especialmente em bebês com menos de 2 anos de idade.

Espero que tenham gostado do vídeo e das informações compartilhadas. Se inscrevam no canal, curtam nossa página no Facebook e sigam-nos no Instagram. Aceitamos sugestões de conteúdo, então deixem suas opiniões nos comentários. Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo!

Fonte: BRONQUIOLITE: CUIDADOS, PREVENÇÃO, SINAIS E SINTOMAS, COMO TRATAR E O QUE FAZER /DEIXA COM O PAPAI por Deixa com o papai