Pular para o conteúdo

Bócio: O que é, tipos (multinodular, difuso) | Dr. Jônatas Catunda

  • por
  • posts

Tipos de Bócio – Explicação do Dr. Jonas Katongo

Nesse vídeo, vou explicar um pouco sobre o que é o bócio e quais são os tipos. Fique ligado!

Olá, sou o Dr. Jonas Katongo, cirurgião de cabeça e pescoço, e nesse canal vou explicar de uma forma clara e fácil de entender um pouco sobre as doenças da tireoide, medicina e cirurgia de cabeça e pescoço.

Se esse é o seu primeiro vídeo, se inscreva no canal, clique no sino para ativar as notificações e deixe o seu like. Deixe também seu comentário aqui para me ajudar a crescer no YouTube.

O que é o bócio?

O bócio é quando a tireoide está aumentada. Qualquer aumento da tireoide geralmente é percebido pelo paciente, que procura um médico para investigar o caso. Os sinais podem ser observados até mesmo quando estamos nos olhando no espelho, como no caso dos homens ao fazerem a barba, ou das mulheres ao se alimentarem, pois a tireoide sobe durante os movimentos de deglutição. Assim, é possível descobrir que a tireoide está aumentada.

É possível ver várias fotos de casos de tireoide aumentada, como um caso muito bizarro de um bócio mergulhante, onde o paciente recusou o tratamento.

O tamanho da tireoide pode ser verificado através de um exame de ultrassom, que mede o volume da tireoide. O volume normal varia entre sete a 15 centímetros cúbicos.

Tipos de bócio

Aqui temos um esquema que mostra a tireoide e a traquéia, que fica no meio. A tireoide tem um lado direito, um lado esquerdo e uma parte que fica na frente da traquéia. Uma tireoide normal é representada pelo esquema em vermelho. No caso do bócio multimodal, temos vários nódulos dentro da tireoide, causando o aumento. No bócio difuso, toda a tireoide fica aumentada de forma uniforme.

Outro tipo de bócio é o bócio nodular. Esse bócio ocorre quando há apenas um nódulo na tireoide, fazendo com que ela fique aumentada. O bócio nodular pode ser classificado como tóxico ou não tóxico, dependendo da produção de hormônios. O bócio tóxico produz um excesso de hormônios e está associado à doença de Graves.

Sintomas e tratamento

Os sintomas do bócio são geralmente o abaulamento no pescoço, na região da tireoide. O tamanho do bócio pode comprimir estruturas ao redor, como o esôfago, dificultando a deglutição. Também pode comprimir a traqueia, dificultando a respiração, principalmente ao deitar. Se o bócio for tóxico, a produção excessiva de hormônios pode causar sintomas como tremores, agitação, sudorese, palpitações e perda de peso.

O câncer de tireoide também pode causar sintomas como endurecimento do bócio, crescimento rápido e rouquidão. Além disso, o bócio pode ser mergulhante, quando cresce para dentro do tórax.

O tratamento do bócio geralmente envolve cirurgia, dependendo das condições clínicas do paciente. Em alguns casos, a cirurgia é indicada devido ao tamanho do bócio ou ao risco de câncer. Em casos de bócio mergulhante, a cirurgia pode ser mais complicada, podendo ser necessário o auxílio de um cirurgião torácico.

Conclusão

Não deixe de curtir, comentar e compartilhar esse vídeo para ajudar a disseminar essas informações importantes. Obrigado por assistir e até o próximo vídeo!

Fonte: Bócio – O que é, Tipos de Bócio (multinodular, difuso) | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço

Marcações: