Pular para o conteúdo

Benefícios da semente de Sucupira: anti-inflamatório e analgésico natural

  • por
  • posts

E essa semente é incrível para tirar dores, tem um efeito analgésico maravilhoso. A sucupira é uma sementinha que possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Aqui é Angela Xavier e nós vamos estudar um pouquinho sobre esta semente que combate diversos tipos de dores.

Por ser anti-inflamatória, a sucupira ajuda no alívio das dores, principalmente as dores reumáticas. A semente de sucupira pode ser usada na forma de chás, óleos, tinturas, extratos e até mesmo em cápsulas (mais raro, mas encontram-se geralmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação). E não é só a semente que pode ser usada, mas várias partes da planta também apresentam diferentes compostos bioativos em nosso organismo.

Pesquisas mostram que a presença de alcaloides na casca e nas folhas apresenta esses efeitos. Existem também as isoflavonas e alguns triterpenos na semente e nos frutos. Os alcaloides se destacam principalmente pela ação antimicrobiana e antiparasitária. Já as isoflavonas têm atividade neuroprotetora, anticâncer e contra acidente cardiovascular, podendo ser usadas nos sintomas da menopausa. Os triterpenos têm atividade anti-inflamatória, antioxidante, anti-arthritic e também antidiabética, sendo protetores contra a proliferação celular e também protetores nos casos de quimioterapia, além de proteger as nossas células de toxinas.

Estudos mostram que o óleo da semente de sucupira tem propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônicas, estimulantes, anti-reumáticas e anticancerígenas. Há estudos que comprovam a presença de flavonoides e de certas proteínas nas sementes que apresentam efeitos positivos na redução da dor, principalmente as dores ósseas e de coluna, como as causadas por hérnia de disco ou bico de papagaio, e as dores reumáticas, que afetam as articulações de um modo geral.

Os antioxidantes, como você sabe, combatem os radicais livres e têm uma ação dilatadora comprovada sobre a árvore brônquica, ajudando também em tratamentos no pulmão. Existem também pesquisas que mostram a ação das sementes de sucupira no tratamento de infecções parasitárias, principalmente no caso da doença de Chagas.

Alguns pesquisadores estão recomendando o uso da sucupira-branca para tratar tumores de próstata e do fígado, devido aos flavonoides, saponinas, cumarinas, esteróis e triterpenos presentes em grandes quantidades. A semente também possui beta-cariofileno, que é útil para aliviar a inflamação e tem ação antibiótica, antioxidante e anestésica, aliviando as dores causadas pelo acúmulo de ácido úrico e combatendo as dores de garganta.

Quando eu era criança, lembro que minha mãe pegava as sementes de sucupira, geralmente umas três sementinhas, e as quebrava com um martelo. Ela perfurava um pouco da membrana que envolve a semente, que é uma camadinha bem fininha de algodão, para fazer um filtro e evitar que saíssem casquinhas. Ela então adicionava essas sementinhas no Biotônico Fontoura, para combater infecções de garganta. Provavelmente, se você é da mesma época que eu, já tomou Biotônico Fontoura com semente de sucupira para combater a infecção de garganta.

O óleo de sucupira ajuda na cicatrização de feridas e problemas na pele, como eczemas e cravos nos pés. Também pode ser usado em casos de sangramento. Os chás de sucupira ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e podem aliviar dores e desconforto constantes provocados pela quimioterapia.

Mas como podemos usar a sucupira?

Ela é encontrada na forma de chá, cápsulas, extrato e óleo. O chá caseiro pode ser preparado a partir de quatro sementinhas quebradas. Vai utilizar essas quatro sementinhas para 1 litro de água. Deixe ferver por cerca de 10 minutos, coe e beba duas vezes ao dia.

As cápsulas podem ser tomadas duas vezes ao dia, mas é importante seguir a indicação do fabricante ou de um profissional de saúde. O óleo de sucupira pode ser utilizado de 3 a 5 gotinhas, podendo ser adicionado à alimentação. Também pode ser utilizado diretamente na boca, até cinco vezes ao dia.

O extrato concentrado da semente de sucupira pode ser tomado de 0,5 a 2 ml e a tintura de sucupira pode ser tomada de 20 gotinhas, aproximadamente, três vezes ao dia. É importante lembrar que o chá deve ser preparado em uma panela que possa ser mais velhinha, pois o óleo da semente pode grudar nas paredes e ser difícil de retirar.

A sucupira em si não deve ser usada e é meio que contraindicada para mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Ela deve ser usada com moderação por pessoas que têm problemas renais, problemas no fígado e câncer. Nesses casos, é melhor seguir uma orientação médica antes de consumir.

Então, essas são as diversas formas de usar a sucupira: chá, óleo e cápsulas. O chá deve ser preparado de forma caseira, o óleo pode ser usado diretamente ou adicionado à alimentação, e as cápsulas, extrato e tintura devem ser utilizados de acordo com as orientações do fabricante ou de um profissional de saúde.

Espero que você tenha gostado desse vídeo sobre os benefícios e formas de uso da sucupira. Se quiser saber mais, assista a outros vídeos relacionados à saúde e se inscreva no meu canal para receber notificações. Agradeço sua atenção e até o próximo vídeo!

Fonte: Semente de Sucupira: anti inflamatório e analgésico natural por Angela Xavier