Pular para o conteúdo

Benefícios da Cebola para a Saúde: Prevenção de trombose, arteriosclerose, colesterol, diabetes, gripe e bronquite

  • por
  • posts


Conheça as propriedades medicinais da cebola

Olá a todos vocês que seguem o CanalSaúde pelas plantas! Eu sou Daniel Rojas e estou aqui mais uma vez trazendo uma planta medicinal interessante para vocês. Hoje falaremos sobre a cebola, uma planta que faz parte do nosso dia a dia e da nossa cozinha.

Antes de começar, gostaria de pedir a todos vocês que se inscrevam no nosso canal. Basta clicar na miniatura ao lado e se inscrever para receber as nossas atualizações e informações sobre plantas medicinais.

A cebola, além de ser utilizada como condimento alimentar, possui excelentes benefícios para a nossa saúde. Ela pode ser utilizada na homeopatia e na fitoterapia, principalmente para problemas respiratórios, como gripe, resfriado e bronquite.

Para utilizar a cebola de maneira efetiva e fácil, você pode fazer um xarope de cebola. Veja como:

  1. Descasque a cebola e corte-a em fatias finas;
  2. Coloque as fatias de cebola em um prato;
  3. Cubra as fatias com açúcar cristal ou açúcar orgânico;
  4. Deixe descansar por aproximadamente seis horas;
  5. O açúcar irá derreter e formar um caldo, retirando os sucos da cebola;
  6. Esse caldo é o verdadeiro xarope de cebola.

O xarope de cebola é extremamente doce devido ao açúcar, o que facilita a administração para crianças. Ele é efetivo como expectorante e pode ser utilizado nos casos de bronquite e congestão nasal.

Além de ser consumida no xarope, a cebola também pode ser consumida crua na salada, pois reduz o colesterol, triglicérides e as taxas de açúcar no sangue. Ela é um excelente auxiliar no tratamento de problemas como colesterol, diabetes e obesidade.

A cebola também possui propriedades antitrombóticas, ou seja, previne a formação de trombos no sistema circulatório, reduzindo a agregação plaquetária. Ela pode ajudar nos casos de trombose, arteriosclerose e hipertensão arterial.

É importante lembrar que, devido à redução da agregação plaquetária, pessoas com dificuldade de cicatrização não devem utilizar a cebola dessa forma.

Além dessas propriedades, a cebola também possui atividade anti-inflamatória, sendo útil no tratamento de inflamações na garganta, estômago, fígado, amígdalas, entre outros.

Espero que tenham gostado dessa dica sobre a cebola. Aproveite os benefícios dessa planta na sua saúde! Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e deixar seus comentários e dúvidas sobre plantas medicinais.

Até a próxima!

Fonte: por