Pular para o conteúdo

Bartolinite x Cisto de Bartholin: Causas, sintomas e tratamento explicados

  • por
  • posts

Se você perceber um caroço na região da vagina próximo aos pequenos lábios ou se essa região está inflamada e dolorida, dificultando você de sentar, andar ou até mesmo ter relações sexuais, saiba que você pode estar diante de um cisto de Bartholin ou de uma bartolinite e quer saber mais? Então vem comigo, esse vídeo que eu vou te explicar.

Olá minhas queridas, tudo bem com vocês? Aqui é o doutor Augusto falando novamente, sentiram minha falta? No vídeo de hoje, a gente vai falar sobre duas enfermidades que acontecem nas mulheres, que são o cisto de Bartholin e a bartolinite. Se você ficar comigo até o final do vídeo, eu vou compartilhar com você um resumo onde você vai não só entender sobre o que eu tô falando nesse vídeo, como vai ser capaz de explicar para qualquer pessoa e falar sobre essas duas patologias. Você dúvida? Então fica comigo até o final desse vídeo.

Afinal, o que é esse tal desse Bartholin que tanto atormenta as mulheres? Antes de falar sobre essas duas enfermidades, eu vou te explicar o que são as glândulas de Bartholin e qual a importância delas. Vem comigo, vamos começar aqui então pela anatomia da genitália feminina. Essa é a vulva da mulher, né. Perceba que os pelos pubianos, a gente tem aqui a região do clitóris, aqui a uretra, por onde sai a urina, os pequenos lábios e aqui o canal vaginal. Ao lado a gente tem dois pequenos orifícios, um de cada lado, que é onde desemboca as glândulas de Bartholin.

E qual é o objetivo das glândulas de Bartholin? Elas têm o objetivo de lubrificar a região vaginal. Quando a mulher está tendo relação, quando a mulher está excitada, o objetivo primordial, primário, das glândulas de Bartholin é favorecer a lubrificação vaginal. Então, as glândulas de Bartholin são grandes, uma de cada lado do canal vaginal da mulher, com o objetivo de lubrificar a vagina. E o cisto de Bartholin, quando que ele aparece?

O cisto de Bartholin vai aparecer sempre que uma dessas glândulas entupir, obstruir. E por que que essa glândula pode obstruir, pode entupir a região da vagina da mulher? É uma região muito exposta, ela tá em contato com a calcinha, tá em contato com absorvente, que podem promover a obstrução, o entupimento de uma glândula dessa. Quando ela entope, o que que acontece? Aquele muco, aquela secreção que era para produzir e sair pelo orifício da glândula de Bartholin, ela vai ficar presa na glândula e ela começa a fazer com que ela fique inchada, grande, cresça, e forme o famoso cisto de Bartholin, que nada mais é do que uma glândula de Bartholin entupida, cheia de muco, cheia de secreção.

E a bartolinite? Qual que é a diferença? A bartolinite, como o nome diz em medicina, a terminação “ite” ela sempre indica inflamação ou infecção. Então temos apendicite, sinusite, mastite e bartolinite, que é a inflamação da glândula de Bartholin. Então, quando essa glândula entope e tem uma infecção, a gente chama de bartolinite. E o que pode causar essa inflamação, essa infecção da glândula de Bartholin, conhecida como bartolinite? A região da vagina feminina é permeada por bactérias. Existem bactérias que fazem parte da flora vaginal. Além disso, a vagina tem uma proximidade grande com a região do ânus.

Elas são separadas apenas pelo períneo, que é uma pequena faixa de pele que separa a vagina do ânus. Então, dependendo da manipulação da região perineal, a mulher pode levar bactérias da região do ânus para a vagina, e essas bactérias podem ser uma das causas da bartolinite. Além disso, algumas bactérias que são sexualmente transmissíveis podem ser a causa de uma bartolinite, como por exemplo a bactéria que causa a gonorreia e a bactéria conhecida como clamídia.

E quais são os sintomas relacionados aos cistos ou à bartolinite? Os sintomas vão depender do que se a mulher tem apenas a obstrução da glândula, ou seja, se ela tem apenas o cisto, ela vai ter um caroço, uma bola, um nódulo, onde ela sente na região dos pequenos lábios, ela sente ali um desconforto, um abaulamento da região, mas não tem tanta dor associada, não tem inflamação associada, não tem sintomas mais exuberantes.

Já a bartolinite, como ela é um processo infeccioso e inflamatório, ela causa sintomas de dor, sintomas de vermelhidão no local. A mulher muitas vezes tem dificuldade de sentar, tem dificuldade até de caminhar ou de ter relação sexual, qualquer movimento, qualquer ação que entra em contato com essa região dos pequenos lábios vai causar muita dor, muito desconforto. Na bartolinite, o diagnóstico tanto dos cistos como da bartolinite é feito clinicamente, quando a mulher tem aquela queixa de ter aparecido um nódulo, ou de ter muita dor na região dos pequenos lábios, dor com sensibilidade aumentada. E no exame físico, no exame clínico, o médico geralmente ginecologista vai avaliar a região dos lábios e vai ver aquela área bem avermelhada, bem inflamada e abaulada, sugerindo uma bartolinite ou um cisto de Bartholin.

O tratamento também vai depender dos sintomas e do diagnóstico. O cisto de Bartholin muitas vezes, para ser tratado, pode ser necessária uma pequena cirurgia na região dos pequenos lábios, onde o médico vai lá com um bisturi e ele faz uma incisão naquela glândula que está inchada, e aquele material, aquela secreção que foi acumulada e entupida, ela vai sair por aquela incisão cirúrgica que foi realizada ali nos cistos. Já na bartolinite, como é a inflamação, a infecção da glândula, a mulher vai precisar tomar antibióticos via oral. Antibióticos orais são importantes no tratamento. E dependendo do grau de inchaço, do grau de tumescência, no momento posterior pode ser necessário que o médico também precise fazer uma pequena cirurgia para drenar o pus que pode estar coletado naquela glândula inflamada de Bartholin.

Muito obrigado pela sua presença, agradeço demais a sua atenção até esse momento nesse vídeo, e te vejo nos próximos vídeos. Um grande abraço!

Fonte: BARTOLINITE x CISTO DE BARTHOLIN: Entenda o que é, as causas, os sintomas e o tratamento! por Dr Augusto Teixeira