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Autismo: Instituto Farol apoia crianças com interesse em alinhar objetos – EP#236

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Olá, eu sou Thiago Lopes, Doutor em Psicologia e especialista em Autismo Precoce, e hoje vamos falar daquelas crianças que gostam de alinhar os objetos, de colocar um do ladinho do outro. Muitas das nossas crianças no espectro do autismo têm essa característica, essa tendência, esse sintoma do próprio autismo que é gostar de colocar os objetos um do ladinho do outro. Pegar a caneta e colocar uma do lado da outra, alinhadinha, como se fosse um trem. Pegar a caixinha de bloco, tem criança que, todo objeto que ela pega, ela quer colocar ele alinhadinho. Isso é uma questão sensorial, uma questão realmente relacionada ao próprio diagnóstico do autismo, que as alterações neurológicas daquelas crianças, daqueles adultos, fazem com que isso seja prazeroso.

É interessante observar esses padrões. Agora, se a minha criança tem tendência de ficar alinhando tudo, enquanto está alinhando os objetos, ela não está aprendendo novas ações, ela não está se tornando mais flexível, ela está ficando rígida, querendo fazer sempre a mesma coisa do mesmo jeito com tudo que ela pega na mão. Se ela faz isso o dia inteiro, gente, ela está perdendo dezenas de milhares de oportunidades de aprendizado toda semana, todo dia, milhares de oportunidades de aprendizado que ela poderia estar aprendendo coisa nova, se desenvolvendo, e ela está passando horas e horas só fazendo esse comportamento.

O Thiago, mas esse comportamento é agradável para ela, ela está se autorregulando, ela gosta, tudo bem, deixa ela fazer durante um tempo. Mas se você deixar ela fazer horas e horas e horas seguidas, ela está perdendo a oportunidade de se desenvolver.

Mas Thiago, isso é contrário à tendência natural da criança com autismo. Ela faz isso porque ela gosta, é poderoso. Será que a gente tem que mudar essa tendência da criança com autismo?

Gente, a minha opinião é: se eu pudesse, eu passava o dia inteiro assistindo Netflix e tomando sorvete, que são coisas que pra mim são prazerosas. Eu acho que a gente tem que ter um equilíbrio entre as coisas que são prazerosas e as coisas que nos trazem outros benefícios, no caso aqui, desenvolvimento. Então, a minha percepção aqui é importante que a gente saiba ensinar a criança a fazer outras coisas, que não só alinhar os objetos.

Agora, isso dito, falando disso, muitos dos profissionais que trabalham com as crianças com autismo, os pais que estão estimulando a criança em casa, já passaram por situações em que a criança alinhou. Eu já guardei, já tirei, a criança começa a se jogar no chão, chora e vira aquela bagunça porque ela não aceita em nenhum momento que ela alinhe os objetos. E aí, se a criança ainda tem essa tendência muito frequentemente, vale a pena a gente balancear um pouco as coisas. Eu brinco um pouquinho do jeito da criança, vou alinhando os objetos, aí eu faço uma ação diferente com o brinquedo e ajuda a criança, ensino ela, por exemplo, a pegar um carrinho, tá, colocando um do lado do outro, um de frente para o outro. Agora eu pego o carrinho e agora subir e descer, eu subi, desci. Por exemplo, um objeto no telhado de uma casa para ele descer de uma forma divertida. E aí eu falo para a criança, só me sobe aqui o carrinho, não subiu? Põe o carrinho na mão da criança, ajuda ela a subir e descer, mas Thiago, e se ela trava a mão aqui? Pega a casinha, coloca, aperta e ajuda ela rapidinho a fazer, para ela perceber que quando ela faz ação, ela pode voltar a alinhar um pouco mais.

E aí, eu vou alternando, gente, faço a minha variação que eu quero ensinar, né? Para ensinar o repertório novo para a criança, brincar um pouquinho de alinhar os objetos, faz de novo aquela mesma brincadeirinha que eu fiz, com algumas repetições, até a criança perceber que aquela ação de jogo também é divertida. E essa não deu certo, tenta outra, tenta outra e outra, vai tentando várias ações até achar aquelas que também se tornam motivadoras para criança.

Agora, o que eu não posso é deixar a criança só ficar alinhando os objetos durante a sessão de terapia inteira. Porque aí vira só entretenimento, não é mais uma sessão de terapia onde ela está aprendendo e desenvolvendo novas habilidades. O que eu não posso é deixar minha criança o dia inteiro alinhando os objetos. Se eu estou querendo estimulá-la e desenvolver habilidades dela, eu tenho que garantir que ela também aprenda novas variações com aqueles objetos, novas formas de brincar com aqueles objetos. Então, pode alinhar os carrinhos, pode, não precisa ter pânico, não precisa ter a versão completa dele fazendo isso. Agora, eu preciso ter prudência, eu preciso também saber se naquele eu vou ensinar o a andar com carrinho na pista, vou ensinar a criança a abastecer o carrinho no posto de gasolina, vou ensinar criança a esconder o carrinho. Vou ajudar a criança a elevar e transportar um bonequinho no carrinho. Vou ensinar novas ações para a criança ganhar um repertório e aprender a brincar de formas diferentes. Porque através dessa brincadeira, dessas variações, é que ela vai socializar, é que essa criança vai ter oportunidade de aprender na interação social.

Então, gente, nem 8, nem 80. Nem eu vou interditar e nunca mais ela pode alinhar objetos, nem proibir terminantemente. Sendo que eu posso usar isso a meu favor, para motivar a criança e, quando ela estiver motivada, eu ensinar uma coisa diferente. Certo? Então, para todos os objetos, para essas tendências de ficar alinhando os objetos, uso eu vou ensinar coisas novas. Você vai ver como a criança vai cada vez mais desenvolver prazer e gostar também de brincar de outras formas que não seja só alinhar os objetos. Então, espero que esteja dando vocês até ideias aí de como ajudar sua criança, seja você pai ou profissional. Então, se vocês quiserem se inscrever no canal, mas vamos trazer outras dicas, outros vídeos, e você vai poder aproveitar cada vez mais o material que a gente está produzindo. Divulgue para seus amigos, divulgue nos grupos do WhatsApp, para ajudar o canal a crescer, para ajudar na estrutura para mais crianças, para mais funcionais, para mais desenvolvimento. Deixe aqui seu comentário, seu filho alinha os objetos, ele fica colocando um do lado do outro, como que você faz, como que você lida com isso em casa? Você usa essa estratégia, você usa outras estratégias? Deixe seu comentário. Muito obrigado pela sua participação e a gente se vê no próximo vídeo.

Fonte: Crianças que gostam de alinhar objetos – AUTISMO – Instituto Farol – EP#236 por Dr. Thiago Lopes Desenvolvimento Infantil |Autismo