Pular para o conteúdo

Assista ao filme completo sobre câncer de pulmão: uma história de superação e esperança.

  • por
  • posts

Um socorro de plasmas, profissa, professora! O que que aconteceu com a senhora? A conta para manter… Eu fumava, sabia? Olá, tudo bem? Achava gostoso, você tá aí? Vou… O silêncio lá… Mas, tipo assim, é de verdade, viu? Tem dois dias aí respirando com suco. Da idade dela foi par o hospital e 16 dias tomando remédio e oxigênio. Então, vamos ver, né? Até hoje, é um que dado à senhora começou a fumar. O agros, duas épocas, primeiro ponto na escola, normal. Eu tinha 15 anos e a gente tinha que sair da aula para eu fumar, professora. Depois, eu comecei a fumar umo. Romero, mas o ideal foi meu pai que me deu. Que ele achava muito bonito mulher fumar. Seu pai fumava, então ele me formava até o 7…. W300i é mais com que idade que ele parou de fumar? Eu não sou um, quando eu me lembro, James uma sua mãe? Não, só as melhores da mãe. Então, eu morava aqui em São Paulo com a minha tia. Minha vó só o bebê, ó só carros por dia, são o mapa depois dos 20 anos, e no começo a miséria passou primeiro pros adultos. Isso é o google fumaça: 21 é do dia. Eu sou formado, e a gente não podia passar de quisto, e assim foi até que aparece uns 10 nos últimos anos a fumar. Quantos anos a senhora até começar a ter problema, 50 anos…

Eh, e quanto tempo entre acordar e o primeiro cigarro? Acordava, levantar vou tomar um café, aí a fumar o cigarro. E aí? Como é que a vida? O oxigênio não é tão bom, porque eu vou me boxe gênio, e muitas vezes, eu fico quando você gente durante o dia, também, e quando eu saio, eu tenho mais ou menos um metro e meio pra poder idade de carro para baixo pá cima. No começo, ou dia inteiro. Atualmente, estou usando mais à noite, quando chega lá pelas 9, 10 horas da noite, já começa a dar uma falta de ar. Ainda. Eu durmo com ele, todos a seguinte…

E o que a senhora tem para dizer para quem fuma? É melhor nem começar. É porque depois que começa, ou tem muita vontade para largar, ou continua o resto da vida. É. E como é que a senhora fez para largar o cigarro? Eu falei que eu não vou falar mais… Depois de 50 anos, era aquela falta de ar, e um dia começou a ter falta de ar antes disso. A senhora tem alguma coisa, o pessoal, falei pronto. 16 já tinha um pouco de falta de ar, você anda um pouco mais depressa eu fico falta de ar, mas não parar. Eu percebi na hora do almoço, eu fui almoçar, e eu não consegui… Acomer. O extrator de ar de pouco inteiro, sentado na cadeira, aí transei com respirar ele, depois, então eu fui levar para o hospital…

E essa fita é uma fita que vai ser passada porque a nossa preocupação é com jovem que está começando a fumar. Bom, então o que a senhora teria é para dizer para esse jovem na faixa etária de 14 a 19 anos, que idade onde eles começam a fumar mais por brincadeira, mais por modismo, e o que você tem para dizer para esse pra ter uma base começar, fim do final do corpo. Todo mundo tá fazendo teimoso. Dinheiro não soltar uma fumaça que está prejudicando a gente, depois que começar vai ser muito difícil ter muita força de vontade, muita decisão de podólogo lá na Terezinha…

Muito obrigado. E às vezes antes como precisar, estarei aqui à espera. 16 anos que a senhora dos 15 aos 16, a gente fumava escondido. O empregado, o cigarro. Eu adoro cinema, fumava. Não saber? Dizer não de banheiro escovar. Sinto próximo na boca, pra tirar o fogo na casa dos meus pais em Campinas, São Paulo, viu? E quando a senhora ficou doente, como foi essa experiência de ficar no hospital? Como foi isso? Não foi nada agradável, e eu vou sair daqui praticamente não consigo nem andar mais. Essa para os trombos não podem tirar. Cheguei aqui no pronto-socorro, veio me levar lá para cima para internar. Minha médica ficou em Orlando pra mim um tempão, vou muito bom, muito bom. Daí, na… Pelas distâncias, pelas correntes um pouco, fiz errado também de oxigênio para a minha pressão subiu. Não foi nada bom, não.

O que a senhora acha, só nos pontos que tem um filho que fuma? O que acha? O que acha tu tás fumando? A senhora já tentou colocar alguma coisa pra ele nesse sentido? Olha ele, não. Ele começou a fumar. Aí né. A gente já pensou de falar, todo mundo falou, mas não tem jeito. Depois daquela para mim aquele teve que foi muito forte, que quase morreu. Né? Há quanto tempo a senhora está sem fumar? Blusa e as, o mesmo do ano vai fazer 2 meses que vem agora vai fazer dois de agosto a fazer 2 anos. Tu vai vir pra Nova primeira como eu não tinha vontade de fumar.

Às vezes quando eu tô sozinha sem fazer nada e sem ninguém perto, se você vai aqui agora ia bem, mas eu não posso. Pode desligar perto de mim, a minha palavra é uma só. Falei que não vou mais, não vou mais. E por que é só um não? Tomou essa decisão antes? Esse é o que eu dizia na hora, quando eu fui burra. À papel da burrada na vida, essa foi uma dica que eu não tivesse começado, provavelmente estaria melhor agora. Eu vou mal, que tá difícil de andar, por quê? Foto-lá? Eu posso falar muito. Poderia ficar pouca. Já estou mais gorda do que quando eu comecei.
Eu sonho. Campo restinho espero aqui, um gravo, tu não começa em. Preciso. Depois, é difícil. É tão sapo. Não começa! É só não dar bola para os outros. Vamos falar. Experimenta. Gostoso, olha, essa chique não é gostoso não! Vai, se você vai ficar com boca amarga, pode ficar com dente escuro.

Fonte: Cancer pulmao filme compelto por Hospital Universitário – USP Antigo