Pular para o conteúdo

Artrite reumatoide: é possível se aposentar por invalidez?

  • por
  • posts


Bom, primeiramente, é importante destacar que quem sofre de Artrite Reumatoide pode ter direito a alguns benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o benefício assistencial. No entanto, é necessário analisar outros requisitos para saber se é possível receber algum desses benefícios.
Muitas pessoas acham difícil conseguir esses benefícios, mas não é impossível. Para requerer o benefício, é preciso passar por uma perícia médica do INSS. Existem algumas doenças reumáticas, como artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia, febre reumática, gota, reumatismo, síndrome de Sjögren, artrose, entre outras, que incapacitam para o trabalho. Se a pessoa contribuiu e trabalhou registrado, ela tem direito de requerer o benefício.
É necessário agendar uma perícia no INSS. Porém, é importante ressaltar que não é somente o fato de ter a doença que dá o direito de receber a aposentadoria, é preciso comprovar que os sintomas dessa doença estão tornando a pessoa incapaz para exercer atividades do dia a dia em casa e também no trabalho.
Para comprovar essa incapacidade, é necessário levar os documentos médicos, como laudo médico detalhado, receitas mais recentes, exames de imagem e de sangue. Se a pessoa está tomando medicamentos de alto custo, é importante levar a receita para que seja verificada a gravidade da doença.
Os requisitos para obter o benefício são ter qualidade de segurado, comprovar o tempo de contribuição de no mínimo 12 meses, e comprovar a incapacidade para o trabalho.
É importante ressaltar que a doença é tratável e tem expectativa de cura, então é necessário considerar o auxílio-doença. Porém, se for considerado que a pessoa está realmente inapta para o trabalho de acordo com seu estado atual, será concedida a aposentadoria por invalidez.
Caso o benefício seja indeferido pelo perito do INSS ou a pessoa receba alta para voltar ao trabalho, a alternativa é fazer um recurso administrativo no INSS ou entrar com uma ação judicial para ser submetido a uma nova perícia por um médico nomeado pelo juiz. Nesse caso, as chances de conseguir o benefício previdenciário aumentam, pois o perito possui especialização e terá uma abordagem clínica mais criteriosa.
Não desistir é fundamental. É difícil, mas é preciso persistir. Não desista mesmo, corra atrás dos seus direitos. É necessário continuar tentando. Não é fácil, mas é preciso persistir.
Cada pessoa enfrenta suas próprias dificuldades, mas é importante lembrar que existem casos em que é necessário ir várias vezes ao INSS, passar por muito tempo de espera e às vezes enfrentar falta de respeito e humilhações. Não desista, você tem direito.
É importante lembrar que cada caso é único e pode ter sua própria trajetória. Não desanime e continue lutando pelos seus direitos. No vídeo, a pessoa compartilha sua experiência de ter passado por diversas dificuldades até conseguir a aposentadoria, mas ressalta que vale a pena persistir.
No final do vídeo, a pessoa responde alguns comentários dos espectadores, agradecendo o carinho e desejando que Deus abençoe a todos. Ela também disponibiliza um grupo de apoio no WhatsApp e incentiva os espectadores a deixarem seus comentários e dúvidas.
Fonte: tenho artrite reumatoide posso me aposentar? por artrite reumatoide..muito além das juntas….