Pular para o conteúdo

Aprenda sobre os músculos do fêmur em poucos passos

  • por
  • posts


Eu estou aqui com o fêmur. Então, quero que vocês percebam o seguinte: lá no fêmur, vocês vão ter a origem de vários músculos. O reto femoral não tem origem no fêmur, apesar de atravessar o fêmur. Ele tem origem no osso do quadril. Então, ele só atravessa o fêmur.
Se vocês perceberam, os três vastos, o vasto lateral, vasto medial e o vasto intermédio, eles têm origem no fêmur. E se eu deixar todo mundo transparente, olha aqui a característica dos vastos. Eles têm essas origens posteriores na linha áspera e nas linhas supracondilares.
É importante que vocês saibam disso também. A linha áspera não é o ponto de inserção dos adutores. Ela é ponto também de origem dos músculos vasto lateral e medial.
Aqui, o vasto intermédio se origina na parte anterior do fêmur. Ah, tá bom, tá aqui. A gente tem a cabeça curta do bíceps se originando também no fêmur. Cabeça longa não, só semitendinoso, não semimembranoso, não. Tá bom, então aqui vocês vão ver. Deixa eu tirar os músculos que vão passar direto, só para vocês verem os que ficam inseridos agora na linha áspera.
Olha que os adutores: adutor magno, adutor longo, adutor curto e pectíneo. Então, estão aqui os músculos adutores. Perceba que eles se estendem basicamente do púbis, exceto o adutor magno, que se estende da tuberosidade isquiática. E aí eles vão se inserir aqui na linha áspera. Então, olha a linha áspera servindo de ponto de inserção desses músculos.
Se você quer saber para que que serve esse buraco aqui, que tem no adutor magno, que eu ia traduzir, vai lá e eu adutor magno, você vai ver as estruturas que atravessam esse adutor. Então, é a produtora uma estrutura importantíssima para passagem, principalmente de estruturas vasculares aí. Tá bom, então aí a todo todo aqui. Então, vocês percebem que a maior parte dos músculos adutores fica inserido aqui na linha áspera.
E aqui, lembra daquele tubérculo adutor? Aquele tubérculo adutor vai ser o ponto de inserção dessa parte do músculo adutor magno. Tá bom, se eu tirar os adutores, vocês já viram todos esses músculos aí que ficam ali originados ou inseridos naquela região.
Aqui, a gente tem o músculo glúteo máximo. Vocês viram que a continuidade da linha áspera forma a tuberosidade glútea. Então, essa tuberosidade glútea do fêmur é um dos pontos de inserção do músculo glúteo máximo.
E aqui, estão aqueles músculos profundos do quadril que ficam inseridos no trocanter maior e também na crista intertrocantérica. Olha aqui, a gente tem aqui os músculos gluteus mínimo e médio. Vocês estão vendo que eles estão indo aqui para o trocanter maior. Então, o trocanter maior é um baita de um braço de alavanca para esses músculos glúteo médio e mínimo. Aí é que estão músculos mais profundos.
Então, vocês têm o músculo piriforme, gêmeo superior, obturador interno, gêmeo inferior e o músculo quadrado da coxa. Percebam que eles se estendem pelo trocanter maior. E esses outros músculos ficam inseridos aqui naquela crista intertrocantérica. Tá vendo porque que existe a crista intertrocantérica? Ela existe para inserção desses músculos aí.
E aí, eu tenho aqui mais profundamente o músculo obturador externo. Ele fica aqui, se estende também até a crista intertrocantérica. Aqui, temos os músculos que ficam nessa região.
E lá no trocanter menor do fêmur, a gente vai ter a inserção do famoso músculo iliopsoas. Então, a junção do ilíaco com o psoas maior, eles vão se inserir aqui no trocanter menor do fêmur. Então, o trocanter menor do fêmur é o ponto de inserção do músculo iliopsoas.
E aqui, eu tenho mais profundamente o músculo poplíteo. Ele fica aqui, se estende também na crista intertrocantérica lateral. Isso aqui é o músculo poplíteo. Tá bom, então é mais um músculo originado aqui no fêmur.
O último, só tirando o poplíteo, vocês não veem mais nenhum músculo, nem é originado, nem é inserido aí no fêmur.
Fonte: MÚSCULOS DO FÊMUR: HOJE VOCÊ VAI APRENDER! por Anatomia Fácil com Rogério Gozzi