Pular para o conteúdo

Aprenda Química Analítica: Tudo sobre ácidos e bases (Módulo 2)

  • por
  • posts

Olá pessoal, sou o professor Antonio, mas podem me chamar de professor Toni. Sejam muito bem-vindos à universidade. Sou um químico e tenho o maior canal aqui no YouTube voltado para a área de graduação em química. Além desse canal, tenho uma plataforma de cursos que tem como objetivo simular o que ensinava em um curso de graduação em química de uma universidade federal.

Aqui no canal temos várias playlists, uma para cada disciplina, como química geral, química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica. Estou disponibilizando a primeira aula de cada módulo dos cursos, então vocês podem ter uma ideia de como é a minha didática e como trabalho com os assuntos. Caso tenham interesse em se aprofundar no estudo da química analítica, por exemplo, podem se inscrever no curso completo.

Para acessar os cursos, basta pesquisar no Google por “Universidade A Químika”. Lá vocês encontrarão diversos cursos e poderão fazer a sua assinatura.

No segundo módulo do curso de química analítica, vamos estudar o equilíbrio ácido-base. Inicialmente, veremos o equilíbrio entre ácidos e bases monopróticos, ou seja, aqueles compostos que possuem um hidrogênio ionizável ou uma base que pode abstrair um próton. Em seguida, estudaremos ácidos e bases polipróticos e sistemas tampão.

O estudo de ácidos e bases é fundamental para qualquer aluno de química, pois muitas reações dependem do pH e técnicas analíticas e espectroscópicas são baseadas nesses princípios. Por exemplo, técnicas como cromatografia e eletroforese dependem do pH para separar substâncias.

Um exemplo simples é o cálculo do pH de uma solução de HBr, que é um ácido forte. Se tivermos uma solução de HBr 0,1 mol/L, consideramos que todo o HBr se ioniza em H3O+, então a concentração de H3O+ é igual a 0,1 mol/L. Assim, o pH será igual a -log(0,1), resultando em pH 1.

Outro exemplo é o cálculo do pH de uma solução de NaOH, que é uma base forte. Para cada mol de NaOH, temos um mol de OH. Portanto, a concentração de OH em uma solução 0,1 mol/L de NaOH será 0,1 mol/L. Usando a constante de autoionização da água (Kw) que é igual a 10-14, podemos determinar o pH como -log(0,1), resultando em pH 13.

Esses são exemplos simples e há outros fatores a serem considerados, como o coeficiente de atividade, mas é importante entender como calcular o pH de soluções ácidas e básicas.

Espero que tenham gostado do vídeo. Não se esqueçam de deixar o seu like, compartilhar o vídeo e, se estiverem interessados em se aprofundar no estudo da química analítica, se inscrevam no curso completo. Qualquer dúvida, deixem nos comentários ou enviem um e-mail para mim.

Fonte: Tudo Sobre Química Analítica – Ácidos e Bases (Módulo 2) por Universidade da Química