Pular para o conteúdo

Apraxia de fala na infância: relatório fonoudiológico da USP sobre a falta de fala do meu filho

  • por
  • posts

Olá pessoal, para quem não me conhece, meu nome é Juliana. Eu tenho um filho de 3 anos e 8 meses que ainda não fala, e estou aqui para recomeçar. Aqui no canal tem muitos vídeos que eu fiz desde que comecei a colocar o cenário na frente, mas já faz um ano mais ou menos que eu coloquei a ajuda. Desde então, nós estamos atrás de descobrir por que razão ele não fala até hoje.

Quem já sabe, eu fui para Bauru há 43 meses atrás para fazer uma investigação do Jorge, mesmo ele tendo fono aqui na minha cidade. Eu fui fazer mais investigações e fui lá na universidade da USP em Bauru, onde está linkado aqui um vídeo que eu fui lá e ele fez audometria e fez o PET para ver se ele tinha algum défice auditivo.

No momento, a gente não tinha ainda certeza do diagnóstico dele e a princípio eles tinham descartado a apraxia de fala nele, ou seja, que ele fizesse o tratamento. Não tinha sido descartada a hipótese antes. Chegou o relatório para gente, foi feito uma videoconferência por Skype. O telefone passou as informações e até pediu desculpas pela demora nesse relatório, que ele foi longo, há três meses.

Mas ela falou que ela precisou desse tempo, eles tinham todos os compromissos que ela tinha para poder finalizar o relatório. E aqui foi usado vários instrumentos para chegar a essa conclusão, inventário de comportamentos motores, de apraxia, é um pacote de avaliação de um possível desenvolvimento de linguagem dele, de observação do comportamento cognitivo, se já tá também como que a fala do jovem é mental, já vi fador não produtivo, que foi pênalti, assim. Ele faz três dias de testes de vocabulário por imagem.

Ele fez também avaliação de fisioterapia, para ver toda a parte motora e motor. A informação que ela passou pra gente é que a irmã dela falou que o Jorge tem apraxia global. Então, além da fala, ele tem uma práxis, nenhum movimento motor. Que é isso, ela colocou como sugerido, tá? Ela colocou como sugerido e pode ser, mas ela colocou como sugerido. Isso um comportamento que pode sugerir a apraxia de fala e impotência, que é o que ela sugeriu. A gente vai continuar, é um tratamento que também é diagnóstico de praxisia. Vai-se investigar para poder finalizar esse diagnóstico que foi sugerido.

Então, a princípio, o Jorge tem agora que se ele não fala. Eu tô aqui na minha cidade correndo para ver se tem alguém que seja especialista nesse diagnóstico. A fono dele não é especialista. Então, a gente já passou o contato dela pros fundo do lado de Bauru, que ela já tá orientando a fono do Jorge. Porém, a gente ainda está na busca.

Nós não queremos fazer uma terapia que foi a neta Tai. Já fui pra lá uma vez, mas pra eu ir toda semana fica muito caro mesmo. Estou terminando aqui, tá? Eu quero fazer só uma terapia por semana. Eu vou marcar o popular de terapia pra ele. Eu me sinto correndo contra o tempo agora, porque praticamente fez um ano de terapia, e se ele tem a apraxia, estou em busca disso. Então, não sei se ele tem realmente, se teve alguma ajuda pra ele até hoje. Então, a gente fica assim, confuso, chateado, mil coisas passando na cabeça.

E eu tô atrás disso aqui na cidade do lado, eu fiquei sabendo que tem uma fono que diz que é especialista em apraxia, porque o problema do site do Abradabra é a fala, o diagnóstico de apraxia. Então, tô entrando em contato com ela, já tentei hoje, mas só até amanhã para ver se eu consigo contato com ela. E quero começar, se der certo, essa semana começar a terapia dele.

E eu quero se alguém tiver sugestão também de atendimento pelo SUS pra crianças aqui em São Paulo. Me dá uma dica, deixa pra mim nos comentários, por favor. Eu quero agradecer todo mundo que está me acompanhando, que está deixando sugestões pra mim, graças a todo esse apoio. Eu não deixei de buscar informações e saber mais. Eu sou apenas uma mãe que está em busca de Deus ajudar o meu filho para que meu filho possa falar.

O próximo vídeo que eu vou deixar pra vocês é sobre o aplicativo ElsieNow, parece que a gente baixou e tem uma ajuda aí pra fazer um tratamento alternativo para as crianças. Eu vou deixar um vídeo pra vocês também que meu marido estava praticando o Jorge. E é isso aí, pessoal. Eu já deixei um beijo pra mim. Quem puder me ajudar, deixa nos comentários quando eu posso achar mais informações sobre a apraxia. E continuamos acompanhando aí, que estamos nessa correria.

Hoje está aqui com ele, ele vai falar assim. Fala assim, Jorge. Nossa pessoal, fala pessoal. Oi, tudo bem? Um beijo, tchau, tchau. Tá? Até o próximo vídeo. Tchau, tchau.

Fonte: APRAXIA de fala na infância! Saiu relátorio fonoudiologico da USP – Meu filho ainda não Fala! por A Nossa Família por Jorge Davi