Pular para o conteúdo

Apneia do sono: entenda os sintomas, tipos e tratamento

  • por
  • posts

Olá, eu sou Amar. Se você não assistiu o vídeo de hoje, eu trago um esclarecimento sobre apneia do sono. As informações contidas nesse vídeo não pretendem substituir a consulta médica. Esses vídeos trazem somente informações para fins estritamente educativos. Se você está em busca de mais informações e conhecimento, eu te convido a se inscrever aqui no canal e ativar o sininho de notificações, pois todas as semanas eu trago conteúdos novos para ajudar na sua formação e desenvolvimento da sua carreira.

E aí, o que é apneia do sono? Apneia do sono é conhecida como síndrome da apneia obstrutiva do sono. Afeta até trinta por cento da população mundial e é uma doença em que as vias aéreas de uma pessoa ficam obstruídas parcial ou totalmente por alguns períodos enquanto a pessoa dorme. O termo apneia significa a interrupção completa da passagem do ar em um indivíduo adulto por pelo menos 10 segundos.

Existem três tipos de apneia do sono:

  1. Apneia obstrutiva do sono: ocorre pela obstrução das vias respiratórias pelo relaxamento excessivo da musculatura ou estreitamento devido às estruturas anatômicas.
  2. Apneia central do sono: é uma consequência de alguma lesão de AVC ou tumores no cérebro, por exemplo, nos quais a região do cérebro responsável pela regulação do sono foi afetada.
  3. Apneia mista: como existe tanta presença de apneia obstrutiva do sono, a apneia central do sono é bastante rara.

Entre as principais causas de apneia do sono, podemos citar amígdalas e adenoides de tamanho grande, sobrepeso, obesidade, formato de cabeça e pescoço que dificultam a passagem do ar. Os sintomas de pessoas com apneia do sono incluem ronco e sono durante o dia. A qualidade do sono de um indivíduo com apneia do sono é bastante ruim, mas outros sintomas também podem estar presentes, como despertar agitado com sensação de sufocamento, dor na garganta, boca seca, dores de cabeça frequentes, dificuldade de concentração, irritabilidade e impotência sexual.

O diagnóstico da apneia do sono deve ser feito através de um exame chamado polissonografia do sono. Nesse exame, o paciente vai a alguma clínica especializada e tem o seu sono monitorizado por eletrodos enquanto dorme. Assim, o médico especializado poderá analisar qual é o sono do paciente e se esse paciente apresenta apneia do sono ou não.

O tratamento para apneia do sono é inicialmente baseado em mudanças de hábitos e estilos de vida. Para começar, no caso de pacientes obesos, é recomendada a perda de peso. Somente com a perda de peso, muitos pacientes apresentam grande melhora. Quando o paciente tem boa aderência ao tratamento, os sintomas de apneia melhoram consideravelmente. Outros hábitos, como o consumo de bebidas alcoólicas e refeições pesadas antes de dormir, também devem ser alterados na vida do paciente. Além disso, a posição em que se dorme também pode influenciar na doença. Assim, para pacientes com apneia, é sempre recomendado dormir de lado ou de bruços.

Como tratamento conservador não surge efeito, existem outras opções de tratamento que podem ser boas opções:

  • CPAP (pressão positiva contínua das vias aéreas): representa um pequeno aparelho compressor considerado o padrão-ouro para o tratamento da apneia obstrutiva do sono. É recomendado quando as alterações da rotina dos pacientes não surtem efeito. O aparelho contém uma máscara que faz com que o oxigênio seja direcionado para os pulmões.
  • Remoção cirúrgica de amígdalas e adenoides: quando essas estruturas são grandes e acabam obstruindo a passagem de ar.
  • Tratamento ortodôntico/ortopédico: quando a mandíbula está muito retraída e o paciente é respirador bucal, a tendência é que a pessoa desenvolva apneia do sono. Assim, um ortodontista, como profissional que faz ortopedia funcional dos maxilares, poderá compor um tratamento para melhorar a oclusão do paciente. É importante também tratar os respiradores bucais, ou seja, as pessoas que têm o hábito de respirar pelo nariz, mas somente pela boca. Para esses pacientes, a atuação conjunta com o fonoaudiólogo pode auxiliar a melhorar a respiração através de exercícios específicos. Além disso, placas orais podem auxiliar nesse tratamento, conforme o caso e conforme a recomendação do cirurgião dentista.

A falta de oxigênio durante o sono pode trazer complicações, embora parada cardiorrespiratória causada pela apneia do sono seja rara. Pessoas com esse distúrbio têm maiores chances de desenvolverem alguns problemas de saúde a longo prazo, como hipertensão, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, depressão e infarto. Daí a importância de tratar adequadamente o problema.

A prevenção da apneia do sono é importante para reduzir as chances de desenvolver problemas de saúde no futuro, bem como melhorar a qualidade do sono. Portanto, algumas medidas ajudam a prevenir o problema:

  • Mantenha-se dentro do peso ideal para sua idade e altura.
  • Evite alimentos de digestão difícil à noite, optando por uma alimentação mais leve.
  • Pare de fumar e não consuma bebidas alcoólicas.
  • Não durma de barriga para cima. Caso você ronque enquanto dorme, procure um profissional para te ajudar nisso.

Lembrando que temos aqui no canal uma playlist completa falando sobre várias doenças. Se quiser aumentar o seu conhecimento, eu vou deixar o link aqui na descrição. E se você chegou até aqui, deixa o seu like no vídeo, pois ajuda muito o meu trabalho, e assim eu continuo trazendo mais conteúdos. Eu espero você no próximo vídeo. Até lá!

Fonte: APNÉIA DO SONO – O que é, Sintomas, Tipos e Tratamento por Enfermagem Florence

Marcações: