Pular para o conteúdo

Apneia do sono e refluxo: Entenda a relação entre esses problemas de saúde.

  • por
  • posts

Olá, tudo bem? Se você quer saber mais sobre refluxo gastroesofágico e apneia do sono, fica até o final dos vídeos que iremos falar a relação sobre isso.

Olá, o meu nome é Dr. Willian Rezende do Carros, o médico neurologista, fundador da Clínica Regenerados, e no meu canal fala sobre Neurologia Geral, do Sono, Parkinson, emoções, e toda semana temos o “Neurônio”, no qual trazemos as últimas novidades do mundo da Neurologia para o conhecimento de todos. Se você quiser receber a notificação de novos vídeos, se inscreva no canal e clique no sininho, que iremos te avisar.

A apneia do sono já é extremamente conhecida e sabe-se que é extremamente prevalente. No estudo Apps-ONU, foi percebido/pode ser detectado apenas o som em trinta por cento da população dos paulistanos. Isso significa que em muita gente tem pessoas que têm a apneia e leve, moderada e grave, tem diferentes graduações. Tem pessoas que sempre né eleve, não percebe nada, mas tem pessoas têm/tempos é grave e tem muita repercussão.

E tem uma grande associação que quem tem apneia percebe, quem trabalha com/ em cima do sono percebe isso no dia a dia, que é a associação de apneia do sono e refluxo gastroesofágico. Existe um estudo que mostrou que, em um estudo prospectivo, que é das pessoas que têm apneia do sono, especialmente moderada a grave, tem sessenta por cento mais refluxo gastroesofágico em relação a pessoas que não tem apneia do sono. Isso foi demonstrada essa relação de forma muito intensa.

E quanto maior o nível de sonolência durante o dia, quanto maior o IMC, ou seja, mais gordinho, e se a pessoa for do sexo feminino, maior essa relação. Maior a porcentagem de pessoas que têm apneia do sono que tenham sonolência diurna, que são mais gordinhos, esses pensamentos for do sexo feminino, maior é a correlação, a comorbidade de refluxo gastroesofágico.

Ainda não se sabe se é uma relação causal, ou seja, a pessoa que nunca teve refluxo gastroesofágico, ela desenvolve (aqui na y) e ao desenvolver apneia do sono, ela vai desenvolver refluxo gastroesofágico. Isso ainda não temos esse estudo porque é um estudo populacional e é difícil de ser desenhado, demora para ser acompanhar. Mas percebe-se que pessoas que têm apneia do sono e refluxo gastroesofágico, quando ela para de ter apneia do sono, o sintoma/do refluxo gastroesofágico melhora, é mais fácil tratar o refluxo gastroesofágico.

Quando a pessoa tem o tratamento da apneia do sono, caso ela tenha a apneia do sono moderada a grave. E aí, você que tem apneia do sono, vive (dando) aquela (roncando) e (faltando) aquele ar de noite. Se você também tem refluxo gastroesofágico, ou se você tem refluxo gastroesofágico e não sabe de onde, se escreve nos nossos comentários, diga a sua opinião e diga aí:

Você tem refluxo? E tá faltando o ar de noite ainda e é plenamente tratado. Temos um estudo muito grande que mostrou essa correlação e mostrou também que o tratamento é possível. Se você tratar quem tem apneia do sono, grave, melhora também o refluxo gastroesofágico.

E tem um porque, existe uma fisiopatologia, existe uma explicação, mas essa explicação apesar de ter uma explicação teórica, ainda não temos a demonstração de causa. A explicação é simples, o que se a pessoa (ou) tapa a respiração; que quando a pessoa tem a apneia do sono, ela tenta respirar, mas não entendeu o “até” obstruído. Eu sou/tapa o nariz e a garganta, tento fazer o esforço de respirar, ou seja, ali, expande o tórax, ela desce o diafragma, queria uma pressão negativa no tórax para tentar puxar o ar, mas não veio o ar.

Aí, vamos, vê o ar, o esôfago, ele também está nessa pressão negativa e aumenta, como se fosse um canudinho. Os ofosse, um canudo ligado no ponto, onde está cheio de ácido pelo estômago. Isso eu queria a pressão negativa no esôfago igual, você cria uma pressão negativa, nunca pudim de/restaurante, puxa o conteúdo gástrico para cima. Principalmente se o conteúdo abdominal se a pressão do abdômen for maior, (a) pressão nesse a pessoa obesa, se a pessoa é obesa, o conteúdo da barriga dela já é grande e já existe uma pressão intra-abdominal. Grande pela (pro) fato de ter muita gordura lá dele, a barriga.

E se tem muita gordura da barriga, isso já pressão o (pergunta) estômago por si só. E se você tá apertando em baixo e tá (puxando) em cima, a chance de subir é muito grande. Além de que, o próprio a própria apneia do sono modifica a motilidade do tubo digestivo. E mudando a motilidade, normalmente, que é de empurrar para baixo o conteúdo, às vezes pode ter uma paresia (ou) uma paralisia do objetivo e essa paralisia (facilita) o retorno.

Porque tem uma, temos uma válvula que fica entre o estômago e o esôfago, a válvula Cardia. Que ela se mantém fechada, ela impede o refluxo, por está é que muitos acreditam que essa válvula, ela fique ou funcionada. Por ela ficar (dizendo que) funcionado, se abriu a válvula, criou a pressão negativa, tem (a) pressão positiva no abdômen, pronto tá empurrando líquido de baixo para cima.

E vá/vamos, pelo incrível que parece, ainda tem o refluxo do parque retroalimentação Apneia do Sono. Claro, o que chega mais acidez aqui, na faringe e na região da laringe. Se isso aumenta o edema dessa região e aumentando o edema dessa região, fica mais fácil de ficar obstruído. Se toda noite tem um pouquinho de ácido lá, irritando a região da faringe, da laringe, isso fica o tecido fica mais inflamado, fica mais edemaciado e é mais fácil para fechar.

É mais fácil ter apneia do sono, ou seja, uma doença retroalimenta a outra. E você quer ficar livre de ambas? Trate tanto o refluxo quanto a apneia do sono. É possível tratar, vá no médico do sono e trate corretamente.

Você gostou do nosso vídeo? Dê aquele “like”, se inscreva no nosso canal, compartilhe o vídeo e veja outros vídeos no canal referente ao tema. E compartilhe, compartilhe conhecimento, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos. Abraços!

Fonte: Relação Entre Apneia do Sono e Refluxo por Regenerati – Dr. Willian Rezende