Pular para o conteúdo

Ansiedade Generalizada versus Pânico: entenda as diferenças • Psicologia • Casule Saúde e Bem-estar

  • por
  • posts

Transtornos de Ansiedade: TAG e Transtorno do Pânico

Olá! Hoje nós estamos aqui para falar de dois transtornos de ansiedade específicos: Transtorno de Ansiedade Generalizada, também chamado de TAG, e Transtorno do Pânico. Você sabe qual é a diferença entre esses dois?

Olá! Eu sou Cristiane Chuva, uma psicóloga na clínica Caso Lhe, e hoje nós vamos falar um pouquinho sobre TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e sobre o Transtorno do Pânico.

Você sabia que existe uma diferença entre eles?

Pois é! É muito comum que pessoas que tenham TAG também já tenham tido alguns episódios, alguns ataques, algumas crises de pânico. E é muito comum que pessoas que tenham Transtorno do Pânico também sejam vítimas do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Mas o que são esses transtornos? No que eles consistem? Quais são os principais sintomas? Vamos falar um pouquinho sobre TAG.

O TAG é um transtorno de ansiedade onde a ansiedade já está crônica, ou seja, a pessoa já carrega o TAG nessa ansiedade e mantém esse estado de tensão e apreensão de preocupação ao longo da vida, por algum tempo. Na verdade, a gente tem que falar de pelo menos seis meses com esses sintomas para que a gente fale de um Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Falando um pouquinho sobre os principais sintomas do TAG, temos uma preocupação excessiva, exagerada. Um estado de inquietação, dificuldade ou incapacidade de relaxar, de desligar, de estar fora dos problemas cotidianos. São pessoas que ficam com uma preocupação excessiva exatamente com esses problemas mais triviais. Por exemplo, com relação a contas a pagar, dinheiro, problemas familiares, possíveis problemas de saúde. A pessoa está sempre preocupada com algum problema que é dela própria, de algum parente ou familiar muito próximo, ou até de pessoas terceiras que não necessariamente têm ligação direta com ela. Uma das grandes queixas do TAG é que no final do dia a pessoa está exausta, sem energia, porque, como eu disse, ela fica inquieta, tensa e preocupada durante todo o dia. Muitas vezes têm uma aceleração do pensamento, ou seja, o pensamento não para. Mesmo que a pessoa por fora, ou seja, aparentando que está muito calma, muito tranquila, por dentro há um turbilhão de pensamentos, de sentimentos de preocupação. Um monte de “e se”, “isso”, “aquilo”. Então, chega no final do dia, a pessoa está muito cansada. Essas são as principais características de um Transtorno de Ansiedade Generalizada.

O Pânico, que é o Transtorno do Pânico, se caracteriza por um conjunto de sintomas físicos, psíquicos e comportamentais que acontecem ao mesmo tempo, levando a pessoa a ter uma crise muito intensa de ansiedade. Essa crise tem que estar acompanhada por um medo de morrer, um medo de perder o controle ou um medo de enlouquecer. Os principais sintomas do ataque de pânico são taquicardia (aceleração do coração), palpitações, sudorese e sensação de desmaio, queimação, sufocação, dificuldade de relaxar, pensamentos de que vai desmaiar ou enlouquecer. Esses são os principais sintomas físicos e psíquicos que o Transtorno do Pânico pode causar.

Então, deu pra começar a entender a diferença entre esses dois transtornos? A principal diferença entre esses dois transtornos é a intensidade. O TAG é menos intenso e mais persistente, mais duradouro, mais crônico. O Transtorno do Pânico é muito intenso. A pessoa passa por uma crise extremamente intensa, mas ela tem uma duração, normalmente, de aproximadamente 15 a 30 minutos.

Nos dois transtornos, há uma sensação de exaustão. Como eu já disse, no TAG geralmente no final do dia. E no Transtorno do Pânico, geralmente, depois de uma crise de pânico. Nos dois transtornos há muito gasto de energia, há muita preocupação, há muito medo. No TAG, a pessoa está sempre em estado de alerta, sempre com medo que alguma coisa aconteça, que alguma coisa ruim vá acontecer. Se uma pessoa está planejando alguma coisa, ela já planeja também os problemas que ela pode ter e possíveis soluções para aqueles problemas. E ela sempre se pergunta se ela será capaz de resolver esses problemas que ela própria criou na cabeça.

A pessoa com Transtorno do Pânico tem muito medo de ter uma próxima crise. Como as crises são extremamente desconfortáveis, desesperadoras, porque é literalmente uma sensação de iminência de morte ou de enlouquecimento, a pessoa que acaba de passar por um ataque de pânico tem muito medo de passar por um ataque de pânico novamente.

Espero que tenha sido compreensível a diferença entre esses dois transtornos. No nosso canal, tem dois vídeos: um vídeo específico sobre Transtorno do Pânico e um vídeo específico sobre TAG. Então, se você quiser saber mais, passe lá no nosso canal. A gente preparou com muito carinho os vídeos pra você. Estamos super abertos às sugestões, aos comentários, às críticas, porque o nosso propósito é sempre vê-lo bem. Muito obrigado pela companhia. Te vejo no próximo vídeo.

Fonte: Diferenças entre Ansiedade Generalizada (TAG) e Pânico • Psicologia • Casule Saúde e Bem-estar por Casule