Pular para o conteúdo

Anatomia dos músculos abdominais: guia completo

  • por
  • posts

Músculos da Região Abdominal

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre os músculos da região abdominal.

Músculo Reto Abdominal

O músculo reto abdominal é um músculo poligástrico que possui vários ventres musculares separados por intersecções tendíneas. Sua origem é no osso púbis e sua inserção é no processo xifóide do osso esterno e nas cartilagens costais da 5ª à 7ª costela. Sua ação inclui a flexão do tronco, compressão do abdômen e auxílio na inspiração forçada.

Músculo Piramidal

O músculo piramidal é um músculo pequeno e triangular que se encontra próximo ao osso púbis. Sua origem é no osso púbis e sua inserção é na linha Alba. Sua ação consiste em tensionar a linha Alba.

Músculo Oblíquo Externo do Abdômen

O músculo oblíquo externo do abdômen, como o próprio nome sugere, é o músculo mais superficial da região abdominal. Suas fibras possuem um sentido oblíquo descendente, ou seja, “mão no bolso”. Sua origem vai da 5ª à 12ª costela e sua inserção ocorre na crista ilíaca e na bainha do músculo reto abdominal. Sua ação inclui a compressão do abdômen, flexão do tronco e rotação do tronco para o lado oposto ao qual está localizado. Ele também auxilia na inspiração forçada.

Músculo Oblíquo Interno do Abdômen

O músculo oblíquo interno do abdômen possui fibras com sentido contrário ao do oblíquo externo. Suas fibras são ascendentes, ou seja, vão da lateral para a região medial. Sua origem é na crista ilíaca, na fáscia toracolombar e nos dois terços laterais do ligamento inguinal. Sua inserção ocorre nas bordas inferiores das três últimas costelas e na linha Alba. Sua ação consiste em comprimir o abdômen, flexionar e rodar o tronco para o mesmo sentido ao qual está localizado. Ele também auxilia na inspiração forçada.

Músculo Transverso do Abdômen

O músculo transverso do abdômen é o mais profundo de todos os músculos abdominais. Suas fibras são horizontais, ou seja, têm um sentido transversal. Sua origem ocorre na face interna das últimas seis cartilagens costais, na crista ilíaca e no ligamento inguinal. Sua inserção é na linha Alba. Sua ação consiste em contrair e tensionar a parede abdominal, promovendo a compressão abdominal.

Esses são os principais músculos da região abdominal. Eles desempenham um papel importante na estabilidade e proteção dessa região, assim como na estabilidade da coluna lombar. Espero que tenham gostado dessa aula! Se tiverem mais dúvidas ou quiserem aprender sobre outros músculos, deixem nos comentários. Fiquem bem e até a próxima!

Fonte: Músculos ABDOMINAIS | Anatomia etc por Anatomia e etc. com Natalia Reinecke