Pular para o conteúdo

Anatomia da mandíbula: conhecendo a estrutura óssea da cabeça e pescoço

  • por
  • posts

Aula sobre o osso da mandíbula

A bola dentista tudo bom essa hora que você vai assistir agora é uma aula que eu trouxe direto do a carne dentes desucesso de forma gratuita aqui para você conhecer como são as aulas da plataforma por dentro. Então não esquece, se você gostar, deixa aqui nos comentários falando que você gostou e não esquece de curtir. Bora lá!

Oi Letícia, tudo bom? Hoje a gente vai estudar aqui o nosso último módulo, o viscerocrânio, e dessa vez a gente vai se dedicar ao osso da mandíbula. Esse osso é muito importante para quem é da odontologia ou que trabalha na região do terço inferior da Face. Então vamos lá!

O osso da mandíbula, primeiramente, é um osso longo, e é esse que está destacado aqui em verde. Aqui no desenho, a gente consegue ver algumas estruturas principais do osso da mandíbula. Vamos estudar cada uma delas pela visão anterior (de frente), pela visão lateral e também pela visão interna (de dentro do osso).

Pela visão anterior, a gente consegue observar algumas estruturas anatômicas do osso da mandíbula. A região mais superior é conhecida como corpo da mandíbula. Já a região logo acima do corpo é chamada de ramo da mandíbula. Na junção dessas duas partes, temos o ângulo da mandíbula, do lado direito e esquerdo. Logo abaixo do corpo da mandíbula, temos o processo alveolar, onde ficam os dentes. Além disso, podemos observar a linha oblíqua, que é uma linha oblíqua presente em algumas regiões do osso.

Pela visão lateral, podemos observar as mesmas estruturas anatômicas mencionadas anteriormente, porém em uma perspectiva diferente. Além disso, podemos ver o forame da mandíbula, também conhecido como forame mandibular, por onde passa o feixe vásculo-nervoso mandibular, responsável por nutrir os dentes e outras estruturas da mandíbula. Também observamos o sulco milo-hióideo, onde se insere o músculo milo-hióideo, responsável pela movimentação da língua.

Pela visão posterior, podemos novamente ver as mesmas estruturas anatômicas mencionadas anteriormente. Além disso, vemos as espinhas genianas, que são pequenas saliências presentes no osso da mandíbula e onde se insere o músculo digástrico. Também podemos observar a fossa submandibular e a fossa sublingual, onde se inserem as glândulas submandibulares e sublinguais, respectivamente.

E assim terminamos o estudo do osso da mandíbula. Espero que você tenha gostado dessa aula. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que eu estarei lá para responder. Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sininho para não perder nenhuma aula. Fique com Deus e bons estudos!

Fonte: Osso Mandíbula | ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO por Dentista de Sucesso