Pular para o conteúdo

Anatomia da Aorta: Arco da Aorta, Aorta Torácica e Aorta Abdominal – Guia Completo

  • por
  • posts

Anatomia da Aorta

Olá, pessoal do Facebook, tudo bom com vocês? Eu sou o Cleverson e hoje vamos ter mais uma aula diferente sobre anatomia. Essa aqui é uma playlist com vários vídeos gratuitos sobre anatomia para você. Para encontrar todos os vídeos, é só clicar no quadradinho que aparece no final deste vídeo e você terá acesso a todos os vídeos da playlist sobre anatomia gratuita. Além disso, eu convido você a fazer parte da nossa comunidade. É só clicar no botão vermelhinho abaixo do vídeo para se inscrever no canal. Assim, você receberá os vídeos novos de anatomia, fisiologia e partes clínicas da saúde de segunda a sexta-feira. Seja muito bem-vindo e vamos falar sobre anatomia da aorta!

O que é a Aorta?

A aorta é um vaso de grande calibre e uma artéria de muita importância no nosso corpo. Ela se inicia diretamente do coração, saindo do ventrículo esquerdo com muita pressão. Essa artéria é como se fosse uma via central que distribui vários vasos sanguíneos importantes para todo o corpo. A aorta possui diversas porções e vasos que saem dela, sendo os primeiros ramos as artérias coronárias, que irrigam o próprio coração. Logo em seguida, a aorta forma um arco aórtico e, em seguida, desce, formando a aorta descendente.

Ramos da Aorta

No arco aórtico, encontramos o tronco braquiocefálico, que se divide em carótida comum direita e subclávia direita, e o tronco braquiocefálico em si sai do arco da aorta. Já a carótida comum esquerda e a subclávia esquerda saem diretamente da aorta. Após o arco aórtico, temos a aorta descendente, que passa pelo diafragma, tornando-se aorta abdominal.

Na aorta abdominal, saem vasos muito importantes que irrigam as vísceras abdominais. Entre eles, destacam-se as artérias frênicas, tronco celíaco (que dá origem à artéria gástrica esquerda, hepática comum e artéria esplênica), artérias renais e gonadais. A aorta abdominal também dá origem a outras artérias, como a mesentérica superior (que irriga o estômago, duodeno, pâncreas e baço), artérias cólicas e artérias mesentéricas inferiores.

A aorta abdominal se bifurca em artérias ilíacas comuns, que se dividem em artérias ilíacas externas e internas.

Conclusão

Essa foi uma aula resumida sobre a anatomia da aorta, destacando os principais ramos que saem dela. É importante entender a irrigação sanguínea dos órgãos e sistemas do corpo. Espero ter ajudado vocês com esse conteúdo. Se inscreva no canal para ficar por dentro das próximas aulas e vídeos. Até a próxima!

Fonte: ANATOMIA DA AORTA (ARCO DA AORTA, AORTA TORÁCICA E AORTA ABDOMINAL) ANATOMIA COMPLETA DA AORTA por Facilitando a Medicina