Pular para o conteúdo

Alzheimer: a comoção de Fran e suas bonecas.

  • por
  • posts

E aí?

Oi! Oi amor, você tá conversando com a sua filhinha. Você tá brincando com a sua bonequinha? Ela fala, fala com ele. É esse aí quem ela? Essa aí, quem é? Ela fala? Ela não fala? Não, não, não, não. Não, mãe, não! Boné, ó. É boa? É boa! É uma bonequinha, não é?

O que é sua é dela, é dela da sua mãe. Fala, fala! Ela falou? Foi ela que falou? Olha aí! Olha! Catarro, ela falou. Com a tarde, erra a regra do pé do Pedro. É raiva? É?

Oi, eu vi você, muito bonito! É muito bonito pelo papo com o Papa. Gosta do Rio? E a roda dança, manchado do Milho. Comigo, para ficar massa, tá certo? Ficar em casa? Minha mãe, meu papai me chamou agora. Qual? Qual é o nome dela?

E aí? O marido estava feito? É bonito, para caramba! Até morrendo… mãe! Olha, olha aqui, a mamãe. Olha, olha só! Oi filhinho, você ganhou de presente. Mamãe! Ai, olha! Mina Teka, gente! Mimos de crochê. Olha que coisa linda! Francisco que ganhou. Olha que gracinha, para a Francisquinha, com carinho da Mariana. Eu queria pegar o meu papel. E aqui, olha que bonita, é bonita aqui, babá. Olha!

É bonitinho, né amiguinhas? Agora são duas. Duas? Olha, é igualzinha viu. Ela é bonita, né? É muito bonita. Eai, que gracinha. Viu, mamãe? Você gostou, ó? Agente, olha que Capricho. Entrei lá no Instagram dela, da Mariana. @deixa eu ver aqui, qual é mesmo? A Teca. Muito fofo! Ensinando a fazer as bonequinhas de crochê. Ela fez essa miniatura. Foi, foi, foi… ela não queria mais. Não fui, mamãe.

Nossa, você tá tão quietinha aí. Ai, que gracinha, né? É muito linda. Se você já lanchou? Eu não, não. Minha nossa! Toda? Toda cara? É mesmo mãe? Olha a roda conta né. Se gostou a roupa igualzinha a gente. Olha que bonitinho! É muito capricho. Né, se você tá aí, toda linda. De casaquinho, toda arrumadinha. Seu amorzinho, Francisquinha.

Sabia que você é docinho? E é uma doce sobrinha, né viu gente? É um dia de cada vez. Tem dia que tá braba, tem dia que tá boazinha. Que hora é a melhor. É deixa eu ver, abre aí. Aparece aqui também, assim ó. Ela tá mostrando as coisas dela. Ela gosta de mostrar aqui ó. Não pode ter nada, nada, nada, esse aqui. Ela ainda não aqui de um espelho. Agora não tem mais, porque de madrugada ela estranhava o espelho. Brigava com espelho né, mamãe? Agora tem um espírito santo né, mamãe? É o Espírito Santo aqui, teu espírito santo aqui óaquie tenho os cupidinho Sally. Que ela diz que é índio. Sabe por quê que ela diz que é índio? Por causa da flecha gente! E ela é boba, não? Ainda faz as conexões dela né, mamãe? Né minha mãe? É isso aí, ele vai sair né? Eu já tô melhor do resfriado. Já fiz o teste de covid, deu negativo viu gente? Só é só um resfriado mesmo. Já tô bem né linda?

E é isso aí, vamos lá para sala comigo. Vai ficar sozinho? Vai ficar aí! Leva ela largou já também. Ela vai dizer que vai dizer coisa né? Que conversa?

E aí, calma dela! Como tá bonito, bonita né? Olha, aquela é os cabelinhos dela. Bonitinho! É a cama é uma dela.

Ela nem fala né? Olha! Muito lindinha né? É isso mesmo, todas as duas são bonitinhas. Deixa uma do lado da outra. Se ela é linda.

Vai também? Eu posso ir com você? Pai, eu não posso ir, não. Eu não posso ir junto. Ele não pintou não? Cabeça, é limpo por a Vitória. Pensei que eu podia ir junto. Quero fazer. Vamos, é agora. A gente vai é e vai fazer também? Só você? O que né? Gente, vou descobrir agora. Eu vou contar com ele. Vó e o tempo é? Tem né? Olha, olha o pão, o pau aqui toda é. E a lua é Fábio, ele é Salu. E a gente vai falar com quem? Com quem você quiser. Minha mãe é então. Fura pula é porque é burra. Ela é lindo.

Aqui é o Espírito Santo né, ó. Aquie tenho os cupidos, Sally. E a gente fala, fala! Então, não, não. Estou se atualiza. Qual é o brinco? Com você quer passar? Qual é o brinco é ali ó? É esse bloco. É e a gente como é que coça? A mãe do jeito que você quiser. Que essa Itália então? Sei lá, vai. Apesar de já está melhor, não quero ficar muito perto. Porque eu não quero que ela fique resfriada né? Eu vou aqui tá? Já quinta tem uma saúde de ferro. E isso, quinta-feira.

Então, dá boa noite. Respira, respira, respira. Agora, boa noite.

Fonte: Alzheimer – Fran e as bonecas. por Francisquinha Alves – O bom do Alzheimer