Pular para o conteúdo

Alterações da vagina durante a gravidez: o que esperar e como lidar.

  • por
  • posts

Olá meninas, tudo bem? Meu nome é Alinee e eu sou fisioterapeuta pélvica. No vídeo de hoje, vou falar sobre cinco curiosidades sobre a vulva e a vagina durante o período da gravidez. Muitas mulheres percebem que ocorrem algumas mudanças durante a gravidez, mas não sabem o motivo. Por isso, hoje vou falar sobre as cinco mudanças mais interessantes. Vamos lá!

  1. Você pode ter orgasmos mais longos e melhores durante a gravidez. Durante esse período, ocorre uma vasocongestão pélvica, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região e provoca uma hipertrofia da musculatura lisa. Isso pode fazer com que a vulva fique mais inchada, mas é benéfico para os orgasmos, que podem ser mais intensos e prolongados.
  2. A lubrificação aumenta durante a gravidez. Conforme os meses passam, a lubrificação tende a aumentar devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica. No último trimestre, é comum que a mulher apresente super lubrificação. Aproveite essa lubrificação natural!
  3. O escurecimento da região da vulva, ânus, aréola e mamilo é normal durante a gravidez. Isso ocorre devido ao aumento da produção de melanócitos, que são responsáveis pela melanina. Essa pigmentação aumentada é importante, principalmente na aréola e no mamilo, pois torna a região mais resistente durante a amamentação. Inclusive, tomar um pouco de sol nos mamilos pode ajudar a escurecer a região e reduzir o risco de fissuras durante a amamentação.
  4. O cheiro e o gosto da vulva podem mudar durante a gravidez. Isso ocorre devido a algumas alterações de pH na região. O cheiro pode ficar um pouco mais intenso e o gosto pode ficar com um aspecto metálico ou salgado. É normal, não se assuste!
  5. O “lightning crotch”, ou relâmpago na virilha, é uma dor intensa e repentina que algumas mulheres podem sentir durante a gravidez. Isso pode ocorrer devido aos movimentos do bebê, que pode comprimir algumas inervações, ao bebê descendo e pressionando as inervações ou ao estiramento do ligamento redondo do útero. Essa dor é aguda, porém passageira, e geralmente desaparece após a gestação.

Espero que vocês tenham gostado dessas curiosidades! Se vocês já sabiam disso, se alguma coisa foi completamente nova para vocês ou se vocês têm sugestões de vídeo, deixem seus comentários aqui. Estou atenta a todos os comentários e mensagens. Não se esqueçam de deixar seu like, compartilhar o vídeo com suas amigas e seguir no Instagram. Até logo!

Fonte: AS MUDANÇAS DA VAGINA DURANTE A GRAVIDEZ por Aline Pelvica