Pular para o conteúdo

Almofada para cisto pilonidal: guia completo para escolher o melhor modelo.

  • por
  • posts

O Flamengo, hoje eu vou falar para vocês sobre a almofada para quem tem cistopilonidal, para proteger aquela região.

Eu me chamo Marcelo Werneck, sou coloproctologista em Belo Horizonte e São Paulo e meu proctologia centavo. Olá, tudo bem com você? É sua primeira vez aqui no canal? Lembra de se inscrever e, gente, curte o vídeo, clica no joinha, agora não custa nada, você me ajuda a fazer mais vídeos para vocês.

O cisto pilonidal é uma infecção, uma inflamação que acontece naquela região que as pessoas chamam de cofrinho, entre as nádegas, abaixo das costas, acima do ânus. Naquela região, se formam pequenos orifícios que, por dentro da pele, têm uma cavidade que fica cronicamente inflamada e, muitas vezes, infeccionada, produzindo secreção, dor, incômodo. Um quadro que muita gente nunca nem ouviu falar, mas é importante que a gente fale.

O cisto pilonidal é muito mais frequente do que as pessoas acreditam. Às vezes, a pessoa nem tem manifestações, nem sabe que tem, e em uma consulta de rotina por outro motivo, a gente vê aqueles orifícios e passa as orientações de cuidados. E às vezes a pessoa tem muitos sintomas, existem cistos enormes que ocupam uma área grande, fica inflamado, dolorido, infecciona com certa frequência. Às vezes, precisa drenar. Então, existem muitas manifestações diferentes. Independente da manifestação, a pessoa deve cuidar daquela região porque se ela não cuida, existe um risco maior de que isso venha a infeccionar, inflamar e causar sintomas também. Então, uma vez diagnosticado que tem um cisto pilonidal, a gente tem que cuidar daquela região. Já falei para vocês várias vezes aqui no canal os cuidados que devem ser tomados com essa região para quem tem cisto pilonidal.

Um dos cuidados que a gente tem que ter é a remoção dos pelos daquela região. Tem que tirar os pelos tanto da região em volta, mas também uma área um pouquinho maior. Então, eu sempre recomendo retirar 1,5 cm em volta de onde tem aqueles orifícios ou onde tem qualquer manifestação da doença. Se a doença manifesta somente no meio, tira os pelos 5 centímetros em volta daquela região do meio. Mas se existe alguma área de drenagem, tem que tirar também, porque pode ser que entre pelo nela e vai ter a mesma consequência de infecção local. Então, tem que tirar os pelos em toda a região que tem a doença. Fora isso, uma das coisas que a gente precisa evitar é trauma na região para evitar o trauma, a pessoa deve evitar atividades físicas que causem traumatismo na região. Então, muitas vezes, bicicleta, lutas, certos tipos de exercícios na academia. Mas também tem que evitar quando está sentado, se apoiar naquela região.

Uma posição que a gente deve evitar é aquela posição que a pessoa fica deitada sobre a cadeira. Porque quando a gente deita, apoia para trás, está acontecendo, a gente tá jogando peso em cima daquela região. Para solucionar esse problema para as pessoas que ficam muito tempo sentadas, existem as almofadas de proteção do cóccix. Essa almofada aqui é uma delas que a gente nota que tem uma área vazada aqui embaixo. Então, essa almofada deve ser colocada sobre a cadeira com essa parte vazada em direção às costas, ao assento. Porque quando a pessoa se sentar, vai apoiar o peso nessas áreas laterais e da frente, tirando o peso da região do cóccix e dessa região onde tem o cisto pilonidal. Assim, a pessoa pode ficar mais tempo assentada sem se machucar, sem traumatizar aquela região.

Os cistos pilonidais têm muito a ver com trauma. Uma das origens da doença é trauma na região. Além disso, muitas vezes as pessoas que têm esses cistos pilonidais têm uma conformação daquela região que já faz como se fosse um mecanismo de sucção, puxa o pelo para dentro. Então, se a pessoa já tem uma anatomia favorável ao desenvolvimento do cisto, se ela não tomar o devido cuidado com a região, ela pode infeccionar, pode conhecer sais ou pode ter manifestações mais graves, inflamação e infecção direta. Então, esse tipo de almofada pode ajudar.

Esse aqui é só um tipo, existem vários outros também. Vocês vão encontrar por aí, inclusive aquelas almofadas que são muito macias e elas vão achar mais tarde. Então, muitas vezes, elas não vão ter a proteção adequada. Como eu falei, pode ser usada de forma improvisada, pode ajudar, mas o ideal é que a pessoa compre uma almofada adequada.

Então, vamos revisar: o cisto pilonidal tem a ver com trauma, tem a ver com pelo. Pode inflamar, pode causar muitos sintomas, mas quando a gente cuida direitinho, tem uma chance menor de inflamar. O cuidado é a remoção dos pelos, que pode ser por depilação, pode ser por depilação a laser, que é ainda melhor, diminui o risco de inflamar, diminui o risco de voltar depois de uma cirurgia. Pode ser feita a raspagem, apesar de que não é o ideal porque o pelo pode cair ali dentro do cisto. A pessoa, com o tempo, perde a motivação e acaba parando de fazer. Pode-se ter pensado né, tirar os pelos compensa naquela região mais próxima do cisto que está ali. Mas tirar tudo compensa em complicações pessoais. E além disso, a pessoa deve evitar trauma na região. Então, evitar atividades de traumatismo na região, evitar de ficar muito tempo sentado assim, sempre na postura correta e pode usar as almofadas que podem ajudar, tirando o apoio daquela região, melhorando e diminuindo a chance de traumatizar e inflamar a região.

Uma coisa que é muito importante: quem tem cisto pilonidal começar a apresentar dor local, inchaço, vermelhidão e calor, tudo isso naquela região, é sinal de inflamação. Pode estar tendo um abscesso. Nesse caso, tem que procurar atendimento o quanto antes, procurar um pronto-socorro.

Foi isso que a gente tem ajudado que tenha dado para entender como que usa almofada que ela realmente tem alguns benefícios. Se ficar com alguma dúvida, manda nos comentários. E uma sugestão que eu posso fazer um novo vídeo para vocês e explicando mais esse assunto. De agradecer a todos que assistem. Lembra de visitar meu site, lá tem informações sobre tratamento minimamente invasivo para cisto pilonidal, que para muita gente vai ser uma opção muito boa a resolver o problema. Para isso, lembra de se inscrever no canal. Faço um vídeo para vocês logo, logo.

Fonte: Almofada para cisto pilonidal. Quais existem? Como escolher? por Dr. Marcelo Werneck