Pular para o conteúdo

Alívio da dor e prevenção de cirurgias: 3 práticas para hérnia de disco

  • por
  • posts

Três práticas para o alívio da dor na coluna

Nesse vídeo, vou compartilhar com você três práticas para o alívio da dor na coluna. Se você já recebeu um diagnóstico de hérnia de disco, então curte aqui e coloca nos comentários para mim, de 0 a 10, quanto está a sua dor agora, e faça uma avaliação no final também, tá? Verifique se você está inscrito no canal e clique no sininho para ser notificado quando eu publicar próximos vídeos.

Muito bem-vindo! Sou Kelly Lemos, fisioterapeuta especializada em coluna e trabalhei durante 8 anos no pós-operatório de cirurgia de coluna. Se você tem esse diagnóstico e está sofrendo agora com muita dor, eu sei que você já ouviu a pessoa dizer que a cirurgia é a única solução. No entanto, preciso te dizer que mais de noventa e cinco por cento das cirurgias de coluna são desnecessárias. Por isso, eu pedi exoneração do meu cargo público e vim para cá trazer para vocês o conhecimento mais verdadeiro e atual sobre como funciona a nossa coluna.

Eu sei que se você tem muita dor, você quer resolver logo, fazer logo o que eu faço. Mas não é bem assim que funciona. Se você quer ter um alívio a longo prazo, então já já eu vou fazer uma prática com você. Mas antes, eu quero te mostrar o que acontece na sua coluna quando você tem uma hérnia de disco. Nós temos as nossas vértebras empilhadas, como se fossem quadradinhos. Temos o disco vertebral entre elas, que é o amortecedor da nossa coluna. E, na verdade, o que gera a hérnia de disco são hábitos de movimento, é a forma como a gente usa o corpo. Entre as vértebras, nós temos a saída de nervos. E o que as pessoas dizem quando você tem uma hérnia de disco é que o núcleo pulposo, uma região dentro desse disco, extravasa e pinça o nervo, causando dor.

Lógico, né? Você pensa: “Bom, então a gente faz uma cirurgia, remove essa parte e vai ficar tudo bem, o nervo não é mais impactado por essa hérnia e vai resolver”. Certo? Errado. Há estudos científicos que mostram que pessoas com hérnia de disco não necessariamente têm dor na coluna. E o contrário também é verdade. Pessoas com dor na coluna que fazem um exame não têm hérnia de disco. Então, é normal você se confundir.

O que eu preciso dizer para você é que existe, primeiro, algum hábito ou comportamento seu que está gerando essa dor. Você precisa aprender a se autocuidar. E um ponto importante é aprender a usar o seu corpo como um todo. Agora, vamos fazer uma sequência para você flexibilizar a sua coluna, lubrificá-la. Mas saiba que esse é um processo e que existe um processo para você melhorar.

Prática 1: Movimento de flexão

Sente-se de forma confortável, com suas mãos sobre os joelhos. Faça um movimento de olhar para o umbigo, arredondando a sua coluna. Esqueça a ideia de que a coluna precisa estar reta. Precisamos de uma coluna flexível. Se você estiver com dor, faça um movimento pequeno, não alongue demais. Estamos mobilizando as suas vértebras. Arredonde suavemente, devagar, deixando a respiração livre. Depois, cresça a coluna e sinta como ela permite que você dobre e volte. Solte o maxilar e respire livremente. Faça esse movimento com uma pausa, encoste no local que você está e observe como se sente após esse movimento.

Prática 2: Respiração

Quando estamos com dor, uma coisa que fazemos é travar a nossa respiração. A gente acha que se expandir muito, vai doer mais. Mas isso não é verdade. Ao diminuir a quantidade de oxigênio no seu corpo, você está piorando a situação. Anatomicamente falando, o diafragma é um músculo da respiração que tem ligação com as vértebras da coluna lombar. Então, quando você respira mais com o abdômen, você massageia as suas vértebras da lombar, o que também ajuda muito no alívio da dor. Além disso, você leva mais oxigênio para o seu corpo.

Para praticar, feche os seus olhos e coloque as mãos no peito e no abdômen, só para você sentir que pode direcionar a respiração com o abdômen. É muito comum termos uma respiração alta, em que não mobilizamos o diafragma. Então, com a intenção, respire enchendo a barriga e soltando o ar pela boca. Repita esse movimento algumas vezes e depois deixe a sua respiração natural. Observe como você se sente após essa prática.

Prática 3: Movimento de inclinação

Agora, vamos fazer um movimento de inclinar um pouquinho o corpo para a direita e depois um pouquinho para a esquerda. O movimento deve ser suave e devagar, para não gerar mais dor. Estamos mobilizando as costelas. É importante lembrar que a coluna também é afetada pela hérnia de disco. Esse é apenas um exemplo para você ver que usar o corpo como um todo é muito diferente e traz um alívio quase imediato. Faça com suavidade, faça devagar, com a sua respiração livre. Mova o seu corpo ao seu gosto, pelo movimento suave é muito saudável para o seu corpo. Faça uma pausa, respire fundo e observe como você se sente após essa prática.

Agora, eu peço a você para caminhar um pouquinho pelo lugar em que você está. Observe como fica sua coluna, essa sensação de flexibilidade. Antes de pensar em uma cirurgia, venha conhecer mais sobre o meu trabalho em . Eu te ajudo a resgatar a saúde da sua coluna aqui. Nesse vídeo, você encontrará um link para um workshop que eu faço chamado “Liberte Sua Coluna”. Nele, você terá um passo a passo de como se libertar definitivamente da dor em 8 semanas. Segue aí e venha melhorar definitivamente!

Fonte: HÉRNIA DE DISCO – 3 Práticas para aliviar a dor e evitar cirurgias por Kelly Lemos | Dor Crônica