Pular para o conteúdo

Alimentação para tratar o fígado gorduroso: dicas e recomendações.

  • por
  • posts

Como melhorar a gordura no fígado?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a doença hepática gordurosa não alcoólica, também conhecida como esteatose hepática.

Essa doença é muito comum e é a principal causa de doença hepática no mundo ocidental. A esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado que, se não tratada, pode progredir para doença hepática terminal, como a cirrose, e aumentar o risco de complicações, como câncer de fígado e doenças cardiovasculares.

Muitos pacientes com esteatose hepática se perguntam o que devem comer para diminuir o acúmulo de gordura no fígado. A principal medida para prevenir complicações é a perda de peso. Independentemente do tipo de dieta adotada, é importante que seja hipocalórica, ou seja, com redução de calorias para promover a perda de peso.

Portanto, não importa se a dieta restringe calorias de carboidratos ou gordura, o que importa é a restrição calórica para que o paciente consiga emagrecer. Estudos mostram que quando o paciente perde pelo menos 5% do peso, já ocorre melhora na gordura no fígado. Quando perde 7% do peso, melhora o dano celular e a inflamação no fígado. E quando perde mais de 10%, já há início de melhora na fibrose, que é o processo de cicatrização descontrolada do fígado que pode levar à cirrose.

Não existe um padrão alimentar específico para a esteatose hepática. Porém, a dieta mediterrânea tem se mostrado vantajosa na redução de doenças cardiovasculares. Ela se caracteriza pelo baixo consumo de carne vermelha, consumo de grãos integrais, hortaliças, nozes, castanhas, amendoim, consumo moderado de vinho e o uso de azeite de oliva. Quando essa dieta é hipocalórica, ela pode ajudar não só na melhora da esteatose hepática, mas também na prevenção de doenças cardiovasculares.

Existem alguns alimentos que devem ser evitados, como bebidas ricas em açúcar, como refrigerante e sucos. A sacarose, que é o açúcar presente nessas bebidas, está associada ao acúmulo de gordura no fígado. É importante também tomar cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool em quantidade alta pode causar a esteatose hepática alcoólica.

Por outro lado, o consumo regular de café, a partir de 150 ml (três xícaras por dia), parece ser benéfico, tanto para a redução da inflamação e lesão celular quanto para a fibrose no fígado.

Em relação aos suplementos alimentares, não há estudos significativos que comprovem sua eficácia na melhora da esteatose hepática. Alguns suplementos, como o resveratrol, probióticos, prebióticos e ômega-3, têm dados preliminares sugerindo benefícios, mas não o suficiente para justificar seu uso. Se for investir em alguma coisa, é melhor investir em uma dieta hipocalórica, perda de peso e exercícios físicos.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Se tiverem mais perguntas, deixem nos comentários. Até a próxima!

Fonte: Como tratar o FÍGADO GORDUROSO através da alimentação? por Dr. Mateus – Endocrinologista