Pular para o conteúdo

Ajuste quiroprático eficaz para espondilolistese: entenda como funciona

  • por
  • posts

O barulho, minha prima estava sentindo muita dor na coluna cara, e o médico falou que ela estava com escorregamento vertebral, isso é possível?

É sim, Anderson. Quando esse escorregamento é para frente ou para o lado, é chamado de espondilolistese. Eu vou te mostrar como é. Vamos supor aqui, ó: L3 referente a L4. A vértebra de cima é L3, e a vértebra de baixo, que no caso é L4, vem para frente ou para o lado, ficando desalinhada com a vértebra de cima. Isso é espondilolistese.

E existem quatro graus de espondilolistese. Grau 1 é até o escorregamento de 25%, grau 2 é até 50%, grau 3 é até 75% e grau 4 é até 100%. No grau 3 ainda pode haver um tratamento que não cirúrgico que vai resolver, mas a partir do 100% eu aconselho uma intervenção cirúrgica.

Outra coisa também, para se ter certeza de qual foi a vértebra que escorregou, é necessário um exame de imagem, tá ok? Uma outra coisa, estamos fazendo aqui uma demonstração. Se você não é uma profissional da área, não deve fazer de jeito nenhum. Tá bom? Porque em outros casos, existem outros fatores para que você possa fazer esse ajuste.

Então, vamos supor que o escorregamento foi para frente, não foi para o lado. Foi para frente da L4 pra cima, sendo um problema na região lombar. Como devemos começar o procedimento? Você deve desbloquear a região torácica para aí tirar a pressão.

Você aponta os seus dedos para cima, já que a lesão é na parte inferior, apontando os dedos para cima. Começa aqui da torácica superior, da T7, por exemplo, e vai desbloqueando. Tá ok?

E aí, você vai agora fazer o ajuste na região lombo-sacral. O paciente de maneira lateral, ele é um pouco rotacionado para a marca. Você vai dobrar o joelho dele, a perna, o joelho da perna superior relacionada à pélvis. A perna inferior acima da região pobreterepenso aqui do joelho. Ou você suspender o joelho.

E você vai fazer o ajuste da região lombo-sacral. Você coloca a perna dele aqui dobrada, coloca seu joelho em cima do joelho dele, forçando para baixo. A sua mão rotaciona o ombro dele em direção à marca. E você coloca sua mão aqui na região sacral e faz o ajuste. Você empurra sua mão para você, ao mesmo tempo que joga o ombro dele para a maca, empurrando-o para você. E quando você abaixa seu joelho sobre o joelho dele, faz o ajuste.

Como o escorregamento foi para frente, ou fez também o outro lado? Terminando de fazer o outro lado do ajuste, você deve pedir para o paciente ficar em decúbito ventral, e você vai fazer uma massagem em toda a coluna dele, principalmente na região lombar.

Podem ser usadas além da massagem outras terapias, como o infravermelho, a acupuntura, a ventosa terapia, o magnetismo, algo do tipo. E também fazer uma massagem com as mãos.

Então, meu nome é Barulho, sou massoterapeuta naturopática. Se você gostou, deixe o seu like, compartilhe, curta e divulgue para outras pessoas. O vídeo pode ser útil para o seu próximo. Até o próximo vídeo! Tchau!

Fonte: AJUSTE QUIROPRÁTICO PARA ESPONDILOLISTESE por Baruc Quiropraxia