Pular para o conteúdo

Agachamento: Como evitar dores no joelho e praticar com segurança?

  • por
  • posts

Dicas para evitar dor no joelho ao agachar

Bom, hoje nesse vídeo eu vou te dar quatro dicas para você que sofre com dores no joelho ao realizar o agachamento e você não precisa parar de fazer atividades. Você pode agachar sem risco de se lesionar e sem dor no joelho. Então vamos lá que eu vou te mostrar.

Olá, sejam todos muito bem-vindos a mais um vídeo aqui no canal! Eu sou a Isabela Campos, fisioterapeuta, e aqui compartilho dicas de como você pode utilizar o seu corpo e a sua saúde apenas através dos seus movimentos. Afinal, o nosso lema aqui é que movimento é o nosso medicamento. E é tanto nosso medicamento que eu quero mostrar para você que sentir dor ao agachar, que é um movimento funcional, não deve necessariamente te fazer parar de fazer essa atividade. Até porque você agacha para sentar, você agacha para pegar algo no chão, você precisa agachar para sentar no vaso sanitário. Então, não é essa a solução. Você pode continuar fazendo as atividades.

Aqui, eu vou te dar quatro dicas de algumas alterações que você pode fazer no seu treino e diminuir essa sensação de dor, essa sensação de desconforto. É importante que, se você não sente nenhuma melhora, você procure um profissional para avaliar como estão seus movimentos, para te educar e ver o que está acontecendo. Mas não é preciso sair da sua atividade. Só precisa de um reajuste. Então, vamos lá:

Dica 1: Alteração de profundidade

A primeira dica que eu quero te dar é a alteração de profundidade com que você agacha. Ao invés de você querer agachar lá embaixo, como se fosse um cócoras, muitas vezes você precisa reeducar o seu corpo sobre a profundidade. Você não tem mobilidade suficiente para isso. Então, uma dica que eu te dou é você começar a educar o seu corpo, agachando tão efetivo quanto utilizando, por exemplo, uma cadeira, uma caixa, um banquinho onde você pode sentar e levantar. Não senta, tá? Não fica aqui descansando, só toca aqui. Você tem um limite de onde você pode ir, que é maior do que 90 graus. E sobe, desce e sobe. Está indo assim, a profundidade. A chance de você lesionar o seu joelho por estar interferindo ali na sua mobilidade é muito menor.

Dica 2: Redução do valgo do joelho

A segunda dica que eu quero dar para você é novamente reeducar o seu corpo. Se você tem o joelho em valgo, provavelmente uma das causas da sua dor é ao agachar o seu joelho fazer esse movimento em versão, o que vai tensionar os ligamentos e articulações. Então, uma coisa que eu gosto muito de usar para educar é durante o agachamento, usar uma faixa elástica, dessas circulares, onde você pode colocar acima do seu joelho e dessa forma você pode agachar. Inclusive, eu vou deixar o link aqui abaixo para vocês de uma faixa que eu gosto bastante e que é efetiva. Mas ela precisa ter resistência mais durinha. Você vai agachar fazendo força com essa faixa para fora. Isso faz com que você entenda qual é a posição em que o seu joelho deve estar. Você não vai conseguir fazer isso daqui, educando ele como que ele deve estar ativo durante o movimento.

Dica 3: Variação da forma de agachar

A terceira dica que eu dou para você é variar a forma como você faz o agachamento. Não necessariamente você precisa fazer o agachamento tradicional. Você pode, por exemplo, variar não só a distância entre as pernas, o agachamento sumô, onde os pés apontam mais para fora. Você agacha dessa forma e você consegue modificar o estímulo. Também pode fazer o agachamento unilateral, com uma perna na frente e a outra atrás. Você agacha e sobe, focando na mesma musculatura que agente estaria no agachamento tradicional. Possivelmente, sobrecarregando menos o seu joelho. Então, varie os estímulos e as posições em que você adota o seu agachamento, inclusive no seu dia a dia.

Dica 4: Ajuste da carga utilizada

E a quarta e última dica que eu tenho para você é que sinta a carga que você utiliza durante o seu treinamento. Nesse caso, se você utiliza algum peso, se você vai até a academia para fazer o agachamento, pode ser que você esteja carregando uma carga excessiva que o seu corpo não esteja preparado para fazer. E não tem problema nenhum. O nosso corpo vai evoluindo gradativamente, no tempo dele e de forma segura. Então, por exemplo, se você utiliza a barra com as anilhas, que acabam sendo um pouco mais pesado, uma opção é utilizar um kettlebell ou mesmo um haltere menor. Coloque o peso à frente do seu corpo e faça o seu agachamento. Provavelmente, você vai sentir menos dor e diminuir a sobrecarga do seu joelho. Quanto mais fundo você precisa ir, mais mobilidade e preparo do seu corpo também. Então, não tenha medo de diminuir a sua carga, diminuir a sua variação, e continue fazendo sua atividade de forma segura.

Então, é isso! De forma rápida e simples, essas são as quatro dicas que você pode implementar no seu dia a dia e verificar o seu treino. O que você pode modificar para não precisar parar de se movimentar, parar de agachar, mas também ter um movimento funcional que nós fazemos não só durante um treino, mas também no dia a dia. E não quer dizer que essa dor que você está sentindo precisa ser constante. Se continuar sentindo dor e desconforto, procure um profissional para te avaliar e ver o que precisa ser modificado. Tá certo?

Eu espero que você tenha gostado das dicas rápidas. Se você gostou, inclusive, deixe seu like aqui para mim. Compartilhe com os seus amigos e não deixe de se inscrever no canal também, porque toda semana temos muitas dicas novas para você estar sempre em movimento, sempre reeducando os seus movimentos e vivendo muito melhor. Eu fico por aqui e eu te vejo no próximo!

Fonte: Dor no Joelho no agachamento? Dicas para agachar sem dores por Isabella Campos