Pular para o conteúdo

Adenóide no nariz: sintomas, tratamento e informações atualizadas em 2019.

  • por
  • posts

Música: por acaso seu filho roca dorme de boca aberta?

Tem aquela voz como se tivesse uma batata quente na boca, gripa com facilidade, infeccioso na garganta por qualquer coisa. Não pode tomar gelado, não pode sair de casa, não pode tomar um banho de piscina que fica gripado. Muito provavelmente o seu filho sofre então de perto o fia adenóide ano ou aumento das adenóides por assim dizer.

Nesse vídeo vou explicar em detalhes sobre esse problema, quando é que precisa cirurgia e também vamos falar um pouquinho sobre a cirurgia. Talvez já tenha recebido a indicação e esse vídeo vem te tranquilizar.

O que é a adenóide?

A adenóide é uma carnezinha que nasce na parte mais de trás do nariz. Não tem como a gente enxergar ela levantando a pontinha do nariz. Às vezes a mãe ou pai vê um canal cidade, mas essas que nós vemos se chama cornetos. São outros tecidos. A novidade é que todo mundo tem adenóide e ela tem até o formato de esponja. Ela acaba acumulando muita secreção e essa secreção acumulada não consegue sair. A gente pessoalmente lava ela com soro fisiológico, com a seringa, com alguns soros que já vêm prontos naqueles frascos de ato contínuo. Pelo fato de acumular secreção, a adenóide quando está muito grande acaba atrapalhando muito a respiração da criança e isso faz com que a criança não tenha um sono de qualidade. Por não dormir bem, acaba desenvolvendo problemas emocionais, de desempenho na escola, não sente o cheiro normal das coisas também, por não sentir o cheiro. Também acaba diminuindo o apetite e claro, tudo isso vai repercutir numa péssima qualidade de vida. Além do mais, esse tecido tem a capacidade de proporcionar às bactérias um lugar muito bom para elas crescerem. É um lugar quente, protegido, úmido e cheio de secreção. Tudo que as bactérias mais querem para crescer e por isso a criança que tem esse problema acaba gripando com muita facilidade. A secreção às vezes desce tudo de por detrás dos marines e atinge também a garganta, especificamente as amígdalas.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar o problema, é possível fazer um exame complementar, como um raio-x chamado raio-x do carro ou, melhor ainda, uma câmera que se coloca no nariz para vermos como está lá dentro, chamado vídeo nasofibroscopia. Tentamos sempre realizar um tratamento clínico primeiro, com lavagem nasal, aplicação de corticoides nasais e fortalecendo a imunidade dessa criança. Mas às vezes isso não é suficiente. A criança volta a ter recidiva dos sintomas e nessas situações devemos fazer indicação de cirurgia.

Quando a cirurgia é necessária?

A cirurgia é indicada em duas principais situações: quando a criança continua tendo infecções de repetição, mas três infecções por ano ainda é considerado normal; ou quando a criança tem problemas respiratórios durante o sono, como parar de respirar durante o sono, roncar, ranger os dentes e fazer xixi na cama depois dos cinco anos de idade, que não é considerado mais normal. Esses problemas são decorrentes de uma deficiência respiratória e devemos então proceder à realização da cirurgia.

Medos e complicações da cirurgia

Existem vários mitos em relação a esse procedimento e muitas dúvidas e temores, mas eu quero dizer que fique tranquila. Eu vou dedicar um vídeo para falar somente sobre isso. A cirurgia é um procedimento seguro, com baixas complicações. Existem técnicas diferentes e é importante conversar com o médico para entender qual a melhor opção para o seu filho.

Espero que esse texto tenha te esclarecido um pouco sobre a adenóide e a necessidade ou não de cirurgia. Lembre-se de consultar um médico para uma avaliação mais precisa e tirar suas dúvidas.

Fonte: ADENÓIDE NO NARIZ: SINTOMAS E COMO TRATAR (2019) por Dr.José Netto – Otorrino