Pular para o conteúdo

A relação entre intolerância à lactose e perda de peso

  • por
  • posts


Se você descobriu que tem intolerância à lactose e está perdendo peso, o que será que está acontecendo? Você está com medo de ficar doente? Você não tem intolerância à lactose, mas começou a consumir produtos com lactose para emagrecer? Será que faz sentido isso? Fique até o final do vídeo, porque hoje o nosso papo é sério.
Olá! Seja bem-vindo mais uma vez à minha cozinha, esse é um canal dedicado a você que tem intolerância à lactose. Se essa é sua primeira vez aqui no canal, seja muito bem-vindo! Nós temos uma playlist com uma trilha de conhecimento exclusiva para quem está iniciando nessa jornada da intolerância à lactose. Além disso, temos um grupo de WhatsApp. Deixarei o link na descrição para vocês. Então, bora para o nosso vídeo de discussão de hoje!
Hoje vamos falar sobre intolerância à lactose e emagrecimento. Já vou adiantar para vocês: a intolerância à lactose não emagrece. O fato do seu corpo não conseguir digerir o açúcar do leite não vai fazer com que você perca peso. Aliás, nem sempre quem tem intolerância à lactose emagrece. Muitos dizem: “Mas eu emagreci muito depois que descobri que tenho intolerância à lactose”. Será que está acontecendo alguma coisa de errado comigo ou com essa pessoa?
O que acontece, principalmente nessa fase de adaptação, é que muita coisa que antes você comia todo dia, agora você não pode mais comer. Por exemplo, se você comia pão com requeijão e queijo todos os dias, e ainda não encontrou uma substituição que goste o suficiente, acaba comendo menos. Se você está com essa dúvida e está comendo pão seco, e não sabe o que passar no pão, eu tenho um vídeo com 10 dicas de coisas para você passar no seu pão e não passar fome.
A grande questão do emagrecimento é: o que engorda e o que emagrece é a quantidade de calorias que você consome em um dia inteiro. Não faz muita diferença se tem lactose ou se não tem lactose. Claro que os processos metabólicos que envolvem o emagrecimento são mais complexos do que uma simples contagem de calorias, mas para simplificar aqui para vocês: a quantidade de calorias é o que importa.
Vou te dar um exemplo: se todos os dias depois do almoço você costumava comer um chocolate ou um picolé, agora você teve que perder esse hábito por causa da intolerância à lactose. Você pode trocar por uma outra opção, como um chocolate 70% cacau, por exemplo, que não contém lactose. Essa troca de hábito vai ter uma redução de calorias e uma resposta do seu organismo muito mais interessante.
Porém, se produtos “zero lactose” não emagrecem, por que muita gente que está começando uma dieta de emagrecimento acaba tirando a lactose da alimentação? Vou te dar essa resposta. Eu quero que você preste muita atenção no que eu vou te dizer: se você não tem alergia, não tem sensibilidade, não tem intolerância, não tem necessidade de tirar esses alimentos da sua vida. Por favor, socorro! As pessoas confundem muitas coisas e acabam tirando coisas que não precisam da alimentação por um processo de emagrecimento que às vezes nem existia a necessidade.
Mas a minha prima, o cachorro, o papagaio, uma vizinha foram na nutricionista e a nutricionista falou para elas tirarem a lactose da alimentação. Por que a nutricionista fez isso? Então, nutricionista está errada? Está ficando louca? Não, gente! Quando você vai em um profissional, ele te ouve, ouve o que você tem e vai fazer uma conduta de tratamento baseada nas suas necessidades. Existem sim condutas de tratamento orientadas por profissionais nutricionistas que recomendam a exclusão de alimentos com potencial inflamatório e alergênico, que é o caso da lactose, por exemplo, e também do glúten.
Os tratamentos são feitos com objetivos baseados em uma consulta com o paciente, nos sintomas que ele apresenta, e na orientação que o profissional vai passar. E sempre com muita responsabilidade! Não é algo tirado da cabeça, só porque é “zero lactose” que é saudável. Lógico que tem outra questão também, que é a monotonia alimentar. Muitas vezes as pessoas acabam consumindo sempre as mesmas coisas. Isso não é legal! É interessante uma pessoa que tolera o leite, por exemplo, um dia tomar um leite de vaca, outro dia tomar um leite de amêndoas, outro dia de repente um leite de coco, e depois tomar o leite de vaca de novo. Talvez isso seja interessante para o organismo dessa pessoa, mas isso não quer dizer que se você sair por aí comprando alimentos lactose, ou sem glúten, na prateleira do mercado sem nenhum critério, e achar que eles são mais saudáveis, que isso é verdade. Sempre tem muitos produtos “zero lactose” e “sem glúten” que, mesmo sendo isentos desses componentes, ainda são ricos em corantes, conservantes e outros aditivos alimentares. Nada disso contribui para uma alimentação anti-inflamatória e sem alergênicos.
Então, não se iluda com produtos de prateleira que têm essa promessa do “zero lactose” como se fosse algo saudável, só porque é isento de lactose. Isso não é verdade! Ficou claro? Então, intolerantes à lactose não engordam nem emagrecem. O que engorda ou emagrece é a quantidade de calorias e a qualidade da alimentação. Então, vamos prestar mais atenção na qualidade da nossa alimentação e tudo dará certo. Vamos nos alimentar bem e, se esse for o objetivo, você vai emagrecer.
Se você gostou desse vídeo, não esqueça de deixar o seu comentário e voltar para o próximo vídeo. Aqui temos informações e dicas para quem tem intolerância à lactose. Vou ficar te esperando, hein!
Fonte: Intolerância à lactose emagrece? por Nutri Bárbara Lino | Cozinha Bárbara