Pular para o conteúdo

8 maneiras de aliviar a nevralgia do trigêmeo de forma eficaz

  • por
  • posts


Olá! No vídeo de hoje, eu vou te mostrar como melhorar a pior dor que existe: a nevralgia do trigêmeo. Caso você não me conheça, muito prazer, eu sou o Doutor Alexandre Mota, fisioterapeuta osteopata. É ótimo ter você aqui!
Recebemos uma pergunta pelo Instagram de alguém que sofre com dores intensas no lado esquerdo do rosto. Inicialmente, diziam que era por causa do dente do siso, mas após a extração, a dor piorou. O dentista não detectou nada e a dor é tão intensa que o rosto chega a inchar. A pessoa fica de cama por dois dias e já associou o problema ao nervo trigêmeo. No entanto, ainda não teve um diagnóstico definitivo.
Vamos começar do início e entender o que é a nevralgia do trigêmeo. O trigêmeo é um nervo que inerva o rosto, e possui três ramos que fornecem as sensações para o rosto. Essas sensações incluem desde sentir o vento até beijos no rosto. Porém, às vezes, esse nervo inflama e fica irritado, transformando a sensação agradável em uma dor intensa. Essa dor pode ser como um choque ou uma pontada, afetando apenas um lado do rosto ou até mesmo partes específicas dele. Além disso, qualquer estímulo, como um toque, um beijo ou até mesmo o vento, pode desencadear uma crise de dor.
Então, como podemos melhorar essa dor? Os exercícios que mostramos aqui no canal não são para combater a doença em si, mas sim para melhorar o equilíbrio do corpo e, assim, lidar melhor com as dores. Dessa forma, conseguimos aliviar e, às vezes, até mesmo eliminar a dor. Existem muitos exercícios que podemos fazer para tentar melhorar e aliviar essa dor. Vou dividir esses exercícios em três partes.
Na primeira parte, você aprenderá exercícios para fortalecer os músculos da mastigação, que estão diretamente relacionados ao nervo trigêmeo. Na segunda parte, vamos te ensinar como melhorar a região da cervical superior, que também tem relação com esse nervo. E, por fim, na terceira parte, você aprenderá exercícios para melhorar o equilíbrio dos ossos da cabeça.
Na parte 1, você vai procurar por pontos doloridos nos músculos da mastigação. Para isso, você deve apertar os dentes e sentir que músculo está pulsando. Em seguida, você deve pressionar os pontos doloridos de forma suave por 90 segundos ou até a dor desaparecer.
Na parte 2, você fará uma liberação facial desses mesmos músculos. Coloque os dedos abaixo do osso da mandíbula e empurre a pele para cima, deslizando até o topo da cabeça. Você pode fazer isso tanto dos dois lados ao mesmo tempo ou um lado de cada vez.
Por fim, na parte 3, você fará uma massagem na região final do músculo temporal, acima da orelha. Coloque os dedos nessa região e faça movimentos circulares ou para trás e para frente. Faça isso por um minuto em cada lado.
É importante lembrar que esses exercícios visam melhorar o equilíbrio do corpo como um todo, não apenas tratar a doença em si. Se algum exercício te ajudar, não esqueça de compartilhar o vídeo e marcar as pessoas que também sofrem com a dor.
Espero que esses exercícios possam te ajudar a aliviar a nevralgia do trigêmeo. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Não se esqueça de se inscrever no canal, ativar o sininho e marcar todas as notificações para ficar por dentro de novos vídeos. Um grande abraço e até a próxima!
Fonte: COMO ALIVIAR A NEVRALGIA DO TRIGÊMEO – Parte 1 por Dr. Alexandre Mota