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7º Ano MAT Atividade Diagnósica I

Exercícios sobre porcentagem.

Vídeo e fazer a correção da atividade diagnóstica olha lá em uma sala de aula a 30 alunos dos quais quarenta por cento são meninas quantas meninas têm na sala então eu posso fazer um cálculo direto aqui ó quarenta por cento de 30 lembrando que quarenta por cento representa 40 subissem dia multiplicação e que eu tenho 30 posso colocar 30 sobre um posso cortar

Esses dois zeros em cima com esses dois eram as embalagens que a mesma coisa que sempre ficar por certo esta quatro vezes 3 isso é igual a 12 12 meninas de cabelo essa não seria a única opção de uso essa questão não eu posso usar uma regra de três 30 alunos representam um total da sala então eu vou ter que ao número de alunos e porcentagem 30 alunos está para 100

Porcento da turma x alunos representam quarenta por cento e as grandes são diretamente proporcionais então tem filhos para 30 assim como sem está para 40 vou cortar 20 saque aplicar a propriedade fundamental vai ficar 10 vezes x = 30 x 4 10x = 120 o 10 está multiplicando passo para lá dividindo daqui eu concluo que x = é mesmo você não utilize quase não fiz agora

12 o que é bom a pessoa mas eu fiz o outro jeito vamos lá eu sabia que 30 alunos representava 100% então eu pensei quando será 10 por centro a 10 por cento é dez vezes menor que 100 então dez vezes menor que 30 esse presentão eu tô dividindo aqui por dessa e do dividindo aqui por 10 o que eu escolhi fazer isso pudesse porque agora eu consigo pensar em quarenta por

Cento que é quatro vezes maior do que 10 por centro então o número que seja quatro vezes maior que 3 é o 12 quero estar mais uma resposta a a gente tem mais de uma prova mais de uma estratégia solução não se prenda a uma delas tá faça aqui na hora é você sentir mais confortável e mais confiante a calcule a área de um quadrado que possui perímetro igual a 24

Metros então existe um quadrado para calcular a área desse quadrado eu preciso descobrir a medida do lado nós sabemos que as quatro medidas do a medida dos quartos água e o perímetro dele é 24 metros mas a gente olhar para essa figura o nosso modelo matemático o período pode representado pela soma de l mais velho mas era mas ele quer quatro é daqui eu concluo que

É esse daqui é a forma de é perímetro de um quadrado qualquer e essa aqui é o perímetro desse quadrado então eu posso afirmar que 4 = 24 o quadro está multiplicando ele vai passar para lá dividindo então voltei 24 / 4 isso da 66 metros já que as nossas unidades estão em metros a parte disso eu posso calcular a área de um quadrado a área de um quadrado qualquer

É o lado do quadrado nesse caso 6 ao quadrado vai dar 36 e a unidade de comprimento time unidade árvores tem metros quadrados essa observe a figura abaixo e responda a fração do desenho que não está pintado corresponde a que porcentagem e nesse caso que foi bastante facilitado a questão porque o que é o número total de quadrados vocês vão perceber que é sem ó 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 então se eu tenho sem quadrado e querem revendedores na forma de porcentagem é só o contar a quantidade quadrados que eu tenho aqui ó um dois três quatro cinco um dois três quatro cinco aqui eu tenho 25 quadradinhos e o total eu tenho sem tá mas vamos o povo aqui não fosse sem fosse uma outro número qualquer e que não fosse

25 o que que eu faria para resolver essa questão então ele fazer uma simples divisão o resultado aqui é o número de quadradinhos não pintado dividido pelo total nesse caso aqui eu dividi 25 sem da 0,25 a pessoa e se não fosse os valores darei um outro número decimal e para traçar uma número decimal para uma porcentagem basta deslocar a, duas casas para direita

Então passaria a ser 20 assim o certo tá então apesar da questão simples é isso essa ideia essa estratégia minha que serve para qualquer exercício semelhante é esse aí eu vou dividir o número de quadrados não pintados pelo total em portos na forma decimal e transforma em porcentagem é claro que se eu encontrar a fração aqui eu tive um denominador é que não

Seja difícil transformar em sem eu posso fazer isso ao invés de transformar em decimal daqui a pouco a gente vai tomar questão onde eu vou comentar exatamente isso a planificação de uma caixa de 17cm de comprimento 100cm largura 24 de altura é apresentada na figura abaixo qual é o qual a é de papelão necessária para fazer uma caixa com estas dimensões a aqui a

Gente tá falando em quantidade em é diária tá é o que eu preciso perceber aqui é que é essa essa região aqui ó esse retângulo aqui ele é idêntico a esse daqui ó esse retângulo ele tem 17 por 24 e esse aqui ó 24 por 17 então são iguais então se eu chamar esse diário é uma borracha mais que também diária um é a mesma forma esses ele área dois e seria

É dois esse posso chamar diário é 13 área três bom então como que eu vou resolver essa questão primeiramente vou calcular essas áreas então a área um ela vai ser 24 vezes 17 tão lembro que eu rascunho aqui ó 24 17734 da oi da 28 vão 27 x 2 14 com 2 16 um vez 44222 só um boa noite que eu tenho 10 que eu tenho quatro então aqui do 408 cm quadrados a área dois

Seriam 17 x5 a eu para fazer conta com multiplicação consigo eu penso assim 5 eram mesma coisa que desce os dois então multiplicar 17 vezes cinco é a mesma coisa que me ficar 17 vezes 10 e dividido por 2 a pessoa está complicando não ficam buscar 17 por 10 é 170 / 2 80 assim eu consigo fazer mais facilmente isso de cabeça do que por cento a área três vai ser é em

24 que essa medida que os cinco a então de novo eu vou pensar o cinco com o 10 sobre dois eu posso até sempre ficar 24 com dois aqui já achei a resposta mais 24 vezes dessa 240 meta 240 e 120 centímetros quadrados aí você pode falar sem árvores ou então a área dessa figura aqui é a soma de ar é o mais aradois mas a crenças não observe que eu tenho duas vezes ar

É um tão mera total vai ser duas vezes ar é um mais duas vezes área dois mais duas vezes a área três a ok duas vezes a área três então eu tenho duas vezes 408 mais duas vezes 85 mais duas vezes 120 o bem apertadinho além da letra tá horrorosa tá gente desculpe mas vamos lá ai que vai dar 816 e vai dobrar aqui né o 400 o grau 16 aqui vai ficar 170 e que 240 bom

Eu vou ter que tomar esses valores aqui vou fazer um rascunho aqui eu tentar não errar mas as 16 170 240 aqui da zero não tira aí eu já vai levar resposta final 1226 centímetros quadrados a júlia acertou 75 por cento das questões de matemática de um teste mariana acertou quatro 500 quem acertou mais detalhe gente é essas duas provas elas não precisariam ter o mesmo

Número de questões tá então a porcentagem ela ela dá uma grande ajuda nessas comparações então o que que eu vou fazer eu vou transformar 4/500 em porcentagem 14 quinta quer transformar porcentagem uma das ideias seria multiplicar o numerador eo denominador 20 eu vou passar a ter 80 sobre sem e é isso oitenta por cento outra opção eu divido quatro o cinco se fosse 48

E nós que vai dar 08 e aí os loca veículos duas casas para a direita e ache oitenta por cento bom quer dizer que a mariana acertou oitenta por cento da prova e júlia acertou 75 por cento da prova então mariana foi melhor que júlia observe que eu não estou interessado em quantas questões cada uma sentou tá é o melhor quando as questões cada uma cara da prova tinha

Mesmo que elas não sejam com o mesmo nos questões ela acertou 75 s80 tá na promoção de uma loja eletrodomésticos um aparelho de som que estava com essas reais teve um desconto de 12 porcento quanto o cliente decidir comprar a esse equipamento pagar sempre que você ficar na dúvida se desconto aumenta ou diminui o preço é só lembrar na hora que você chega na loja

Você vai pedir um desconto só pedir um reajuste não agiu peça um desconto o quê porque eu quero reduzir o valor então essa redução de duas por cento é que eu vou calcular e realmente então doze por cento de 400 eu tenho 12 sobre sem vezes 400 vou cortar 20 cima com 2 horas em desconto se você já redução do valor então ao invés de pagar 400 eu vou pagar 400 –

48 estudar 352 reais chato apressor eu tinha ouvido uma vez alguém falar sobre fator de desconto bom o fato é de desconto é um valor que eu multiplico 400g acho o valor de 352 direto mas que valor seria isso primeiro eu faço um cálculo mental eu penso seguinte o meu valor inicial o preço inicial lá seria de 100 porcento mas se a a loja me ideia um desconto de doze por

Cento eu não vou pagar mais sempre certo vou pagar cem porcento -12% ou seja vou pagar 88 por cento mas 88 por 188 subissem que é igual a 0,88 esse número aqui ele é o chamado fator de desconto ou seja se eu multiplicar 400 vezes 0818 eu vou a o mesmo 352 bom esse vídeo era rapidinho eu quero agradecer a todos que vocês tenham um excepcional dia muita paz muita saúde tá tchau tchau gente

Transcrito do video
7º Ano MAT Atividade Diagnósica I By Wagner Souza