Pular para o conteúdo

7 sinais de tireoide lenta: conheça os sintomas do hipotireoidismo

  • por
  • posts

7 Sinais Que Indicam Problemas na Tireoide

Olá! Hoje vamos falar sobre 7 sinais que indicam que sua tireoide não está funcionando corretamente. Vou avisar logo de cara que dois desses sinais deixaram muitas mulheres preocupadas. Aliás, acompanhado a queda de cabelo, vou explicar tudo em detalhes. Sou o Dr. Márcio Fernandes, cirurgião geral e cirurgião de cabeça e pescoço. Este canal é dedicado a assuntos relacionados à cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço e outros temas que surgirem.

A tireoide é uma glândula essencial para o funcionamento do nosso corpo. Ela está diretamente relacionada ao metabolismo celular e ao trabalho das células, através dos hormônios tireoidianos. Portanto, ter baixos níveis desses hormônios é incompatível com a vida ou, pelo menos, com uma boa qualidade de vida. A tireoide produz hormônios T3 e T4, que são estimulados a serem secretados pelo hormônio TSH, que vem do cérebro. Se os níveis de T3 e T4 estiverem baixos na periferia do corpo, ocorre um aumento do TSH para estimular a tireoide a produzir mais hormônios. Porém, se a tireoide não está respondendo a esse comando, pode ocorrer o hipotireoidismo.

Bom, agora vamos aos principais sintomas que podem ocorrer no hipotireoidismo:

  1. Fadiga: A fadiga é um dos sintomas mais incomodativos para os pacientes. Com baixos níveis do hormônio tireoidiano, o corpo perde forças e a musculatura fica fadigada. Isso resulta em fraqueza excessiva, sonolência e lentidão nas atividades diárias.
  2. Alterações na pele: Os pacientes relatam que a pele fica mais áspera e menos hidratada. Também ocorre uma mudança na qualidade da pele, que fica mais flácida.
  3. Queda de cabelo: Um sintoma comum em mulheres com hipotireoidismo é a queda de cabelo acentuada. Esse sintoma preocupa bastante as pacientes e está diretamente relacionado à deficiência de hormônios tireoidianos.
  4. Alterações nas unhas: As unhas ficam mais frágeis e quebradiças, com uma qualidade inferior em comparação ao estado anterior.
  5. Depressão: Além dos sintomas físicos, o hipotireoidismo pode causar sintomas emocionais, como a depressão. Pacientes que já tinham um quadro depressivo podem piorar, e até mesmo pacientes que não tinham sintomas depressivos podem desenvolver depressão devido aos vários sintomas e à perda de qualidade de vida.
  6. Alterações menstruais: O hipotireoidismo pode causar irregularidades no fluxo menstrual, tanto com a ausência da menstruação quanto com um fluxo menstrual irregular.
  7. Ganho de peso: A diminuição do metabolismo celular faz com que o corpo tenha uma facilidade maior de ganhar peso e uma dificuldade maior para perder peso, especialmente nas mulheres.

O tratamento para o hipotireoidismo é feito com medicação, que deve ser ingerida pela manhã em jejum. Essa medicação tem uma eficácia muito boa no controle dos sintomas. Vamos falar mais sobre o tratamento em outro vídeo.

Espero que tenham gostado do conteúdo! Se acharam útil, considerem se inscrever em nosso canal e nos seguir nas redes sociais.

Fonte: por