Pular para o conteúdo

7 Passos para Sair da Depressão: Dicas do Dr. Cesar Vasconcellos, Psiquiatra

  • por
  • posts

Olá meus amigos do meu canal do YouTube e também da comunidade, declaramente hoje eu quero trazer um tema para vocês bem prático dentro dessa complexidade que é o estado depressivo. Mas quero falar para vocês sobre os passos para curar um estado depressivo.

Será que pessoas deprimidas podem melhorar sem tomar remédio para depressão? Será que os antidepressivos são medicamentos para tratar quimicamente a depressão e resolvem tudo? A verdade é que as pessoas deprimidas podem melhorar com ou sem os medicamentos antidepressivos. Uma razão básica para o aumento da depressão é a perda da esperança. A perda da esperança está no núcleo da mente deprimida, por isso é que muitos deprimidos tendem a se suicidar, pois sentem que sua situação não tem saída e que a única solução é sair da vida, é morrer. Na verdade, o suicida não quer morrer, ele não sabe como continuar a viver com uma dor que se tornou insuportável.

O que é possível ser feito pelo indivíduo deprimido para que ele saia do estado depressivo? Antes disso, vamos relembrar algumas informações sobre depressão. A depressão pode ser leve, moderada e grave. Depressão não é ansiedade, ansiedade é aflição, inquietude, impaciência, falta de paz interior. Depressão é tristeza, falta de energia, falta de esperança, entre outros sintomas principais. Para a pessoa deprimida entrar no processo de cura, ela vai precisar de mais coisas do que apenas tomar medicamentos antidepressivos. Ela poderá, por exemplo, se necessário, lamentar perdas e envolver-se no processo de luto, chorar, ficar triste, desabafar a dor. Mas depois de viver esse estado de luto psicológico, será importante para prosseguir na recuperação parar de lamentar e começar a olhar para o que funciona bem em sua vida. Isso vai contribuir para o surgimento da esperança, daí ser importante lutar, na mente da pessoa deprimida, lutar para conservar, por exemplo, a gratidão, mesmo quando uma pessoa se deprime diante de uma perda importante para ela, como por exemplo, a morte de um ente querido. Existem boas coisas funcionando na vida dela, assim que possível ao longo do processo do luto psicológico, que pode durar semanas, meses, até um ano, quem sabe até um pouco mais, essa pessoa deprimida precisa cultivar esperança e olhar o que existe de bom à sua volta, valorizar isso em vez de focalizar e se concentrar no que perdeu.

Para outros indivíduos que entraram em uma depressão, eles poderão precisar resolver ressentimentos, por exemplo. Isso significa perdoar pessoas que os feriram, que magoaram, que traíram, que abandonaram. Perdoar também é um processo que pode exigir tempo diferente para cada pessoa. Tudo vai depender do tipo de temperamento daquela pessoa, da qualidade do fato que criou a tristeza, da perda dos recursos que ela tem para lidar com sua dor, do nível de experiência espiritual dessa pessoa, entre outros fatores. E também pode ser preciso perdoar a si mesmo pelos erros cometidos, por ter machucado pessoas. Os perfeccionistas, as pessoas muito rígidas, podem ter mais dificuldade em perdoar a si mesmas, mas podem aprender isso para não continuar em uma estrada de martírio desnecessário.

O outro passo para sair da depressão envolve parar de colocar expectativas altas demais no que os outros podem oferecer de afeto, de atenção, de carinho. Não somos perfeitos e nem somos artistas na forma de seres humanos. Assim, frustramos os outros e também somos frustrados pelas outras pessoas. Mesmo em um relacionamento afetivo que seja bom, o deprimido precisa pensar nisso, não permanecer mantendo expectativas altas de ser amado conforme o seu sonho. O sonho não é o problema, o problema é que nem sempre ele pode ser plenamente realizado nessa vida. Se o deprimido não desidealizar, ao entender e aceitar que, por mais que os outros sejam legais, não o amam como ele gostaria, será mais difícil sair da depressão, mesmo usando medicação.

Também é importante o deprimido lutar contra distorções de pensamento e contra uma possível tendência melancólica que possa ter. Distorção de pensamento tem a ver com uma interpretação errada da realidade. Por exemplo, um conhecido passa por você na rua e não te cumprimenta com entusiasmo como costumava fazer, e logo seu pensamento te diz que ele deve estar com alguma coisa contra você. Se você verificar o que houve naquele dia, você pode descobrir que ele estava com pressa, com dor de dente e estava indo ao dentista quando passou por você e disse um ‘oi’ não muito animado. Mas a sua mente pode ter criado a ideia de que ele tinha alguma coisa contra você. Isso é distorção de pensamento. Pessoas com depressão podem permanecer no estado depressivo ou até piorar porque podem ter algum tipo de distorção de pensamento ainda funcionando na cabeça. Então é preciso corrigir essa distorção, entender que está distorcendo a realidade, está interpretando mal o que as pessoas fazem. Para corrigir isso na sua cabeça, do seu pensamento, existe uma teoria psicológica que diz que a depressão pode começar ou continuar por causa de distorção de pensamento. E isso faz sentido, pois existem deprimidos que demoram mais a melhorar porque mantêm distorções de pensamento fora da realidade, mesmo usando medicação antidepressiva. Esses remédios não mudam a forma da pessoa pensar. É muito importante, no combate ao estado depressivo, entender que talvez o pior não foi perder uma pessoa, seja por divórcio, traição, abandono, morte, mas entender o significado dessa perda para aquele tipo de personalidade que se deprimiu. Então, veja quanta coisa existe para ser feita pela pessoa deprimida para ela melhorar, sem ser apenas tomar medicação.

Um grande abraço, esse vídeo ficará disponível para você durante uma semana, e depois levar para dentro da comunidade. Fique com Deus.

Fonte: PASSOS PARA SAIR DA DEPRESSÃO – Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra por Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra