Pular para o conteúdo

7 Passos para Realizar uma RCP de Qualidade – Aprenda Agora as Melhores Técnicas

  • por
  • posts

Os sete passos para uma RCP de qualidade

Se você ainda tem dúvidas de como realizar uma RCP e além disso, quer aprender a realizar uma RCP de qualidade, pois fica até o final desse vídeo porque no vídeo de hoje você vai aprender os sete passos para uma RCP de qualidade. Aproveita e se inscreva no canal porque toda semana a gente está lançando vídeos novos, um melhor do que o outro, certo? Então, se você está gostando do assunto, nesse vídeo pessoal, para você deixar o seu like, se inscrever no canal, certo? Sem mais conversas, vamos logo ao que interessa!

Eu sou Ivo Sales e seja bem-vindo para mais um vídeo.

Causas da parada cardiorrespiratória (PCR)

O primeiro passo é entendermos o que causa uma parada cardiorrespiratória, pois de nada adianta você tratar uma PCR se você não souber tratar as causas que estão levando àquela PCR. Existem cinco causas principais, conhecidas como “5 a’s” e “5 T’s”.

5 a’s

  • Hipóxia: falta de oxigênio no organismo;
  • Hipovolemia: perda de volume sanguíneo;
  • Hidrogênio (acidose): alterações no pH sanguíneo;
  • Hipo ou hipercalemia: baixa ou alta concentração de potássio no sangue;
  • Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

5 T’s

  • Tamponamento cardíaco: sangue acumulado no pericárdio;
  • Tromboembolismo pulmonar: trombo nas artérias pulmonares;
  • Toxinas: intoxicação por medicamentos ou substâncias;
  • Trombose miocárdica: obstrução das artérias do coração;
  • Tensão sobre o tórax (pneumotórax hipertensivo): pressão excessiva sobre o tórax.

É importante tratar a causa da PCR para que o paciente não retorne à parada cardiorrespiratória.

Identificação de uma parada cardiorrespiratória

Após entendermos as causas da PCR, é preciso identificar quando o paciente está em uma parada cardiorrespiratória. Para isso, é necessário verificar a responsividade do paciente (se ele responde), checar o pulso central e verificar se há respiração. Você deve fazer essas verificações de forma simultânea, tocando no paciente e perguntando se ele consegue ouvir. Se o paciente estiver irresponsivo e não apresentar pulso e respiração, você identificou uma PCR.

Procedimentos para uma RCP de qualidade

Após identificar uma PCR, você precisa pedir ajuda e iniciar as compressões cardíacas. Agora vou te ensinar os sete passos para uma RCP de excelente qualidade:

  1. Compressões sobre uma superfície rígida: faça as compressões em uma superfície rígida, pois isso facilitará a realização das compressões.
  2. Local correto das compressões: as compressões devem ser feitas no terço inferior do esterno, com os dedos acima do apêndice xifóide.
  3. Frequência correta das compressões: a frequência ideal é de 100 a 120 compressões por minuto. Lembre-se de que é 30 compressões para 2 ventilações, em uma velocidade de 100 compressões por minuto.
  4. Permitir o retorno completo do tórax: ao fazer as compressões, permita o retorno completo do tórax para que o coração seja perfundido adequadamente.
  5. Profundidade correta das compressões: a profundidade ideal é de 5 a 6 cm no adulto.
  6. Frequência correta das ventilações: nas ventilações, siga a frequência correta, que varia dependendo do tipo de atendimento (suporte básico ou avançado).
  7. Inscreva-se no canal e deixe seu like: por fim, não se esqueça de se inscrever no canal e deixar o seu like se o vídeo tiver sido útil para você.

Agora você sabe como realizar uma RCP de qualidade, seguindo os sete passos descritos acima. É importante ressaltar a importância de realizar a RCP adequadamente para aumentar as chances de sobrevivência do paciente.

Se você quer saber mais sobre atendimento pré-hospitalar e suporte básico e avançado de vida, confira o curso completo que disponibilizamos, com um link na descrição deste vídeo.

Lembre-se, se você gostou deste vídeo e ele foi útil para você, não deixe de deixar o seu like e se inscrever no canal para receber notificações de novos vídeos.

Aproveite o seu aprendizado e boa prática de RCP!

Fonte: 7 PASSOS para Realizar uma RCP de Qualidade – APRENDA AGORA! por Descomplica Enfermagem