Pular para o conteúdo

6 passos para eliminar a asma e bronquite de forma eficaz

  • por
  • posts

Exercícios Terapêuticos para Problemas Respiratórios

Durante o período de 2002 a 2003, tive um paciente, um homem de 42 anos, que sofria de síndrome do pânico e problemas respiratórios. Ele costumava acordar durante a noite com falta de ar e acendia a luz para se certificar de que ainda estava vivo. Esse pânico e a dificuldade respiratória melhoraram consideravelmente durante o tratamento. Infelizmente, não me lembro exatamente por que ele não continuou o tratamento durante todo o período em que estive com ele, mas sei que houve uma significativa melhora em sua condição.

Em 2003, tratei uma moça que tinha tensões no pescoço. Ela me contou sobre um exercício que fazia em casa para ajudar a alongar o tórax e aliviar a falta de ar causada pela síndrome do pânico. O exercício consistia em deitar de barriga para baixo e apoiar-se sobre o braço, alongando a parte de trás do tórax, ombros e pescoço. Ela afirmou que, ao fazer esse exercício sempre que sentia o pânico se aproximar, conseguiu evitar as crises de pânico.

A partir desses casos, comecei a aplicar exercícios terapêuticos para o alongamento e relaxamento dos músculos que envolvem o tórax. Um exercício simples que pode ser feito é levantar o braço e esticá-lo para cima, sentindo o alongamento na região das costelas logo abaixo da axila. Outro exercício que pode ser realizado é deitar de barriga para cima, dobrar os joelhos e soltar as pernas para os lados, alongando o peitoral, a parte da frente do tórax, e a lateral da coluna. Esses alongamentos devem ser feitos com relaxamento da musculatura, permitindo que as costelas se afastem e o tórax se expanda.

Esses exercícios são especialmente eficazes para problemas respiratórios, como asma e bronquite. Para crianças e adolescentes com asma, a natação é uma prática recomendada, pois a movimentação dos braços durante a natação ajuda a abrir o tórax. Porém, os exercícios terapêuticos que mencionei também são muito eficientes, pois promovem o alongamento dos músculos e o relaxamento da musculatura, abrindo o tórax e descomprimindo os brônquios.

Para compreender melhor essa mecânica, é importante entender que, quando o tórax se abre, o pulmão é puxado para abrir junto com ele. Essa abertura do tórax também descomprime as vértebras, evitando a compressão dos nervos que saem da medula e se relacionam com os pulmões. Dessa forma, é possível tratar problemas respiratórios, como a asma e a bronquite, abrindo o tórax e permitindo que o pulmão e os brônquios se abram.

É importante ressaltar que, quando há uma perfuração no tórax, o pulmão pode sim se colar devido à entrada de ar entre o pulmão e a parede do tórax. Porém, em condições normais, essa região fica mantida pela pleura, uma película líquida que permite o deslizamento entre o tórax e o pulmão.

Se eu tivesse tido esse conhecimento quando era criança, e se minha mãe tivesse acesso a essas informações, eu não teria sofrido tanto com problemas respiratórios. Muitas vezes, esses problemas não podem ser tratados apenas com medicamentos, sendo necessário o cuidado com a postura, alongamentos e cuidados com a coluna para tratar a causa desses problemas.

Fonte: Como eliminar asma e bronquite por VIVA SEM DOR