Pular para o conteúdo

6 meses de gravidez: desenvolvimento fetal nas semanas 22, 23, 24, 25 e 26.

  • por
  • posts

Crescimento do bebê com 22 semanas de gestação

Seis meses de gestação, 22 semanas de um tamanho figurativo de um mamão. Os cílios e as sobrancelhas são fininhas e branquinhas, pois ainda não contém pigmento algum. As pálpebras também se desenvolveram, embora permaneçam fechadas e unidas até provavelmente as 28 semanas. O feto escuta e distingue muito bem os diferentes sons e sabe como flexionar os braços. Se for um menino, é nessa fase que os testículos começam a descer do abdômen para o saco escrotal.

Como a mamãe está?

Os movimentos do bebê estão bem evidentes e a barriga já cresceu o suficiente para que a mamãe se sinta realmente grávida. O enjoo provavelmente terminou e o apetite está de volta.

Crescimento do bebê com 23 semanas de gestação

Um tamanho figurativo de uma berinjela. O bebê tem uma aparência bem parecida com o dia do seu nascimento, porém ainda é bem magrinho. Sua pele está enrugada, mas fique tranquila, pois ela será preenchida com uma camada de gordura. Ele está começando a descobrir o mundo que o cerca, tocando a bolsa de água, brincando com o cordão umbilical, engolindo o líquido amniótico e fazendo xixi. Aliás, você sabia que o líquido amniótico é composto basicamente pelos xixi do bebê? Ele também pode apresentar soluços, o que pode preocupar algumas mães que não sabem o que está acontecendo, mas fique tranquilo, pois é absolutamente normal. Os lábios estão formando, assim como os olhos, mas a íris ainda está sem pigmentação.

Como a gestante está com o crescimento da barriga?

As costas da gestante começam a se curvar um pouco para compensar o peso do abdômen, o que pode provocar um certo incômodo na região lombar. Se a gestante estiver se sentindo cansada, fraca, com falta de ar ou tiver desmaios, pode estar com anemia. Certifique-se de estar incluindo em sua dieta alimentos ricos em ferro.

Crescimento do bebê com 24 semanas de gestação

Um tamanho figurativo de uma espiga de milho. A íris dos olhos do bebê ainda não tem nenhuma pigmentação, mas ela irá aparecer ao longo dos próximos meses. Ele escuta praticamente tudo ao seu redor e consegue diferenciar os sons, inclusive as vozes. Essa é uma fase importante para o papai começar a conversar com ele dentro da barriga da mãe, pois assim ele poderá reconhecer a sua voz no dia do nascimento. As sensações de felicidade, tristeza e bem-estar da mãe também podem ser sentidas pelo bebê. Alguns estudos mostram que a sensação de bem-estar e relaxamento produzido pelo organismo materno durante o ato sexual também é sentida pelo bebê dentro da barriga, fazendo com que ele também fique tranquilo e relaxado.

Como a mamãe está?

O útero da mamãe deve estar medindo cerca de 20 cm. Algumas grávidas começam a perceber o umbigo mais saliente nessa fase, mas isso não deve ser motivo de preocupação, pois ele voltará ao normal logo depois do parto.

Crescimento do bebê com 25 semanas de gestação

O bebê continua crescendo em ritmo acelerado e ficará cada vez com menos espaço dentro da barriga da mamãe. Seus movimentos são mais ativos e ele já é capaz de brincar dentro do útero. O cérebro e o sistema nervoso central continuam em pleno desenvolvimento. As mãozinhas abrem e fecham e ele começa a intercalar períodos de sono com brincadeiras. Os pulmões começam a se preparar para funcionar após o nascimento, mas ainda são extremamente imaturos. Os vasos sanguíneos estão se desenvolvendo nos pulmões e as narinas estão se abrindo, se preparando para a primeira respiração do bebê. Os vasos sanguíneos também estão se desenvolvendo sobre a pele, dando ao bebê uma aparência rosada. Nessa fase, o feto pesa aproximadamente 700 gramas e, se por acaso ele tiver que nascer agora, certamente precisará de cuidados intensivos na UTI, pois seu corpo ainda não está preparado para enfrentar sozinho as mudanças do ambiente fora do útero da mãe.

Como a mamãe está?

Se as estrias ainda não apareceram, elas podem começar a surgir. Não se esqueça de hidratar bem a pele. Os sintomas digestivos, principalmente azia, má digestão e prisão de ventre, são bastante comuns devido ao relaxamento da musculatura e ao aumento uterino. As infecções urinárias também são comuns durante a gravidez, por isso não deixe de ir ao banheiro sempre que sentir necessidade. Um sintoma de infecção urinária é a queimação e dor, além do cheiro desagradável quando você urina. Se tiver esses sintomas, entre em contato com o seu médico imediatamente, pois a infecção urinária pode se tornar grave se não tratada corretamente durante a gravidez.

Crescimento do bebê com 26 semanas de gestação

Um tamanho figurativo de uma abobrinha grande. Os movimentos respiratórios ainda não existem, afinal ele está o tempo todo dentro da água. Seu coração está todo formado e bate bem acelerado, variando entre 120 a 160 batimentos por minuto, o dobro da frequência cardíaca de um adulto. O cérebro do feto reage bem aos estímulos e seus olhos estão começando a abrir. Ele ainda está bem maguinho, mas existe bastante gordura em seu tecido subcutâneo. Nesse estágio, ele deverá estar pesando cerca de 910 gramas. O reflexo de sucção do seu pequeno é tão forte que se a mão dele flutuar perto do rosto, o bebê pode chupar os dedos. Nas ultrasnografias, é muito comum mostrar o bebê nessa fase já sugando os polegares.

Como a mamãe está?

Nessa fase, a barriga da gestante cresce aproximadamente um centímetro por semana. Baixos níveis de açúcar no sangue podem deixar você tonta, instável e cansada. Portanto, faça refeições pequenas e frequentes para se manter equilibrada. Câimbras e dores nas pernas e nas costas podem aparecer devido ao crescimento da barriga, mas daqui a pouco tudo isso acaba. Não falta muito para o seu bebê nascer, semana que vem você entrará no sétimo mês. Parabéns!

Para mais informações, assista ao vídeo abaixo!

Fonte: 6 MESES DE GRAVIDEZ – Semanas 22, 23, 24, 25, 26 por BOA GRAVIDEZ