Pular para o conteúdo

6 exercícios eficazes para melhorar a destreza das mãos

  • por
  • posts

Olá pessoal da Rede Amparo! Meu nome é Jenny e sou terapeuta ocupacional. A região onde moro já possui alguns exercícios para os braços, então vou fazer alguns específicos para as mãos. Primeiro, pensei em exercícios para melhorar os movimentos das mãos, para facilitar na hora de comer e colocar o botão na camisa. Vamos começar com alguns exercícios mais simples.

Vamos tentar usar materiais que vocês tenham em casa. Para começar, utilizaremos feijões ou outros grãos que você tiver. Esse primeiro exercício vai trabalhar mais com a movimentação livre dos dedos e das mãos. Se você tem dificuldade para fazer a pinça e abrir e fechar as mãos, vamos fazer esse tipo de exercício. Pegue um feijão, coloque a mão dentro de uma vasilha e movimente o grão dentro por alguns minutos, como se estivesse lavando um grão de feijão ou qualquer outro grão que você tiver disponível. Isso vai ajudar a melhorar a rigidez das articulações e da musculatura das mãos. Você pode fazer o exercício tanto com a mão direita como com a mão esquerda.

No segundo exercício, utilizaremos uma colher para trabalhar a coordenação motora. Vamos fazer o movimento de levar a colher à boca. Coloque uma colher dentro de um pote com um grãozinho e jogue-o em uma vasilha vazia. Para tornar o exercício mais desafiador, coloque o outro pote em diferentes posições. Quanto mais distante, melhor. Você pode colocar mais para frente, para cima, para a esquerda ou para a direita.

No terceiro exercício, vamos trabalhar a coordenação motora fina das mãos. Pegue uma miçanga por vez e coloque-a em um cordão. Quanto maior o cordão e a miçanga, mais fácil será fazer esse exercício. Para dificultar um pouco mais, você pode usar botões e fazer o mesmo procedimento de colocar um botão por vez no cordão.

Para os exercícios de fortalecimento da pinça, vamos usar prendedores de roupa. Segurando um prendedor com dois dedos apenas, vamos alternar os dedos. Primeiro o indicador, depois o médio, o anelar e por último o mindinho.

No exercício, vamos colocar todos os prendedores dentro de um pote e tirar cada um deles com um dedo diferente, colocando na lateral do pote. Faça isso tanto com a mão direita como com a mão esquerda.

O próximo exercício também será com os prendedores. Se você tiver prendedores coloridos, vai alternar os dedos para cada prendedor e associar a cor do prendedor com a cor de um palito de sorvete. Você pode marcar em cada prendedor um número e no papel, marcar os mesmos números. Alternando os dedos para cada número que pegar, você associa o número do prendedor com o número do papel. Para tornar o exercício mais desafiador, você pode deixar os números do papel desorganizados ou, como outra opção, colocar letras no lugar de números e associar uma letra a um número.

Por último, faremos um exercício muito simples. Você só vai precisar de papel. Rasgue o papel com as mãos, amasse-o e forme uma bolinha utilizando apenas uma das mãos. Faça a bolinha com a mão direita e também com a mão esquerda. Quanto maior o pedaço de papel que você cortar, mais fácil será fazer a bolinha.

Aqui estão alguns exercícios para ajudar nos movimentos das mãos. Espero que vocês tenham gostado!

Até mais!

Fonte: Exercícios para melhorar os movimentos das mãos por NeuroMat